Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Qual tipo de game você gosta?

Qual tipo de game você gosta?

Conheça aqui também games incríveis de vários gênero!

Jogos por Gêneros

Atualizado em 23 Abr 18

5 min de leitura

Gente, tem vários gêneros de jogos no mundo dos videogames, como ação, tiro, aventura, corrida, simulação e muito mais. Tudo o que você tem que fazer é escolher os seus favoritos! Pra isso, eu fiz uma listinha com os principais deles pra te mostrar. Dá só uma olhada!


Ação: os jogos de ação vão te fazer participar de missões e aventuras em mundos com muitos desafios. Esse tipo de game precisa que você tome decisões bem rápidas pra ganhar dos inimigos!

Alguns games de ação são mais focados em resolver quebra-cabeças, enquanto que em outros é preciso fazer muitos pontos derrotando bandidos, por exemplo.

Nesse gênero, dá pra encontrar games como God of War, Grand Theft Auto 5, The Witcher III, Uncharted 4 e Shadow of the Colossus!

Wander vai derrotar gigantes em Shadow of the Colossus


Tiro: esse g?nero também é conhecido como FPS, tá? Nos jogos de tiro, você precisa acertar seus inimigos! Os games podem ser de tiro em primeira ou terceira pessoa.

Funciona assim: em primeira pessoa, a sua visão é como se tivesse dentro do jogo, sabe? Já em terceira pessoa a câmera fica atrás do personagem! Em alguns games, dá até pra escolher entre essas opções.

Entre os principais games de tiro tão Doom 3, Half-Life, Call of Duty, Far Cry e Crossfire.


Aventura: os games de aventura permitem passear bastante pelo cenário, coletar itens e ainda passar por missões e desafios pra avançar de fase! Achou parecido com os jogos de ação? Nem tanto. E eu te explico o porquê!

Nos jogos de aventura, o personagem muitas vezes vão fazer pontos levando em conta habilidades que vai aprendendo ou melhorando. Por isso, alguns são mais em sobreviver!

Gostou? Aposte em aventuras como The Walking Dead, The Among of Us, Tomb Raider e Devil May Cry!

Devil May Cry conta com um herói, o caçador de demônios Nero


Estratégia: os jogos de estratégia são ótimos pra que adora colocar a criatividade em prática, viu? Os mais conhecidos são aqueles em que você funda uma cidade e cuida dela no dia a dia!

Dá até pra comandar um parque de diversões ou uma rede de estradas de um país. Demais!

Nesse gênero, você encontra games como Company of Heroes, Into the Breach, Stellaris, Total War e Age of Empires.


Simulação: os jogos de simulação tentam imitar o dia das pessoas! Você pode ter a sua família no game, dirigir ônibus ou criar um e até criar um animal de estimação. Bem divertido!

Neste tipo de jogo, é importante viver a rotina de alguém ou de um grupo, ficando de olho na alimentação ou em metas do trabalho. Legal, né?

Os jogos mais conhecidos de simulação são The Sims, Sim City, Euro Truck Simulator, Cities Skylines, Farming Simulator e The Climb.

Crie os seus personagens e viva uma vida virtual em The Sims


Infantil: os jogos infantis, como o nome diz, são pras crianças. Eles contam com temas que mexem com a criatividade e são divertidos de jogar e acompanhar!

A vantagem desse tipo de game é que os pais não precisam se preocupar com temas como violência e nudez. Mas é sempre importante tá perto das crianças nas partidas pra que não passem muito tempo em frente do videogame!

Minecraft, Tricky Towers e Lego Marvel Super Heroes tão entre os principais jogos infantis.

Luta: os jogos de luta costumam ser disputados por dois jogadores, mas também tem a opção de combater contra a máquina.

Esse tipo de game faz sucesso no mundo dos eSports, que são os esportes eletrônicos. Dá pra fazer torneios em casa ou virtualmente, juntando amigos e desconhecidos em partidas que podem durar horas. Adorei!

Dragon Ball Fighter Z, Street Fighter, Injustice, UFC 3 e Mortal Kombat 11 tão entre os principais games de luta!

O ninja das trevas Scorpion é um dos famosos personagens de Mortal Kombat 11


Plataforma: já nos jogos de plataforma o jogador precisa correr e pular entre plataformas e obstáculos ao mesmo tempo que enfrenta os inimigos que aparecem e coleta objetos que dão força e bônus. É bem divertido!    


Esse gênero apareceu em 1980, quando a tecnologia não era tão moderna como a de hoje. Por isso, muitos games começaram numa tela única, sem mudança no cenário. Só que atualmente isso é bem diferente e tem até jogo em três dimensões! Uau!


Você encontra jogos de plataforma como Rayman Legends, Kirby Star Allies, Rumbow e New Super Mario Bros.


RPG: os jogos de RPG são de Role Playing Game, ou seja, em que os jogadores interpretam seus personagens e criam histórias com eles. As versões pra computador ou videogame são parecidas, mas acontecem só na tela!


Esses games são conhecidos por serem bem longos, sabia? As partidas podem durar dias, semanas ou meses, dependendo do ritmo do jogador. E as histórias são bem envolventes!


Nesse gênero, você encontra os jogos Tom Clancys, Kingdom Hearts, Nioh, e South Park.


Terror: o jogos de terror vêm com bastante suspense, mistério e alguns sustos, viu? Além de cenários e monstros assustadores, alguns apostam em histórias bem interessantes!


Dá pra encontrar títulos em que você tem que fugir dentro de uma nave espacial invadida por um alienígena ou outros em que não tem grandes perigos, mas os barulhos são assustadores!


Resident Evil, Dead by Daylight, Until Dawn, The Evil Within e Alien Isolation Nostromo são alguns games de terror famosos!


Música: pra quem gosta de ritmo, os games de música são uma boa pedida, viu? Que tal seguir os passos na tela da TV e aprender coreografias, cantar como se tivesse num karaokê, fazer dublagens e muito mais, hein?


Tem até jogo em que você pode se transformar no próximo astro do rock! Chame seus amigos, lance sua banda pro estrelato no game e aproveite os minutos de fama!


Aproveita pra se divertir com Just Dance, Rocksmith, Guitar Hero e Pop?n Music!


Esporte: futebol, vôlei, basquete, tênis, golfe, MMA e outros esportes fazem parte desse gênero de games. Você pode montar times, escolher atletas e até acompanhar a evolução de um deles no esporte.


Os jogos de esporte também são conhecidos por causa dos seus gráficos, que retratam os atletas de um jeito muito parecido com o real. Alguns são tão realistas que mostram tatuagens e cicatrizes na pele! Uau!


E olha, FIFA, Pro Evolution Soccer, NBA e Madden NFL são ótimos jogos de esporte!


Corrida e voo: se pensa que aqui só vai encontrar carros e motos, se enganou! Os games de corrida e voo têm inovado bastante, até mesmo com veículos como aviões, barcos, helicópteros, quadriciclos e outros.


Tem até game de corrida com pegada em ação e aventura, sabia? Vale investir em acessórios como volantes e pedais.


Need for Speed, Gran Turismo, Forza Motorsport e Mario Kart são games de corrida e voo que você pode aproveitar pra jogar.


Aqui no Magazine Luiza tem jogos de diferentes tipos, viu? É só escolher o seu favorito!


Saiba mais:


Gostou de conhecer os tipos de jogos? Então fica de olho no calendário do mundo dos games e saiba aqui quais são os títulos mais aguardados de 2020!


Na hora de descartar eletrônicos, os nossos parceiros podem te ajudar com a coleta desses equipamentos! Eles ainda mandam pros lugares certinhos, onde vai ter reciclagem. Clica aqui pra conhecer e pedir esse serviço!