Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Peças pra PC: Conheça melhor cada peça

Peças pra PC: Conheça melhor cada peça

Eu fiz uma lista pra você conhecer melhor alguns dos principais acessórios de informática!

Periféricos e Acessórios

Atualizado em 28 Fev 19

4 min de leitura

                 

Sabia que alguns acessórios de informática são fundamentais pro seu PC funcionar? Tem peça tão importante que o ideal é saber direitinho pra que ela serve na sua máquina antes de encomendar! Quer saber mais sobre elas pra acertar na escolha sempre? Vem comigo!


Placa-Mãe

Olha, a placa-mãe funciona como uma central no computador, viu? Peças como placa de vídeo, placa de som, processador, memória RAM e outras ficam conectadas nela. A placa-mãe ainda manda eletricidade pra acessórios como mouse e teclado. Ou seja, sem ela, nada funciona!


Placa de Vídeo

A placa de vídeo é a peça que faz aparecer as imagens dos programas no monitor. Alguns modelos simples que são ótimos pro dia a dia já costumam vir no seu computador, mas também dá pra comprar uma separada mais potente. Essas são chamadas de placa de vídeo dedicada e vêm com memória interna pra rodar imagens bem pesadas sem nenhuma travadinha. Ideal pra quem é gamer!


Placa de Som

Já a placa de som faz seu computador reproduzir áudio de programas, jogos, vídeos e outros arquivos. E um detalhe legal é que essa placa já vem, em muitos computadores, dentro da placa-mãe. Muito prático!


Caixa de som pra PC

Se a placa de vídeo faz as imagens aparecerem no monitor, a placa de som precisa de um acessório também. Sabe qual é? A caixa de som pra PC! Ela fica conectada no seu computador pra tocar o áudios e, dependendo do modelo que você escolher, tem como controlar o volume nela. E algumas são bem potentes, viu?


Processador

Outra peça importante do computador é o processador. Ele funciona como um cérebro, viu? Todos os comandos passam por ele, de uma simples mexidinha no mouse até a instalação de um programa.

Processadores têm núcleos, que são como pequenos cérebros individuais. Quanto mais núcleos um processador tem, mais tarefas diferentes ele pode fazer ao mesmo tempo. E a velocidade dela é medida em megahertz, ou MHz. Daí, quanto maior é o número em megahertz, mais operações por segundo ele pode fazer!


Memória RAM

A memória RAM é a peça de computador que ajuda o processador a abrir mais rapido programas e arquivos, viu? Cada vez que você abre algo no PC ou notebook, essa memória grava a informação. Aí ao tentar abrir de novo, a memória lembra e acelera pra que isso seja feito bem rápido. Aí sim!


Cooler PC

Todas as tarefas que o computador faz deixam ele mais quente, sabia? E quando o calor aumenta muito, ele pode desligar por superaquecimento. Pra evitar isso, tem uma peça chamada cooler PC, que é um ventilador que ajuda a resfriar o gabinete, aquela caixa onde ficam todas as outras peças.


Gabinete PC

Falando em gabinete, essa peça tem duas versões. Uma delas é o gabinete PC, que tem o tamanho ideal pra computadores usados no dia a dia, pra navegar na web ou trabalhar. Essa peça é como uma capa que protege as outras de poeira e batidas, por exemplo!


Gabinete Gamer

Outra versão é o gabinete gamer, pra quem gosta muito de jogar. Esse gabinete é chamado assim porque tem um tamanho maior e um visual bem diferente. Mas a função é a mesma do Gabinete PC, e ele pode ter luzes de LED, parede transparente ou cores que combinam com o seu estilo de jogador.


Cabos e Adaptadores

Às vezes você precisa conectar alguns aparelhos no computador, como o celular pra carregar ou espelhar a tela dele na TV. E pra fazer isso, tem que usar um cabo USB no primeiro caso e um cabo HDMI no segundo. E, além desses, tem vários outros tipos de cabos e adaptadores que são úteis no dia a dia. Olha só alguns deles:

- VGA: modelo de cabo pra ligar o computador em monitores ou TVs mais antigos.
- Adaptador P2: pra ouvir música nos iPhones mais novos, só que usando fones de ouvido com a ponta P2.
- Adaptador USB-C: transforma um cabo micro USB, dos aparelhos antigos, no modelo mais novo e que tá vindo nos celulares modernos.


Webcam

Muita gente usa o celular pra fazer chamadas em vídeo, mas dá pra fazer isso por qualquer computador que tenha uma webcam! Com esse acessório de informática e um programinha como o Skype, por exemplo, você consegue se comunicar melhor com outra pessoa em qualquer lugar do mundo. Prático, né?


Fonte pra PC

E como faz pra mandar energia pra todos esses acessórios de informática? Pra isso tem a fonte pra PC! O cabo da tomada fica conectado nela e a partir daí a fonte distribui a energia pras outras partes do computador. E ela manda a quantidade certinha de eletricidade pra não queimar nenhuma peça!


Fonte Gamer pra Computador

A fonte gamer pra computador é mais potente que a fonte pra PC comum porque esse tipo de computador precisa de peças que aguentam a velocidade que os games exigem. E essa potência toda exige bastante energia. senão pode acontecer uma sobrecarga e o computador desligar.

E se isso acontecer, pode até queimar uma peça importante, como o processador, HD, memória ou placa-mãe. Melhor ter cuidado, né?


Ah, aqui vai uma dica: na hora de escolher uma fonte nova, dá uma olhadinha na capacidade dela. Mas isso eu te ensino aqui, tá?

Os melhores acessórios de informática tão aqui no Magazine Luiza pra você escolher! Vem conferir!