Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Instrumentos médicos: o que são?

Instrumentos médicos: o que são?

Conheça os mais usados e que podem ajudar a salvar vidas

Hospitalar

Atualizado em 27 Jul 20

2 min de leitura

Gente, os instrumentos médicos e hospitalares são os materiais usados pelos profissionais da saúde em hospitais, clínicas e prontos-socorros, viu? Eles ajudam a descobrir doenças, realizar atendimentos, ajudar no tratamento do paciente e salvar vidas! Quer saber mais sobre esses itens? Vem comigo que eu te conto!


Instrumentos pra cirurgias


Olha, os instrumentos médicos são essenciais pras cirurgias. Tudo o que vai ser usado numa operação é separado e deve ser esterilizado antes e depois! Entre eles, estão:


Bisturi: ele ajuda a cortar e separar os tecidos dos corpo. O bisturi é um tipo de lâmina de alta precisão usado pra vários tipos de cirurgia, como as que vão tratar de um problema na pele, no coração ou cesáreas.


Escavador: o escavador serve pra cortar os tecidos mais moles da pele, como tendões e ligamentos. Ele é usado também em cirurgias de consultórios dentistas pra ajudar na retirada das camadas internas do dente com cárie!


Tesouras:  As tesouras cirúrgicas de ponta curvas fazem cortes nos tecidos da pele e, as retas, são usadas pra cortar os fios dos pontos que vão fechar cortes.


Pinça: Outro tipo de instrumento pra operações é a pinça. Ela parece uma tesoura, com vários tamanhos e formatos de ponta pra facilitar na hora de dar os pontos pra fechar o local da cirurgia.


Porta agulha: O porta agulha também é importante pros médicos conseguirem realizar uma cirurgia. Ele lembra uma tesoura, mas serve pra segurar a agulha que vai com o fio que costura os pontos de um corte na pele.

A pinça reta é feita pra segurar os fios dos pontos cirúrgicos pra fechar cortes


Exames e emergências


Gente, têm ainda outros instrumentos que ajudam a descobrir doenças ou evitar que elas fiquem mais graves.


Espéculo:espéculo é um deles. Com esse instrumento, o médico consegue fazer exames pra olhar de perto detalhes dentro de cavidades do corpo, como ouvido, nariz e o canal vaginal.


Martelo de reflexo: Já com o martelo de reflexo, o médico consegue pressionar os músculos do paciente pra ver se ele tá com problemas neurológicos. É com ele que o médico dá aquela famosa martelada no joelho, sabe? É um jeito simples de testar os reflexos.


Ambu: Agora, o ambu é um instrumento médico que não pode faltar na ambulância, durante o transporte do paciente em situação de emergência. Ele é um respirador manual, que ajuda a levar ar pro pulmão no caso de uma parada cardiorrespiratória!


Cânula: Ah, e a cânula também ajuda na respiração de pacientes desacordados. Ela é um tubo de plástico, borracha ou metal que é colocado na boca, chegando até a garganta pra evitar que a língua feche a passagem de ar. Esse instrumento ajuda a salvar muitas vidas!


Se você tá precisando de instrumento médico e hospitalar, como o martelo reflexo e o ambu, aqui no Magazine Luiza você encontra!


Saiba mais:


Quer dicas pra cuidar de equipamentos médicos? Dá uma olhadinha aqui nessa matéria que eu te explicou tudo!


No app Mestre da Cirurgia dá pra conhecer e simular o uso de 18 instrumentos cirúrgicos. Tá disponível aqui aqui.