O sofá a estrela da sala
Vejas as dicas para não errar na escolha do sofá
A atração de uma sala é o sofá. O ponto central que vai definir a linha de decoração e também o coração da sala de estar. É nele que a família vai conversar, descansar e até mesmo se refugiar ao final do dia.
Para escolher o sofá ideal para sua sala é importante identificar o seu estilo de vida, se costuma receber muitas visitas em casa, se a família é grande, se há animais de estimação e se gosta de deixá-los no sofá.
É importante definir também, o quanto você pretende gastar na compra do sofá e considerar o espaço disponível da sua sala para acomodá-lo, além de analisar sobre as possível poltronas adicionais que você ainda pode colocar.
Num sofá, é o enchimento que vai definir o formato e a sua durabilidade. É legal escolher um modelo que apresente um tecido o mais natural e arejado possível. As penas são uma boa opção para evitar alergias e ácaros. As espumas de grande densidade são confortáveis, duráveis e faz o sofá ser financeiramente mais acessível.
Já como revestimento do sofá, a pele tem mais longevidade e durabilidade e quanto mais densa melhor. É ótima para evitar alergias, é mais fácil de limpar e mais durável. A camurça tem boa durabilidade, mas se manchar é muito mais difícil de limpar que a pele normal.
Os sofás de tecido precisam de uma capa protetora para durar mais e manter a sua beleza, já que podem ser lavadas quando estiverem sujas. Se o tecido já estiver desgastado, ele pode ser forrado com um novo e com estofadores.
A parte mais divertida é escolher as cores e texturas. Para quem não quer arriscar, a opção são os sofás mais conservadores, que não se apegam as tendências da moda. Tons neutros são mais práticos e permitem uma combinação mais fluida com as cores das paredes e o resto da decoração. Podem, inclusive, ser incrementados com mantas e almofadas coloridas.
O sofá nas cores vermelha, verde ou azul fazem um belo conjunto na decoração, já que combinam com quase tudo. Já com as padronagens é importante ter cuidado com a simetria dos padrões, se horizontal ou vertical e se ?brigam? com a decoração, dando excesso de informações. Mas os estampados são excelentes para disfarçar nódoas e para quem tem crianças em casa.
Todos os tecidos têm suas vantagens e desvantagens. O algodão e o linho são ótimos, mas ficam presos a tudo, puxam fios e são mais fáceis de rasgar. Os sintéticos e microfibras são mais resistentes. As fibras naturais e sintéticas podem ter uma aparência de envelhecidas rapidamente. A lã e a pele são fortes e mais caras. A seda é lindíssima, porém frágil.
Quando for comprar o seu sofá, teste-o, senta-se nele durante um tempo para saber o nível de conforto que ele apresenta. Verifique a parte de trás do sofá, para confirmar se há boas costuras e se é tão bem feito quanto na parte da frente. E também verifique se as almofadas são soltas ou presas ao sofá e se possuem capas reversíveis para lavagem.