Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

PCs: 32 ou 64 bits?

Sabe qual é a diferença? Será que eles influenciam no desempenho? Tire suas dúvidas.

Computador e All in One

Atualizado em 29 Set 15

2 min de leitura

pc-32-ou-64-bits

Se você está pensando em comprar um computador novinho, é importante pesquisar e conhecer um pouco melhor sobre os modelos, não é mesmo?! Mas tem um item que você você ficar em dúvida, que é o bit. Você sabe o que é? Deixa eu te contar, então!

                  

O que é bit?
Bit é a unidade mínima de informação para
computadores e tem a ver tanto com o processador quanto com o sistema operacional da máquina. Não entendeu?! Olha só:

Por exemplo, um computador de 32 bits processa dados e informações em até 32 bits de sequência. Já o de 64 bits dobra seu desempenho ao processar os mesmos dados e informações. Enquanto que o de 32 bits faz duas ou mais viagens para completar um processo, o de 64 faz apenas uma viagem. Agora ficou mais simples, não acha?! 

Para que o sistema operacional tenha um ótimo desempenho, você não deve pensar somente no processador com alta capacidade, mas também nos bits. Os de 64 suportam uma quantidade a mais de memória RAM (aquela que ajuda ao seu computador rodar mais rápido diversos programas) do que os de 32 bits, chegando a reconhecer até 192 GB, que é bastante coisa, né?!

Qual o bit ideal para mim?
Um computador de 32 bits serve é ideal para atividades mais simples, como navegar na internet, editar documentos, entre outras coisas que não exijam muito do processador, sabe?! Eles cumprem bem o seu papel em execuções fáceis.

Agora, se você usa softwares pesados como editores de imagens e vídeo, games com gráficos mais complexos e ainda realiza várias tarefas ao mesmo tempo, o 64 bits pode te ajudar bastante, viu?!

Será que minha impressora ou webcam são compatíveis? E como ficam os programas que tenho?
Gente, os dispositivos externos devem ser compatíveis com o sistema operacional para que funcionem perfeitamente. Se, por exemplo, você quer instalar uma impressora de 64 bits em um sistema de 32 bits, você vai ter um pouquinho de dor de cabeça, já que são incompatíveis. O mesmo vale para uma webcam de 32 bits em um sistema operacional de 64 bits. Então, fique de olho nessas informações, na hora de instalar os dispositivos, tá?!  

No caso de programas, tenho uma dica bem legal. Você pode usar programas com na versão32 bits nos computadores de 64 bits sem problemas, desde que não tenha drivers incorporados, ou seja, pequenos arquivos que ajudam no funcionamento daquele programa, criados especificamente para versões de um ou outro tipo de barramento.

PC?s com processadores de 64 bits aceitam bem softwares e sistemas operacionais com 32 bits, mas não com tanta versatilidade. Mas, se o programa ou sistema operacional tiverem a versão compatível, não deixe de instalá-la, pois assim sua máquina terá mais velocidade e desempenho.

Ah, os  processadores de 32 bits não suportam programas, aplicativos, sistema operacional e drivers com 64 bits. Isso pode gerar  um mau funcionamento do seu PC. Então, fique de olho. 

Agora que você está sabendo mais sobre os bits, que tal escolher seu novo PC, hein?!