Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Limpando o forno de bancada

Limpando o forno de bancada

Dicas práticas pra acertar na limpeza e manter o forno como novo por mais tempo

Adega

Atualizado em 9 Out 18

3 min de leitura

Gente, o forno elétrico de bancada é tão prático que dá vontade de usar todo dia, né? Agora, pro seu aparelho durar bastante e te ajudar a preparar refeições incríveis, é preciso fazer a limpeza dele do jeito certo. O bom é que isso é bem fácil de fazer e fica ainda mais simples com algumas dicas que eu separei pra você. Vem ver!


Cuidados antes da limpeza


O primeiro passo antes da limpeza é desligar ele da tomada, tá? Segurança em primeiro lugar!


Outro detalhe importante é garantir que o forno elétrico de bancada tá frio antes de começar a limpar ele, tá? É que o choque térmico de produtos e água no forno quente pode descascar a pintura e até trincar ou embaçar o vidro e deixar o inox manchado!


Com o forno frio e desligado, comece tirando as grelhas dele, Mas isso se elas forem do tipo removível. Além disso, alguns fornos têm uma bandeja na parte de baixo, onde caem migalhas e restos de comida pra que não sujem a bancada. É só puxar ela pra frente que a bandejinha sai pra você lavar. Bem fácil, né?


Como limpar o forno

Depois de tirar todas essas partes, comece limpando o forno por dentro com uma esponjinha de limpeza macia pra não riscar. 


Se ele tiver só um pouco sujo, produtos multiuso desengordurantes ajudam, tá? Agora, se alguns pedaços de comida ou manchas nas laterais tão presos, a dica é usar algumas gotinhas de detergente neutro na esponja pra tirar o excesso.


Se mesmo assim a sujeira não sair, tem produtos específicos pra limpar forno que eliminam sujeiras bem difíceis sem arrancar a pintura. Legal, né?

Se a sujeira grudou, os limpadores pra forno te ajudam a tirar sem complicação


Depois, passe um pano de limpeza úmido com água pra tirar o produto e finalize com um pano seco! 


No vidro, use a mesma técnica. Mas olha só: sempre limpe com o lado macio da esponja pra ele não riscar, viu? Se o seu forno de bancada tem vidros duplos e um vidro interno removível, tire o interno e lave ele com bastante água e detergente neutro. Vai ficar brilhando!

Alguns fornos têm um vidro interno que pode ser removido

Agora, se mesmo depois de limpar o forno por dentro você ainda sentir um cheirinho ruim que ficou, calma que tem jeito! É só passar um pano umedecido com vinagre branco e algumas gotinhas de limão espremido que o cheiro vai embora. E não se preocupe com o vinagre. Quando seu forno secar, o cheiro vai embora!


Pra limpar o acabamento do forno do lado de fora e tirar a sujeira pesada é só usar um desengordurante multiuso nos botões e na lateral dos modelos esmaltados. Só que, se o acabamento for em aço inox ou aço escovado, muito cuidado! O inox é bem delicado e pode manchar dependendo do produto usado, tá?


Nesse caso, prefira usar álcool, vinagre branco e um pano macio umedecido com água e algumas gotinhas de detergente pra limpar as sujeiras mais difíceis. Se ele continuar com manchas, use um produto próprio pra limpar inox.

Produtos próprios pra inox deixam seu forno brilhando e sem manchas


Agora, pra limpar os acessórios, use sempre detergente neutro ou sabão em pasta. Eles são dois aliados que tiram a gordura e limpam sem deixar cheiro e sem estragar as grades e assadeiras.


Por último, é só secar tudo, encaixar de volta no forno e ligar ele pra usar outra vez. 


Cuidados extras

Eu tenho algumas dicas extras garantem que seu forno elétrico de bancada e todas as partes dele durem por mais tempo. Olha só:


- Nunca use produtos com ácido, amoníaco ou outros tipos corrosivos. Eles são tóxicos e podem estragar a pintura e os acabamentos do seu forno!

Pra limpar painéis touch e botões, prefira os detergentes neutros, limpadores multiuso com ou sem álcool. É que outros produtos podem ser fortes demais e acabam apagando as letras com instruções do painel.

- Nunca jogue água no seu forno! Ela pode estragar as partes elétricas e prejudicar painéis, tá? Use só pano úmido.

- Faça limpezas diárias pra evitar que seu forno acumule muita sujeira e fique com áreas amareladas ou manchadas por causa da gordura, viu?

- Tire um dia no mês pra fazer uma faxina geral nele e deixar todos os acessórios em dia!


Agora, quer aproveitar que seu forno tá limpinho e preparar uma receita nova nele? Clica aqui que eu separei umas sugestões bem legais pra você testar aí em casa.


E lembre que aqui no Magazine Luiza tem os melhores fornos elétricos de bancada.