Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Fuja dos perigos capilares

Fuja dos perigos capilares

Alguns hábitos podem prejudicar o comprometer a saúde dos fios

Medicamentos

Atualizado em 16 Mar 12

2 min de leitura

Toda mulher gosta de ter um cabelo bonito e sedoso. Mas muitas cometem, mesmo sem saber, alguns erros clássicos que acabam comprometendo todo o visual e até prejudicando a saúde do couro cabeludo, como a exposição excessiva ao sol, o uso incorreto de prendedores e uma dieta pobre em nutrientes. Adotar tarefas simples no cotidiano ajuda a afastar os perigos e a evitar danos desnecessários às madeixas.

A exposição ao sol e à água salgada do mar são os principais agressores dos fios. Eles deixam os cabelos ressecados, desidratados, opacos e queimados. Por isso, no verão, tenha cuidado redobrado. Invista em protetor solar para os cabelos, chapéu e boné. Tudo o que protege o cabelo é bastante válido nessa hora. Não se esqueça também de lavar os fios com água doce fria sempre que sair do mar. Por outro lado, o ar condicionado em excesso também deixa os fios ressecados, provoca o efeito ?frizz? e desidrata o cabelo, já que diminui a umidade do ar.

Outra forma de danificar os cabelos é mantê-los presos por muito tempo. Ao adotar esse tipo de penteado, alguns prendedores, principalmente os de silicone, podem quebrar os fios e, a longo prazo, provocar queda. Fique atenta também ao deixar o fio muito repuxado o que provoca dores no couro cabeludo e enfraquece o cabelo. Já se houver necessidade de usar gel, spray, mousse ou pomada diariamente, opte pelo produto sem álcool que não destroem os poros dos fios. Além disso, não se esqueça de sempre retirar o produto do cabelo antes de dormir.

Um dos hábitos mais comuns adotados tanto por mulheres como pelos homens é o uso de bonés e o costume de dormir com o cabelo molhado. Os dois casos em excesso também podem prejudicar o couro cabeludo, causar dermatite e provocar queda capilar. E se você costuma passar a mão no cabelo muitas vezes ao dia, está levando a gordura da mão para os fios e estimulando a proliferação de sebo.

Durante o banho, o ideal é esfregar apenas o couro cabeludo e não as pontas, evitando assim que os fios se quebrem. Com relação ao condicionador, ele deve ser aplicado apenas nas pontas e não na raiz, um local que já é hidratado naturalmente, evitando o aumento da quantidade de resíduos no couro cabeludo. O mesmo vale para o leave-in, que também não deve ser usado em exagero. Vale lembrar que até mesmo a água do chuveiro numa temperatura muito quente retira a proteção natural dos fios, resseca o cabelo e contribui para o aumento da caspa. Com os cabelos molhados, devemos usar um pente médio ou largo para desembaraçá-los e não uma escova, sob o risco de agredirmos ainda mais os fios.

 A alimentação também tem influência na saúde capilar. Fazer dieta sem controle e pobre em nutrientes e vitaminas diminui a reserva de ferro no organismo e pode prejudicar a saúde dos fios. Por isso, é importante a ingestão diária de alguns alimentos como couve, manga cenoura e leite.

Essas dicas são realmente preciosas e deixarão seus cabelos muito mais bonitos e saudáveis!