Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

O que é oxímetro?

Vem ver pra que serve e como usar esse aparelho

Hospitalar

Atualizado em 8 Mar 21

3 min de leitura


Gente, o oxímetro é um aparelho portátil ótimo pra ver se tá tudo bem com o nível de oxigênio no sangue e com os batimentos do coração, viu? E dá pra encontrar modelos pra colocar na ponta do dedo e outros que medem pelo pulso. Quer saber mais sobre eles? Vem comigo que eu te conto!


Tipos de oxímetro


Olha, o oxímetro costuma ser pequeno e compacto com cerca de 60mm, milímetros, de comprimento e 40mm de largura, tá? Além disso, a maioria pesa só 60g, gramas. Bem levinho!


O legal é que os aparelhos modernos são digitais com visor eletrônico pros números. Na hora de usar, é só apertar um botão pra ligar ou desligar.


Eu fiz essa explicação pra te ajudar a entender a diferença entre os tipos de oxímetros. Olha só:


Oxímetro de dedo: pra quem busca praticidade


O oxímetro de dedo lembra um prendedor de roupas, sabe? Esse tipo é muito prático e, pra usar, é só apertar a base dele e pôr o dedo indicador na abertura.


Um detalhe é que dá pra fazer a medição com esse modelo também colocando ele no lóbulo da orelha!

 

O oxímetro de dedo costuma funcionar com pilhas


Oxímetro de pulso: medição fora de casa


Mas se tiver que monitorar o oxigênio no corpo o tempo todo, por exemplo no trabalho, passeio ou academia, a dica é investir num oxímetro de pulso. Dá pra encontrar em formatos de relógio e que até mostram as horas. Uau!


Além disso, como esses tipos prendem melhor, são os indicados pra medir o oxigênio durante o sono. Nesse caso, só precisa ficar de olho se o modelo é adequado pra que você não se machuque, combinado?

 

Esse oxímetro de pulso pode ainda programar lembretes


Oxímetro infantil: seguro e confortável


Já o oxímetro infantil, é feito pras crianças conseguirem usar de um jeito confortável. Esse tipo tira as medidas de dedinhos pequenos, a partir de 7mm de largura, e é fabricado com materiais seguros pra elas. Mas é bom evitar colocar em recém-nascidos, já que as mãozinhas são bastante frágeis, tá?

 

Esse oxímetro infantil acompanha capinha de silicone e estojo


Como o oxímetro funciona


Pra medir o nível do oxigênio e até a frequência cardíaca, o oxímetro joga uns feixes de luz que atravessam o sangue do dedo, do pulso ou do lóbulo da orelha. Daí, vai indicar um número na telinha do aparelho em forma de porcentagem.


Mas vale dizer que algumas leituras desses oxímetros portáteis podem mostrar uma variação de 2 por cento pra cima ou pra baixo, viu? Por isso, é sempre bom consultar o médico!


Usando o oxímetro


Na hora de usar o oxímetro de dedo, você deve ficar em repouso e sentar num lugar confortável. Além disso, tem que deixar a mão abaixo da linha do coração, pro aparelho funcionar direitinho.


Caso a primeira medição mostre um valor menor que 90 por cento, relaxe, aguarde cinco minutinhos e faça a avaliação novamente. Se continuar com saturação baixa, o indicado é procurar ajuda médica.


Ah, e o uso de esmaltes, unhas postiças e a baixa temperatura das mãos podem atrapalhar um pouco a leitura, tá?


Aqui no Magazine Luiza tem o oxímetro que você precisa. Vem ver!


Saiba mais:


Pra anotar as medições do oxímetro, lembrar de consultas, exames e a hora de tomar os remédios, o app Saúde em Dia é ideal. Tá disponível pra Android.


Tem diabetes e precisa manter ela controlada? Na matéria Conheça as tiras pra medir glicose eu te conto como usar esses acessórios.