Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Som surround Conheça esta magia!

Som surround Conheça esta magia!

Marcando de vez a era do cinema em casa, conheça mais sobre o sistema de som surround

Micro System

Atualizado em 1 Out 9

3 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

Quem já teve a oportunidade de curtir um som surround sabe como é gostosa a sensação do som ?envolvendo? você. Se for um filme, você parece estar dentro da cena. E um show? É como se você fosse um músico da banda!

Você sabe por que isso acontece? Não? Então vem com a Lu que eu explico!

Hora da Tecla SAP!

Não é tão difícil entender o conceito do Som surround. Fique atento: quando você ouve uma música em seu mp3 player o som é compactado em dois canais e, na maioria das vezes, é um som estéreo.

No som surround (presente em home theaters) são adicionados mais canais a essa "realidade sonora". Por isso que, quando você assiste a um filme ou show gravado em som surround, percebe que o som vem de todas as direções. São esses canais extras que dão a sensação de realidade.

Um carro que passa ao fundo da cena, a queda de uma taça... Tudo parece mais realístico, pois o sistema surround simula uma "realidade sonora" em três dimensões. Este é o conceito por trás do surround: um som que "te envolve". Genial, né?

Explicando o conceito!

Quando você lê informações sobre um home theater e encontra na ficha técnica nomes como "5.1", "3.1" ou "7.1", o primeiro número representa a quantidade de caixas frontais e laterais, enquanto o ".1" representa aquela caixa só para efeitos mais fortes, como explosões, chamada subwoofer. Então, um sistema de som surround que é "5.1" tem cinco canais e mais um subwoofer.

Para aumentar ainda mais o realismo da experiência sonora, as caixas são distribuídas em posições precisas, distribuindo os efeitos sonoros entre caixas frontais, laterais e traseiras.

Como é produzido?

Quase todas as trilhas surround de filmes são criadas em um estúdio de mixagem. Os editores de som e técnicos de mixagem usam uma série de gravações diferentes (diálogos, efeitos sonoros, trilha sonora etc) e decidem qual o canal ou canais de áudio eles vão utilizar. A esse tipo de atividade damos o nome de sound design, ou design de som. Puro estilo, né?

Formatos

Dolby Surround: Derivado do Dolby Stereo (formato profissional para as salas de cinema lançado em 1974 pela Dolby Laboratories), o Dolby Surround foi o primeiro formato de som multicanal criado para ser utilizado pelos sistemas A/V domésticos.
Dolby Surround - Pro-logic: é uma versão melhorada do Dolby Surround. O sistema de codificação é idêntico ao do seu antecessor e, como tal, o canal SR continua a ser monofônico e a possuir as mesmas limitações na gama de frequências. As vantagens são a incorporação de um canal CT, a correção quase total do "Channel Crosstalk" e uma melhoria em termos da direcionalidade sonora.

Dolby Digital: a grande vantagem deste formato é sem dúvida o fato de disponibilizar 5 canais independentes (FE, CT, FD, SRE e SRD) cobrindo toda a gama de frequências audíveis (20Hz - 20KHz) e mais um canal independente (LFE - Low Frequency Effects) destinado à reprodução de baixas frequências (20Hz - 120Hz), resultando na configuração 5.1.

DTS (Digital Surround): criado pela Digital Theater Systems, ele se assemelha ao Dolby Digital e oferece 6 canais digitais independentes. A maior diferença é que neste formato não há perda de sinal, uma vez que é digital. Assim, o som é de melhor qualidade.
 
THX: desenvolvido pela Lucasfilm, do diretor de cinema George Lucas, o THX não é exatamente um formato, mas uma etiqueta de qualidade para som e imagem em equipamentos de áudio. Quando um equipamento traz o certificado THX é porque corresponde a determinadas características estabelecidas pelo time de George Lucas, criador de Guerra nas Estrelas.

Dolby Digital Surround EX: desenvolvido conjuntamente pela Lucasfilm e pela Dolby Laboratories, caracteriza-se por acrescentar um canal surround traseiro (SRT) de forma a proporcionar um efeito de envolvência de 360 graus, aumentando assim a qualidade da experiência sonora.

Ufa! Quanto som! Pronto para curtir? Então aperta o PLAY!