Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Móveis acerte na escolha

Móveis acerte na escolha

Aprenda a projetar seu lar e acertar na hora da compra dos móveis

Brinquedos Clássicos

Atualizado em 1 Out 9

3 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

A escolha certa dos móveis é fundamental para garantir a beleza e a funcionalidade do seu lar. As dimensões precisam ser definidas de acordo com o ambiente e os espaços necessários para a circulação de pessoas. Pensando nisso, procuramos a projetista Ana Rita Araújo que vai dar dicas para deixar sua residência ainda mais sofisticada e versátil.

Lu: Quais são os critérios que devem ser levados em consideração na hora de escolher os móveis?

Ana Rita Araújo: Deve-se levar em consideração a funcionalidade, as medidas do móvel em relação às medidas do ambiente, o estilo de cada proprietário e o conforto do móvel agregado à qualidade e beleza.

Lu: Quais são os erros mais comuns na compra desses artigos?

Ana Rita Araújo: Achar que o móvel cabe no espaço sem ter medido o local previamente, comprar porque achou simplesmente bonito ou por modismo.

Lu: Como calcular se o móvel escolhido cabe no meu espaço?

Ana Rita Araújo: Ter sempre as medidas do ambiente em mãos para comparar com as medidas de largura x profundidade do móvel e assim calcular se o espaço é suficiente.

Lu: Qual é o espaço ideal entre os móveis para garantir espaço e conforto?

Ana Rita Araújo: O espaço ideal é onde os móveis estão bem distribuídos no ambiente, de fácil acesso para o manuseio e sem dificuldades para caminhar entre eles.

Lu: Como devo disponibilizá-los nos cômodos (sala, quarto e cozinha) para proporcionar a beleza e funcionalidade do ambiente?

Ana Rita Araújo: Para a cozinha ficar funcional, a distância entre os eletros e a pia deve ser a menor possível de forma a  facilitar a utilização dos mesmos e levando em conta a circulação no ambiente. Escolher itens como gavetões aramados para panelas, armários de portas articuladas, gavetas, toalheiros e também o suporte para micro-ondas fazem parte dos itens mais necessários. Além disso, ter uma mesa no tamanho ideal e na posição correta para não atrapalhar a abertura e passagem de quem mais utiliza o espaço. Para cada quarto, deve-se conferir a necessidade de cada morador, para escolher as melhores opções internas de armários e assim compor a quantidade necessária e fazer a distribuição de forma harmoniosa e aconchegante. Os sofás devem ser disponibilizados no ambiente de forma que não estejam muito próximos um do outro. Mesas laterais e centrais devem ter medidas adequadas ao ambiente e as estantes devem possuir o tamanho correto para comportar o tipo de televisor e equipamentos eletrônicos existentes no cômodo.

Lu: Quais as dicas para eu medir corretamente os móveis e ambientes?

Ana Rita Araújo: Primeiro desenhe em uma folha o formato do ambiente a ser medido. Localize as portas e janelas do ambiente e marque itens importantes como torneira, registro de água, ponto de gás, tomadas e interruptores para que estes não sejam esquecidos atrás de algum móvel. Depois, coloque as medidas das paredes, incluindo a distância e a altura de cada item marcado na planta. Para a cozinha, as medidas podem ser feitas na parede. Para os dormitórios com o mesmo formato da cozinha as medidas são tiradas no piso, ou seja, a área livre sem rodapés.

Lu: Quais são os cuidados para compor um ambiente harmonioso?

Ana Rita Araújo: Escolher cores agradáveis para as paredes, definir cor e um estilo harmônico para o mobiliário de acordo com o gosto de cada proprietário e buscar a melhor medida e posição dos móveis dentro do ambiente.

Lu: Quais são os maiores erros cometidos na hora de compor o ambiente?

Ana Rita Araújo: Comprar as peças sem conferir medidas (móveis grandes para ambientes pequenos), comprar apenas pela beleza ou modismo, esquecer da funcionalidade da peça, não prestar atenção no material confeccionado e se a cor do produto vai combinar dentro do contexto já existente na casa.

Lu: Quais são as tendências para compor um ambiente atual?

Ana Rita Araújo: Precisamos ter comprometimento com a vida e com a preservação do meio-ambiente. A grande sacada atual está em saber dosar as matérias primas ecologicamente corretas, misturando materiais reciclados, cores, formas e volumes, juntando tudo isso com bom gosto e criatividade, transformando o ambiente em lugar para entrar, estar, permanecer e sentir-se bem.