Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Saiba mais do Mundial de Futebol

Saiba mais do Mundial de Futebol

Em 2018 acontece a 21ª edição do torneio masculino? Vem ver mais!

TVs

Atualizado em 30 Abr 18

7 min de leitura

                    

Gente, o campeonato mundial de futebol é um dos momentos mais esperados pelos fãs do esporte, né? São 32 seleções disputando a taça de campeã do mundo, que é um dos grandes desejos de todo jogador de futebol. E dá pra entender pois é muita emoção e experiência pra esses jogadores durante o mundial! Deve ser incrível!

E os torcedores não ficam atrás, já que muitas pessoas se organizam pra ir até o país sede e viajar pelas cidades pra acompanhar as partidas! Agora, que tal saber mais sobre esse torneio que começou há bastante tempo, lá em 1930, e hoje já tem também a versão feminina? Vem comigo!


1930 ? País sede: Uruguai / País vencedor: Uruguai
Sabe quais foram as primeiras seleções a chegarem a uma final do torneio mundial? Uruguai e Argentina. E quem levou a melhor foi o Uruguai! O Brasil chegou em 6° lugar, nada mal, né?

1934 ? País sede: Itália / País vencedor: Itália
O mundial em 1934 foi marcado pela sua transmissão por rádio pra doze países em tempo real! Mas, gente, o torneio marcou o Brasil de um jeito negativo, já que a seleção teve seu pior desempenho, voltando pra casa ainda na primeira fase e ficando em 14º lugar. Os italianos levantaram a taça nesse ano.

1938 ? País sede: França / País vencedor: Itália
Gente, esse mundial aconteceu em um clima meio pesado, já que haviam rumores de uma II Guerra Mundial, que acabou acontecendo no ano seguinte. Inclusive, seleções como a Alemanha e Itália foram vaiadas em vários jogos, sabia? Apesar disso, os brasileiros conseguiram chegar em 3° lugar e os italianos conquistaram o bicampeonato.

1950 ? País sede: Brasil / País vencedor: Uruguai
Depois de dois mundiais que não aconteceram por causa da guerra, nos anos de 1942 e 1946, finalmente o mundo respirava esperança. E foi no Brasil que o mundial encontrou abrigo pros jogos mais aguardados de todos os tempos! O Maracanã foi construído justamente pra isso, inaugurado na partida Brasil x México, com a seleção verde e amarela ganhando por 4x0. Mas, infelizmente o Brasil perdeu por 2x1 na final para o Uruguai, que levou o bicampeonato.

1954 ? País sede: Suíça / País vencedor: Alemanha
Quem levou a melhor nesse torneio foi a Alemanha, no mundial em que a seleção brasileira estreou a camisa amarela. Vale dizer ainda que durante o torneio os brasileiros se envolveram em várias brigas com adversários, no campo e nos vestiários. Nada legal, hein!

1958 ? País sede: Suécia / País vencedor: Brasil
E finalmente pela primeira vez os brasileiros levantaram a taça de campeões, em um mundial que marcou muita gente por ter sido transmitido pela televisão e ainda ter sido o palco da estreia do Pelé, que tinha só 17 anos gente!

1962 ? País sede: Chile / País vencedor: Brasil
Ah os brasileiros estavam com tudo! Foram mais uma vez os campeões do torneio, já com a ajudinha do Garrincha, tão craque quanto o Pelé, que teve uma contusão ainda no segundo jogo.

1966 ? País sede: Inglaterra / País vencedor: Inglaterra
Estreando duas vezes, uma como país-sede e outra como campeã, a Inglaterra leva a melhor! Gente, mas sabe o que realmente chamou atenção mais uma vez? A violência nos gramados, muitos times jogavam de forma violenta e alguns jogadores se machucaram. O Brasil não teve um bom desempenho e ficou em 11º lugar.

1970 ? País sede: México / País vencedor: Brasil
A seleção brasileira estava recheada de craques como Pelé, Rivelino, Carlos Alberto, Tostão, Jairzinho e Gerson que brilharam como nunca no mundial do México! A taça era, sem dúvida, do Brasil e, assim, o país foi o primeiro a conquistar o tricampeonato em um torneio que foi todinho transmitido na televisão a cores. Muita emoção, né?

1974 ? País sede: Alemanha / País vencedor: Alemanha
O Brasil não levou essa, mas teve um importante papel com o João Havelange sendo eleito o presidente da FIFA, a primeira vez que um não europeu alcançou o posto. Legal, né? Nesse torneio também foi apresentado ao mundo a laranja mecânica, como era chamada a seleção da Holanda, que só perdeu na final pra Alemanha.

1978 ? País sede: Argentina / País vencedor: Argentina
Ora, na casa dos Hermanos quem vocês acham que ganhou o mundial? Eles mesmos, a Argentina! Mas nesse ano o país vivia uma ditadura militar e foi muito criticado antes, durante e até o final do torneio. Mas não teve jeito, a taça foi deles em um jogo contra a Holanda.

1982 ? País sede: Espanha / País vencedor: Itália
O torneio já começou com uma novidade: de 16 foi pra 24 o número de seleções participantes! O Brasil quase chegou a final, ficando em 5º lugar e perdendo justamente pra quem foi a campeã, a Itália. Com isso, os italianos se igualaram aos brasileiros com 3 títulos mundiais.

1986 ? País sede: México / País vencedor: Argentina
Mais uma vez os mexicanos viram um mundial dentro de casa, já que a Colômbia desistiu de ser o país-sede por falta de dinheiro. Mas quem ganhou foram, de novo, os argentinos. E foi Diego Maradona quem desempatou a final contra a Alemanha, levando por 3x2. Hermanos com tudo, gente!

1990 ? País sede: Itália / País vencedor: Alemanha
Apesar de ter investido bastante no torneio, a Itália não levantou a taça de campeã. O título ficou com a Alemanha, que derrotou a Argentina, mais uma vez super cotada pra levar a melhor. O Brasil não foi bem e ficou em 9º lugar.

1991 (Feminino) ? País sede: China / País vencedor: Estados Unidos
Começa o mundial feminino. As meninas entraram em ação! O primeiro torneio totalmente das mulheres teve a presença de 12 seleções de 6 confederações diferentes. O mundial foi sediado em 4 cidades e 6 estádios receberam as partidas. O Brasil participou mas não teve uma grande atuação. A equipe que foi pra China era composta basicamente de atletas do Esporte Clube Radar, equipe do Rio de Janeiro e um dos pioneiros na prática do futebol feminino. O Brasil venceu o Japão por 1x0 na primeira partida. Elane fez o primeiro gol da história da seleção em uma Copa feminina. Depois, a seleção foi derrotada pelos Estados Unidos por 5x0 e pela Suécia por 2 a 0 e acabou eliminada. As americanas levaram a melhor e ficaram com o título. E assim como no masculino, a competição passou a ser disputada a cada 4 anos!

                   

1994 ? País sede: Estados Unidos / País vencedor: Brasil
Ah, gente, deu Brasil de novo! Em um torneio com milhões de espectadores no mundo todo, a seleção verde e amarela foi excelente durante todo o tempo. Chegou à final contra a Itália e na disputa pelo tetracampeonato foi quem fez a alegria dos brasileiros numa vitória na disputa por pênaltis!

1995 (Feminino) ? País sede: Suécia / País vencedor: Noruega
As brasileiras ainda não conseguiram neste torneio um bom resultado, que teve como campeãs as norueguesas.

1998 ? País sede: França / País vencedor: França
Agora com 32 seleções em campo, o mundial que ocorreu na França estava perfeito pros brasileiros até chegar o dia da grande final contra os anfitriões. A seleção do Brasil já entrou em campo meio abalada, viu, gente? Tudo porque Ronaldo, o maior craque do time, passou mal antes do jogo. Mesmo com ele em campo, a seleção acabou derrotada pela França por 3x0.

1999 (Feminino)? País sede: Estados Unidos / País vencedor: Estados Unidos
Os Estados Unidos já amavam o torneio de futebol mais conhecido do mundo desde que sediaram o masculino em 1994. Nessa edição não deu outra, as americanas conquistaram o bicampeonato e as brasileiras chegaram em 3° lugar. Melhorou, hein!

2002 ? País sede: Japão e Coreia do Sul / País vencedor: Brasil
Esse foi o primeiro mundial realizado na Ásia e em dois países-sede. Legal, né? E com tanta novidade não dava pro Brasil não levar a melhor! Quem voltou a se destacar foi o jogador Ronaldo, fazendo 8 gols ao todo, incluindo os últimos 2 na final contra a Alemanha. A seleção conquistou o pentacampeonato e se tornou a única a ganhar em todos os continentes em que teve o mundial. É muito orgulho, né gente!

2003 (Feminino)? País sede: Estados Unidos / País vencedor: Alemanha
Mais uma vez sediado nos Estados Unidos, o mundial feminino teve a Alemanha como campeã! O Brasil ficou em 1° lugar na primeira fase mas acabou derrotado por 2x1 pela Suécia logo nas quartas-de-final.

2006 ? País sede: Alemanha / País vencedor: Itália
A Itália conquistou o torneio, levando seu tetracampeonato. O Brasil ficou em 5º lugar, mas teve uma importante conquista, do Ronaldo, que completou 15 gols nos mundiais que disputou e se tornou o maior artilheiro do torneio. Legal, né?

2007 (Feminino)? País sede: China / País vencedor: Alemanha
Nesse ano, finalmente as meninas do Brasil conseguiram chegar na final, em meio a tufões que castigaram a China e atrasaram alguns jogos. O Brasil contava com a estrela atacante Marta, que foi eleita cinco vezes a melhor jogadora do mundo durante a carreira. Mas nem toda a habilidade de Marta foi suficiente e as alemãs acabaram levando o título numa vitória por 2x0. Que pena, né?!

2010 ? País sede: África do Sul / País vencedor: Espanha
O mundial das famosas vuvuzelas foi muito bonito, em um país cheio de riquezas naturais e culturais. Nesse ano, gigantes como Itália, França e Brasil foram embora sem grandes conquistas. E os espanhóis ficaram com a taça!

2011 (Feminino)? País sede: Alemanha / País vencedor: Japão
Mais um ano difícil pras brasileiras que, não conseguiram chegar até a final. E quem comemorou foram as japoneses que levaram o troféu pra casa!

2014 ? País sede: Brasil / País vencedor: Alemanha
Foi considerado o torneio mais esperado de todo mundo, por ser no Brasil e por ter os brasileiros como um dos favoritos. O mundial foi acompanhado em todos os cantos do Brasil, lembram, gente? Mas, não foram os brasileiros que levaram a taça em casa, e sim a Alemanha. E foram eles que eliminaram o Brasil por 7x1 na semifinal, num dos dias mais tristes da história das copas. Um dia que todos os brasileiros querem esquecer, nem os alemães acreditaram no que estava acontecendo nesse jogo. Inclusive um meme ficou famoso, nos momentos difíceis sempre surge o ?Todo dia um 7x1 diferente?. A internet não perdoa, né?

2015 (Feminino)? País sede: Canadá / País vencedor: Estados Unidos
Sabe quem levou essa? As americanas, de novo! E elas se tornaram tricampeãs! Mas o mais legal é que a cada edição da Copa feminina, o torneio ganha mais espaço e a audiência cresce em todo o mundo, mostrando a força das mulheres e do futebol feminino. No Canadá, foram 24 seleções de todos os continentes. Legal, né? O Brasil foi bem na primeira fase mas perdeu pra Austrália por 1x0 nas oitavas-de-final e deu adeus ao torneio! Mas a gente continua torcendo, né?!

2018 ? País sede: Rússia / País vencedor: Será que é o Brasil?
Agora é a vez dos russos sediarem o mundial. Quem será que leva, hein, gente? Vamos torcer pro hexa do Brasil!


Que tal dar uma forcinha pra torcida brasileira esse ano? Prepare a sua casa com o que há de melhor em tv e vídeo com a ajuda do Magazine Luiza!