Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Primeiro ano do bebê!

Primeiro ano do bebê!

Conheça os brinquedos ideais pro desenvolvimento das crianças nessa fase

Brinquedos por Idade

Atualizado em 17 Set 19

3 min de leitura

Gente, o primeiro aninho do bebê é a fase de maior desenvolvimento dele, viu? Então é importante dar brinquedos que estimulem os cinco sentidos e também ajudem na fala e crescimento dos dentinhos. Quer conhecer mais? Vem comigo, que eu te mostro!


Os primeiros 3 meses

O recém-nascido ainda não enxerga direito. Então ter móbiles coloridos e que projetam os olhos dele da luz no teto pode ajudar ele a reconhecer cores e formas. Também é importante quando esse brinquedo tem música relaxante ou um barulhinho suave no chocalho pra criança se virar na direção do som.


A partir do segundo mês já dá pra colocar o pequeno numa cadeirinha de descanso e de atividades, tá? Além de ser muito confortável e ter opções com móbiles bem coloridos pra estimular a curiosidade, alguns modelos vêm com pezinhos estilo cadeira de balanço pra ninar.


Já aos 3 meses, é legal incluir os ginásios e tapetes de atividades, que também são muito coloridos, têm texturas diferentes em cada parte pro pequeno desenvolver o tato e podem vir até com arcos e móbiles coloridos pra bater pés e mãos e melhorar a coordenação motora. Muito bom, hein?

Ginásio de atividades musical com arco trabalha os cinco sentidos


4 a 7 meses

Depois dos 4 meses a criança aprende a sentar, firmar a cabeça e já começa a soltar os primeiros sons. Daí, é hora de dar pra ela um jumper, pra ficar sentadinha e gastar energia, preparando as pernas pra engatinhar. Ah, e esse brinquedo é importante pra coordenação motora e também tem móbiles coloridos na bandeja com texturas variadas, com bichinhos que emitem sons e botões que cantam musiquinhas.


Agora, a próxima fase é quando seu filho já engatinha e tá se firmando pra começar a andar. Por isso, dar um andador pra ele ajuda muito, viu? Além de aumentar a confiança pro bebê ficar de pé, ele é ótimo pro pequeno se movimentar com segurança pela casa.


E além de aprender a andar, a criança também começa a dar sinal de que os dentinhos vão sair. Por isso, pra aliviar a coceira e a dor e estimular o tato, dê um mordedor pra ela! Tem tipos muito legais de borracha ou silicone com diferentes texturas e que são muito macios!

Mordedor com água dentro pra massagear a gengiva


8 a 12 meses

Essa é a fase de grandes mudanças, viu? Tem muitos brinquedos legais pra dar de presente pras crianças que começam a andar, pra quando nascem os dentinhos e até pra quando elas já tão ensaiando as primeiras palavras!


Agora, se o bebê já fica de pé, é hora de dar uma totoca pra ele. Esse carrinho sem pedal é perfeito pra ensinar a andar e mexer os pés, sabia? Pois é! Além disso, alguns vêm com porta objetos no assento, pra encaixar bloquinhos que ajudam na inteligência dos pequenos. Incrível, né?


E como as crianças já ensaiam sons que depois viram palavras, também é importante dar bichinhos de pelúcia e bonecos que falam, cantam musiquinhas e ensinam na socialização.


E não dá pra deixar de fora brinquedos educativos como os primeiros bloquinhos de encaixar ou montar com muitas cores. Uma outra dica é dar instrumentos musicais como tambores e baterias pros pequenos baterem, entenderem o som e desenvolverem o gosto pela música.

Piano com tambor: ensina sons e fala pros pequenos


E aí, quer saber mais? Então olha só estas dicas que eu separei aqui, pra você escolher os brinquedos mais seguros pro seu bebê!


Procurando brinquedos até 1 ano? Passa aqui no Magazine Luiza e vem conferir diversas opções!