Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Microfone: Cuidados com o som!

Microfone: Cuidados com o som!

O microfone é show: saiba como usar esse acessório!

Equipamentos de Áudio

Atualizado em 7 Ago 18

4 min de leitura

                

Vai cantar, falar algo pra uma plateia ou gravar vídeos? Então, provavelmente você vai precisar de um microfone! E o bom é que, como tem modelos diferentes, sempre tem um que é o tipo certinho que você precisa. Agora, se quer uma ajudinha pro som da sua apresentação ficar incrível, vem comigo que eu tenho algumas dicas bem legais!


O microfone pra cada ambiente

Na hora de escolher seu microfone, é importante ter uma ideia de como é o espaço em que ele vai ser usado. Por isso preparei uma listinha pra você ter o microfone certo em cada situação. Olha só:

Microfone com fio x sem fio: o microfone com fio é ideal pra quando você não vai se movimentar muito, tá? Ou seja, pode ser uma boa pra dar palestras ou cantar em karaokês, que não costumam ter palcos grandes.

Agora, se você vai andar num espaço maior ou vai dançar e precisa de bastante liberdade de movimento, daí é melhor usar um microfone sem fio.

Também é legal ter um pedestal pra encaixar seu microfone, viu? Daí você fica com as mãos livres pra usar gestos ou tocar um instrumento, por exemplo.

                

O pedestal articulado te ajuda a ter mãos livres enquanto fala no microfone

Microfone de mesa: vai apresentar alguma coisa que precisa de várias pessoas numa mesa, como um debate? O microfone de mesa é ideal pra essas situações. Ele é bem discreto e dá pra colocar um pra cada pessoa, daí ninguém precisa ficar passando o microfone.

Microfone auricular e de cabeça: pra apresentações em que você canta, dança ou toca algum instrumento, o microfone de cabeça ou o auricular são ótimas escolhas! Eles são ideais pra shows de mágica ou musicais de teatro, por exemplo, porque são bem discretos!

O microfone auricular fica preso na sua orelha e tem um cabinho que faz o fone em que você fala chegar até sua boca. Já o microfone de cabeça fica preso na sua testa, escondidinho perto do cabelo. Legal, né?

Microfone lapela: se você assiste a telejornais, vai perceber que tem um microfone preso na gola ou em algum outro lugar da roupa dos apresentadores. É o microfone de lapela, bem legal pra captar a voz sem muita interferência e de um jeito bem claro em vídeo! E fica discretinho, viu?

                 

O microfone de lapela fica preso na roupa e é bem pequenininho


Cuidados antes de usar

Depois de escolher o microfone certo é hora de se preparar pra usar ele, né? E olha, tem algumas dicas que são simples, mas fazem toda a diferença! Olha só:

- Se você tá usando um microfone de lapela, teste o som pra garantir que ele não tá raspando na roupa enquanto você fala e se mexe, criando um chiado.

- Se a escolha for pelo microfone com ou sem fio num pedestal, é importante que ele fique na altura do seu peito ou do queixo, sempre na direção da sua boca, tá? Nem tão perto, pra não dar microfonia, nem muito longe.

- Cuidado ao caminhar com o microfone num ambiente. Ele pode dar microfonia ou eco, além de ficar com volume alto demais ou muito baixo, em alguns lugares. A dica é fazer testes antes da apresentação, combinado?

- Outra coisa que dá microfonia é passar em frente às caixas de som! Então, se programe, ensaie e teste os equipamentos antes de qualquer apresentação, pra fazer o melhor uso deles e do espaço, tá?


Agora, se o seu microfone for de mesa, ele é muito sensível aos sons que tão na sua frente. Então, pra não ter problemas, siga estas regrinhas:

- Se for espirrar, falar ou cochichar com alguém perto, desligue o microfone, tá?

- E nunca cubra o microfone com a mão ou faça gestos barulhentos, como amassar papel na frente dele, assoprar ou bater palmas.

- Ah, evite segurar esse microfone enquanto fala e nem chegue muito perto dele. Isso pode causar microfonia ou chiado.


Como resolver problemas de ambiente

Além de usar o microfone ideal e usar ele direitinho, conhecer o espaço em que você vai se apresentar ajuda bastante a fazer tudo dar certo, viu? 

Por exemplo, quanto mais vazio o lugar for, mais chances de ter eco. Isso aumenta as chances de chiado e microfonia, por exemplo. E pra evitar esses probleminhas, usar tapetes, mantas, cortinas e almofadas ajuda bastante! É que todos eles vão preencher o lugar e te ajudar a ter um som mais limpo.

Uma dica: depois de preparar a sala, faça um teste sem microfone, só com a sua voz. Isso mostra se ainda tem eco no espaço e em que pontos ele é maior. Isso ajuda você a encontrar a melhor posição pra sua apresentação!

Outra coisa que legal é usar um filtro de reflexo, que também é conhecido como filtro antirruído. É um acessório que cria uma cerca ao redor do microfone e barra sons ao redor. Legal, né?

                

O filtro antirruído cerca o microfone e impede a interferência de barulhos ao redor

Mas se você não tiver o filtro de reflexo, não embrulhe o microfone com alguma coisa pra diminuir essa interferência, viu? Aliás, isso pode prejudicar ainda mais a qualidade do som!


Quer saber mais sobre diferentes tipos de microfone? Dá uma olhada nessa matéria aqui!

Tá procurando um microfone incrível pra suas apresentações? Aqui no Magazine Luiza tem vários modelos!