Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Onde pode usar Silicone no carro?

Onde pode usar Silicone no carro?

Ele é ótimo pra pneus e para-choques!

Limpeza

Atualizado em 30 Mar 21

3 min de leitura

Gente, o silicone automotivo é um produto que você pode passar em algumas partes do carro pra deixar ele mais limpo e brilhante, tá? Só que, pra funcionar bem, é preciso aplicar só nos lugares ideais. Quer saber quais são essas regiões do veículo? Então vem comigo que eu te conto!


Pneu e para-choque brilham com o silicone


Olha, um lugar seguro pra aplicar o silicone são os pneus do automóvel! Só que é melhor lavar acessório antes de usar o produto. É só investir num sabão neutro, água e uma escova com cerdas nesse momento.


E como as borrachas deles costumam ser bem resistentes, esfregue com força se estiverem muito sujas.


Os silicones são úteis também pra para-choques. Isso quando eles não são feitos de plástico, tá?


Ah, e você pode usar em qualquer outro lugar do carro que é de borracha. É possível passar nas canaletas dos vidros, no contorno do câmbio, ou seja, onde faz a troca das marchas, e nas borrachinhas das portas. Arrasou!


 
Essa versão em gel vem com fragrância


Uma alternativa pro restante da parte externa do carro


Olha, usar o silicone nos lugares de plástico do exterior dos automóveis não é uma boa ideia, tá? Isso porque o material fica meio manchado de branco depois de algum tempo ou até mesmo no dia seguinte.


É que na maioria das vezes não é feita a limpeza direitinho e a sujeira acumula embaixo do silicone, sabe?


E isso faz com que o plástico resseque, além de dar um visual engordurado.


Uma ótima alternativa nesse caso na finalização da limpeza é usar a cera automotiva, viu? Ela não provoca esses efeitos e ainda conta com proteção contra os raios ultravioleta, ou UV. Perfeita pros automóveis que precisam ficar um tempão estacionados debaixo do sol forte. Arrasou!


 
Essa cera é feita com carnaúba e deixa a pintura do veículo brilhante


Por que não usar silicone no interior do carro?


É que o silicone é um material que não dissolve na água e por isso é misturado na maioria das vezes com alguns tipos de solventes, que podem reagir com o pigmento dos plásticos. O que causa manchas nas peças e tecidos, além de deixar as superfícies meio meladas.


Isso vale também pros painéis, tá? Eles têm mais chance de acumular poeira e sujeira e embaçar bastante o para-brisa.


Daí quem tá dirigindo acaba ficando com dificuldade de ver, principalmente nos dias de neblina e chuva.


Outro ponto que ajuda a embaçar os vidros é que o uso do silicone no painel causa muito brilho. E esse reflexo que aparece também atrapalha a visão da pessoa.


Então nesse lugar o melhor é investir numa limpeza com um pano de microfibra úmido com água mesmo, combinado? Se precisar de mais produtos, pode usar escova, sabão neutro, esponja macia e um aspirador de pó.


Eles costumam vir em embalagens bem fáceis de utilizar!


Procurando itens de limpeza automotiva? Aqui no Magazine Luiza tem! Vem ver!


Saiba mais:


Além do automóvel, tem também uma moto e quer entender melhor sobre as peças e quando precisam ser trocadas? Então dá uma olhadinha na matéria Kit relação pra moto: o que é?.


E se quiser balancear ou alinhar os pneus do carro, é só contratar o serviço dos nossos parceiros em Serviços Automotivos.


Não é só o veículo que tem que tá perfeito na hora de dirigir, né? O app Drive Awake te acorda quando você pega no sono enquanto pilota e te leva pro café mais perto. Tá disponível em iOS.