Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Tipos de localizador de objetos

Tipos de localizador de objetos

Tem rastreador GPS, Bluetooth ou por rede de internet!

Elétrica de Casa Inteligente

Atualizado em 25 Fev 21

3 min de leitura

Localizador de objetos é um dispositivo inteligente muito prático pra te ajudar a encontrar acessórios importantes e que a gente perde bem fácil, como chave, carteira, bolsa e mochila. E o bom é que dá pra achar diferentes modelos desse aparelho, pra conectar com smartphone por bluetooth, GPS ou por rede de internet. Quer saber melhor os tipos de localizadores? Então vem comigo!


Localizador de objetos Bluetooth: alcance de até 50m


Olha, uma das versões mais tradicionais de localizadores são as que se conectam ao smartphone via bluetooth. Tem alguns que alcançam objetos a até 50 metros, ou m, de distância.


E se ficar mais longe, é registrado no aplicativo o horário e o lugar que o objeto foi visto pela última vez.  


Geralmente, o equipamento traz o formato de uma etiqueta, com cerca de 3cm, ou centímetros, de altura e comprimento. Aí pode ser usado como um chaveirinho. Mas também vale investir em opções adesivas, bastante discretas.


Localizadores fáceis de usar


É bem simples aproveitar as vantagens do localizador. Primeiro, é preciso conectar e registrar o aparelho no aplicativo do fabricante. Ele indica as instruções necessárias pra deixar o dispositivo funcionando.

Esse localizador Geonav Bluetooth alcança 50m sem barreiras


E nem precisa manter a conexão bluetooth ativa o tempo todo, sabia? Pode ligar apenas na hora que quiser fazer a busca. Assim economiza bateria. E aí é só apertar um botão no aplicativo e aguardar pelo alarme do acessório. Alguns contam também com luz de LED que pisca. Legal!


Agora, vários modelos pedem pra deixar o bluetooth sempre ligado caso você queira usar a função que o dispositivo apita se ficar afastado do celular, tá?


Outra vantagem é que a maioria desses equipamentos tem uma tecnologia chamada comunicação bidirecional, que permite apertar o botão do localizador e soar um alarme no seu celular. Assim fica fácil achar o smartphone também!


Localizador com GPS: sem limite de distância


Com os localizadores de GPS você consegue rastreamento em tempo real via satélite! Por isso, é uma boa opção pra recuperar carros e bicicletas que sumiram, por exemplo. Cabe em mochilas, bolsas ou atrás da roda do seu veículo.


O legal é que eles geralmente não têm limite de distância, viu? E mais: alguns modelos gravam o som do ambiente ao redor, pra você ouvir o que tá acontecendo.


Localizador Imaginarium serve pra disparar fotos do seu celular à distância


Tudo isso sem precisar se preocupar com a bateria, já que a carga desses aparelhos podem durar três dias, uma semana ou duas. Além disso, dá pra encontrar localizadores muito resistentes, alguns até à prova de água, que conseguem ficar a 1m de profundidade por até 30 minutos. Uau!


Como funciona o localizador de objetos com GPS?


A maioria usa um cartão SIM e na hora de fazer o rastreamento não tem mistério. Muitos modelos já vêm com plataforma própria do fabricante, e outros usam aplicativos como o Google Maps.


No caso dos acessórios com o aplicativo do Google, é preciso discar o número do cartão pra receber mensagens de texto com instruções. Aí por meio dessa comunicação fica simples controlar as funções e o funcionamento.


É incrível até pra localizar animais de estimação perdidos, viu? Só é necessário pôr o rastreador na coleira do gato ou cachorro.


Localizador de objeto via internet: econômico


Outra opção bem legal é o localizador que usa conexão via rede de internet. Desde que fique ao alcance de uma rede celular, o usuário vai ver a  localização no aplicativo da fabricante.


E uma vantagem é que tem rastreadores com conexão LTE-M, que consome menos dados pra ajudar a localizar objetos perdidos.


Além dessa função, também é possível colocar o localizador na mochila de uma criança pra encontrar caso ela se perca. Vem até mesmo uma opção pra enviar pedidos de ajuda ou SOS.


Alguns ainda podem ser emparelhados com outros dispositivos da mesma linha e funcionam como sensores de proximidade também. Assim, conseguem ligar as luzes de casa e o ar-condicionado automaticamente, por exemplo. Moderno, né?!


Gostou? Aqui no Magazine Luiza tem o localizador de objetos ideal pra te ajudar no dia a dia!


Saiba mais


O Galaxy SmartTag é um localizador muito inteligente e inovador! Se quiser saber mais sobre ele? Dá uma olhadinha nas dicas que separei em: Conheça o Galaxy Smart Tag.


Agora, se preferir um modelo de localizador de objetos Geonav, baixe o aplicativo MyFinder! Ele tá disponível pra Android e IOS.


Ah, precisa de ajuda com assistência de tecnologia? Pode contar com os nossos parceiros!