Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Os games e suas diferenças

Os games e suas diferenças

Veja as diferenças culturais que os games apresentam do mundo ocidental e oriental!

PS3 / Playstation 3

Atualizado em 16 Mai 23

2 min de leitura

Gente, as diferenças culturais entre ocidente e oriente são imensas, né? Você que é do mundo dos games sabe muito bem disso! Marcadas por experiências da antiguidade, os povos criaram conceitos, formas e visões opostas sobre diversos aspectos cotidianos, hábitos e filosofias.

 

No mundo dos games essa diferença também é demonstrada, indo muito além das legendas. Guerreiros, ninjas, seres extraterrenos com poderes especiais e mensagens de honra e amizade são características comuns no oriente. Heróis, pessoas normais que adquirem poderes, crimes cotidianos entre outros, desenham os personagens ocidentais.

 

O mercado hoje se preocupa em acentuar essas diferenças locais, pra agradar aos jogadores que buscam essa identidade. Características dos personagens, trilha sonora, roupas, forma de falar, também são alguns dos principais dados pra diferenciá-los.

 

O Japão é o principal fabricante de games e criador de grandes sucessos mundiais, mas muitos de seus produtos são feitos pra atingir o mercado externo, com a cara de outros povos.

 

Os animes e RPG são grandes sucessos no mundo todo, mas é uma febre na Ásia. Já os FPS, super-heróis e personagens de produções cinematográficas, até conseguem se aproximar do mundo oriental, mas são estrelas no ocidental. Desta forma, pra atingir ambos os mercados, os games precisam se atualizar a eles, com algumas sutilezas nas mudanças, mais de acordo com a cultura do local.

 

Muitos não usam somente essas sutilezas de forma, mas também de conteúdo, enredo, cenários e temáticas. Como exemplo, o game japonês Kamen, que tem um herói ninja que se transformou num guerreiro com corpo de coelho na América, completamente diferente do traço original.

Muita gente é fã dos animes

 

O famoso Dragon Ball, anime cheio de menções da cultura oriental, se transformou no Dragon Power nos EUAs, sem boa parte da trama original, com nomes trocados e o personagem Goku com outro corpo, agora com rosto de macaco. O game Ratchel & Clank ganhou uma leve mudança nas sobrancelhas, pra torná-las mais expressivas e se assemelhar aos mangás. Já o Nier, antes exclusivo pra o Japão, ganhou espaço no ocidente alterando as características da personalidade do personagem principal, que ficou menos forte e lento.

 

Se você gosta de explorar jogos da cultura ocidental e oriental, ou ainda acrescentar na sua diversão mais acessórios e equipamentos pra seu jogo, você pode encontrá-los aqui! É só pegar no controle e ter nas mãos o melhor de dois continentes!