Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Teoria musical: conheça!

Teoria musical: conheça!

Vem ver como pode ser usada quando você toca um instrumento!

Arte e Fotografia

Atualizado em 25 Mai 22

3 min de leitura

Gente, a teoria musical é um conjunto de regrinhas que são essenciais pra quem precisa entender e aprender sobre música. Fala de itens como, por exemplo, a altura, duração, intensidade, timbre, ritmo e por aí vai. E ler livros do assunto ajuda a entrar nesse mundo. Quer saber mais detalhes? Vem comigo que eu te conto!

 

Entenda o que é a teoria musical e pra que serve


Olha, a teoria musical é um tipo de linguagem que cria uma comunicação, com elementos e símbolos que, do jeitinho escrito, montam a partitura.


Os itens, como timbre, harmonia, melodia e ritmo são usados pra mostrar uma ideia que faz parte desse mundo.


Só de numerar um conjunto de sons, já significa um estudo da teoria da música. Legal, né?


Um item essencial aqui é montar uma contagem pra começar uma canção. Quando você descobre os tons que afinam um instrumento musical, também é um passo desse aprofundamento.


Pra facilitar, a teoria é o que explica como a música funciona e o que fica por trás dos sons que mais ama! Além de mostrar os caminhos que você deve seguir e ainda criar um sistema pra comunicar as ideias de um praticante pra outro! 

 


Esse livro ensina técnicas muito boas pra compor várias músicas incríveis

 

Como usar a teoria ao tocar um instrumento?


Ler sobre a teoria musical é o que você precisa pra tocar melhor, e escrever canções de um jeitinho mais simples e acabar com a falta de criatividade. Uau!


Um estudante que entende a parte que também não é prática consegue dominar um instrumento muito mais fácil. Isso porque conhece as propriedades do som, as relações entre as notas, os acordes e os ritmos.


Quando se aprofunda no assunto, melhora a percepção dos seus ouvidos e aí as músicas que são tiradas tradicionalmente só ao escutar no fone, por exemplo, saem ótimas e de um jeitinho sem tanto esforço.


Além disso, se você aprende a ler e escrever partituras, dá pra tocar uma canção que é do outro lado do mundo e até usar um instrumento diferente. E ainda mais rápido do que seria sem saber a teoria.


Assim, fica ótimo pra fazer novos arranjos, bastante criativos. É ideal pra quem gosta de alternar acordes, brincar com escalas, executar vários ritmos e até mudar solos.


Se você consegue entender sobre harmonia, melodia, tons, notação, vai saber mexer direitinho num violão por exemplo.


 
Esse livro explica a linguagem e a notação musical e tem 232 páginas

 

Dicas de livros sobre teoria musical


Agora que já sabe como é importante aprender sobre teoria musical, tem várias opções de livros interessantes que vão te ajudar muito!


Se quiser entender um pouco mais de ritmo e movimento, a obra de Inês Artaxo e Gizele Assis Monteiro é ótima. Explica como trabalhar o corpo junto com a música. Gostei!


O livro Abc Musical, do Rafael Machado ensina princípios, estudos dos nomes das linhas e os espaços, escalas, tons, intervalos e até palavras que indicam expressões.


O Ciclo das quintas para guitarristas, do Joseph Alexander, mostra como funcionam as partituras, armaduras de claves, as modulações e as notas do instrumento. Isso de um jeitinho rápido e fácil. O guia prático de teoria musical moderna para guitarristas também é ótimo.


Ah, e um que demonstra um pouquinho de cada item é o livro Teoria da música, do Bohumil Med. Vale a pena dar uma olhadinha!


 
Esse livro é indicado pra quem toca violão ou guitarra e tem 88 páginas


E aí, gostou? Aqui no Magazine Luiza você encontra várias opções de livros sobre teoria musical! Vem conferir!

 

Saiba mais:


E por falar em música, que tal saber um pouco mais de cada um dos instrumentos? Dá só uma olhadinha no que separei em: Instrumentos pra montar uma banda.


Um aplicativo ótimo que te ajuda a melhorar a concentração e a memória pra treinar os seus ouvidos é o EarWizard. E tá disponível pra iOS!


Caso queira uma ajudinha pra montar um espaço aí pra estudar música, conte com os nossos parceiros de serviços!