Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Paris: a cidade que ilumina

Paris: a cidade que ilumina

Veja as vantagens de conhecer a capital francesa

Vestuário Esportivo

Atualizado em 25 Fev 13

2 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

Não existe lugar no mundo semelhante à Paris. É a história, a arquitetura, o charme, o clima, a lenda e, com certeza, as luzes que fazem da capital francesa um ícone mundial. Há tanto a fazer e conhecer que o maior risco que você pode correr é de não ter tempo suficiente para visitar tudo que a Cidade Luz tem para mostrar.

Você precisa entender que Paris por si só se basta. Supondo que você tivesse apenas duas ou três dias de passagem pela cidade, a visita rápida já valeria a pena e você nem precisaria sair correndo para ir a museus e outros pontos turísticos. Se o tempo é curto, ande pela cidade, só isso.

Claro que uma simples caminhada vai servir para despertar o desejo louco de fazer uma visita mais longa. E aí quando esse tempo vier, esteja preparado para uma jornada ao que há de melhor em termos culturais no mundo. Como dissemos, há muito que fazer. Vamos dar uma pincelada na cidade:

Para passear, é impossível ignorar os Museus. Claro que o rei dos reis é Louvre, onde estão algumas das obras mais famosas do mundo. Aliás, onde está o sorriso mais famoso das artes, o da Monalisa. Mas nem só de Louvre vive Paris. Tem ainda o Le Petit Palais: lá fica o museu da Escola de Belas Artes de Paris que possui um acervo de mais de 1300 obras. Artistas como Delacroix, Ingres, Géricault, Carpeaux encontraram ali seu lar definitivo. Há também um charmoso café onde também pode ser admirar os jardins do Palácio.

Quem gosta de história, vai querer ir ao Museu Carnavalet. Paris abriga parte da história do mundo e é nesse museu que ela é contada. As mais de 100 salas do edifício do século 17 e com características renascentistas, abriga tanto a exposição permanente cheia de objetos arqueológicos, móveis, fotografias, de personagens ilustres da história francesa, além de ser uma pequena amostra da vida privada parisiense do passado. É claro que um gigante espaço é dedicado para mostrar com detalhes o que foi a Revolução Francesa. Tudo isso é exposto em meio a belos jardins internos.

Para começar a agitar um pouco vá a La Bellevilloise. Desde 2005, essa antiga cooperativa de trabalhadores renasceu para se tornar um dos locais mais interessantes para ser visitados em Paris. São espetáculos de jazz, rock e folk, bares, exposições convivem em perfeita harmonia e encantam seus frequentadores, sendo perto de estações de metrô ele é de facílimo acesso.

Mas para agitar de verdade o caminho é outro. No Rosa Bonheur você vai encontrar o happy hour mais disputado da cidade. No final da tarde uma multidão está ali pronta para ir noite adentro se divertindo. É aqui também onde está o lugar mais interessante para dançar - ao ar livre mesmo -, a Guinguette. Com a presença de um DJ você pode ouvir os mais diferentes estilos como rock e música eletrônica.

Mas é claro que se você está em Paris talvez queira fazer algo mais típico. Nesse caso o 104 Centquatre reproduz os antigos bailes populares que voltam à programação. O lugar remete a uma época antiga com seus lampiões e guirlandas. O que se houve ali são as valsas, além de tango. Não se surpreenda se tocar forró também.