Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Tag Veicular: o que é?

Tag Veicular: o que é?

Vem saber mais sobre a tecnologia pra controle de veículos

Acessórios

Atualizado em 3 Ago 21

2 min de leitura

tag veicular

Gente, a tag veicular é uma ferramenta essencial pra segurança e organização de veículos. Por isso, é uma ótima solução pra condomínios, prédios de empresas, shoppings, clubes e vários outros espaços que chegam e saem muitos veículos no dia a dia, viu. Ainda não sabe como essa tecnologia funciona? Vem que eu te ajudo!

 

Sistema de controle com tag veicular


Olha, a tag veicular é bastante usada pra abrir portões em condomínios e cancelas de pedágios. O legal dessa tecnologia é o acesso liberado por radiofrequência. Dá pra encontrar modelos com alcance de até 8m, ou metros, de distância.


E o legal é que ela é protegida por um código de segurança criptografado próprio pra cada usuário. Isso quer dizer que cada uma vem com um número codificado pra que os dados não possam ser lidos por desconhecidos.


O equipamento funciona assim: o veículo se aproxima da antena do leitor, que ativa a tag pra transmitir o número de identificação. Teve compatibilidade da tag com o sistema do lugar? Tá liberado! E tudo isso acontece em questão de segundos e nem precisa parar o automóvel.

 

Aplicação da tag veicular


Pra aproveitar essa tecnologia, basta aplicar a tag plástica auto adesiva na parte de fora do automóvel.


É só tirar a fita protetora e apertar a tag na superfície. Ela para de funcionar se você tentar arrancar depois de colocado, viu?


 Tag veicular
Essa tag é à prova de água e tem alcance de 6m

 

Sistema RFID: entendendo o funcionamento


Todas as tags funcionam emitindo ondas de radiofrequência, tá? E esse sistema ganha o nome de RFID.


Na hora de pesquisar o acessório ideal, você vai encontrar vários termos. Um que vai sempre aparecer é o UHF, padrão pra todas pra mostrar a frequência do equipamento.


Outro detalhe é o Mhz, que mede a frequência. Esse número pode variar e, quanto maior, mais alcance a tag vai ter. Elas podem ir de 860 a 960 Mhz e alcançar de 2m a 8m.


Ah, uma dica: se precisar de várias unidades, dá pra encontrar esse equipamento em kits, viu? E, se o item do seu veículo deu problema e quiser trocar, é importante ver direitinho com o lugar em que vai precisar entrar depois como fazer a configuração da nova tag.


Precisando de tag veicular? Aproveite e escolha uma aqui no Magazine Luiza!

 

Saiba mais:


Quer conhecer mais sobre tecnologias pra veículos? Na matéria Conheça a lâmpada automotiva LED eu te mostro dicas pra escolher a ideal.


Sempre que tiver precisando fazer revisão e manutenção no carro, conte com os nossos parceiros pra serviços de alinhamento, balanceamento e instalação de pneus!


E pra acompanhar os reparos, abastecimentos e outros serviços feitos no automóvel, o app Carrorama te ajuda! Tá disponível pra Android e iOS. Ele ainda te indica a hora da revisão, viu?