Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Ruídos no carro saiba identificar!

Ruídos no carro saiba identificar!

Economize tempo e dinheiro prestando atenção nos ruídos do seu carro

Acessórios

Atualizado em 26 Out 11

3 min de leitura

                   

Gente, entender um pouco de mecânica é importante pra manter o carro funcionando direitinho no dia a dia, viu? E dá pra identificar qualquer coisa diferente no veículo só pelo som que algumas partes, como motor, pneus e até o freio, fazem! Quer saber como identificar se tá tudo bem com seu carro? Vem comigo que eu te ajudo!


Motor - um dos barulhos mais comuns no motor acontecem na hora de dar partida ou quando o carro tá em movimento, viu? A sensação é que ele tá estalando e o som é bem alto! Quando você escutar esse tipo de ruído, pode ser que um dos coxins tenha quebrado.


O coxim protege o motor do veículo e ajuda a diminuir os barulhos dele


Pra você ter uma ideia, o coxim é como uma almofada que serve pra proteger o motor do veículo, deixando ele bem firme sem sair do lugar. Essa peça pode quebrar depois de passar algumas vezes em buracos ou lombadas em alta velocidade, e isso causa o barulho!


Correia dentada - já ouviu o som que parece o de um grilo cantando quando você liga ou acelera o carro? Esse é um barulho bem comum que vem de dentro do motor do carro e o problema costuma ser o ressecamento ou perda de tensão da correia dentada.

 

Quando ouvir esse ruído, o ideal é levar o carro pro seu mecânico de confiança avaliar, tá? Isso porque, dependendo do caso, você vai precisar trocar essa peça ou apenas lubrificar com um produto especial.


Pneus - se você tá ouvindo um barulho como se fosse um ventilador funcionando enquanto anda com o carro, fique de olho nos pneus! Com o passar do tempo a borracha pode gastar mais em algumas partes ou fazer bolhas e caroços que causam esse tipo de som.


Pneus em boas condições são essenciais pra evitar barulhos


Rodas - os rolamentos são umas peças de aço que servem pras rodas girarem bem rápido enquanto o carro tá em movimento. Aí quando o carro tá com problema nas rodas, é normal escutar um ronco vindo dessa parte, como se tivesse areia dentro delas.
 

O problema nos rolamentos pode fazer o carro roncar enquanto você dirige


Alinhamento - se você escuta um ruído bem agudo vindo da região dos pneus quando vira o volante, pode ser que esteja na hora de fazer o alinhamento do seu carro!

 

Quando o veículo tá desalinhado, ele pode consumir combustível demais e até gastar mais os pneus! Então, pra diminuir gastos sem necessidade, o melhor é fazer esse serviço o mais rápido que puder.


Freio - quando as pastilhas de freio tão gastas, você pode começar ouvir um som bem agudo quando frear o carro. Outro jeito de descobrir se tá na hora de trocar essas peças é perceber se o veículo tá demorando mais pra parar.


Se o carro demora mais pra parar tem que trocar as pastilhas de freio

 

Gente, conhecer os ruídos do carro vai ajudar você a evitar gastos maiores, sabe? E pra deixar a manutenção sempre em dia, dá uma olhada aqui nos serviços automotivos dos nossos parceiros!

 

E você, sabe qual a hora certa pra trocar os pneus do carro? Dá uma olhada nessas dicas que eu separei aqui!

 

Quer ficar com freio, motor ou pneus sempre em dia? Aqui no Magazine Luiza tem tudo o que você precisa!