Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Tipos de medalha

Veja os diferentes desenhos nas cores ouro, prata e bronze!

Troféu / Medalha Esportiva

Atualizado em 1 Out 20

2 min de leitura

Gente, a medalha é o acessório certo pra premiar os vencedores e destaques das competições, viu? E o bom é que dá pra achar modelos com diferentes desenhos e frases especiais pra cada modalidade. Quer saber mais? Vem comigo que vou te dar algumas dicas!


Como escolher a medalha
 


Essa medalha de atletismo tem espaço no verso pra gravações

 

Olha, na hora de escolher uma medalha é muito importante levar em consideração a modalidade da competição e o tipo de premiação. O mais tradicional são as medalhas douradas pros vencedores, em prata, pro segundo lugar, e em bronze, pros terceiros colocados.


Dá também pra escolher o desenho ou a frase que vão na medalha, como bolas de futebol, basquete, vôlei, atletas de corrida ou palavras que lembrem cada modalidade. Demais, né?


E tem também os modelos mais neutros, com detalhes e decorações genéricos que servem pra qualquer tipo de competição, como as com a frase ?honra ao mérito?.


 
Essas medalhas têm detalhes em alto relevo e vêm com fitinhas coloridas

 

Qual o material das medalhas


Agora, o material desses acessórios varia, tá? Dá pra encontrar as de latão, aço, cobre e acrílico! E a maioria das medalhas já vem com fitinhas pra pendurar no pescoço, com cores da sua preferência ou que mais combinam com o título disputado.


Outro detalhe é que quase todas elas vêm com um espaço livre no verso, caso você queira colocar uma arte, o nome do vencedor, da competição, a data ou qualquer outra frase de motivação!


E a maioria das medalhas é redonda, mas também dá pra achar modelos retangulares ou em outros formatos. Já o tamanho geralmente varia entre 4 e 6 centímetros, podendo ser um pouco maior ou menor.


Como cuidar da medalha?


E depois de escolher o modelo, é muito importante manter as medalhas bem cuidadas e brilhantes pro dia da premiação e pra depois dele, viu?


Nas medalhas de metal, você pode aplicar verniz de madeira e, desse jeito, manter o aspecto de novo durante mais tempo!


 
Esse outro modelo de bronze é ideal pra competições de futebol

 

Já a limpeza de rotina deve ser feita com um paninho úmido e detergente neutro, evitando que a fita da medalha entre em contato com água pra que não apareçam fungos. E no caso delas enferrujarem, aplique um óleo desenferrujante.


Ah, quando for guardar as medalhas, você pode pendurar elas em suportes específicos ou embrulhar com embalagens de plástico, tá? E tente manter esses acessórios longe da umidade e do sol!


Gostou? Aqui no Magazine Luiza, você encontra diferentes tipos de medalha pras premiações! Vem conferir!


Saiba mais:


Agora, se você adora esportes, aqui tem umas dicas bem legais de livro sobre as diferentes modalidades. Aproveita pra dar uma olhadinha!


E pra montar o seu próprio campeonato e ter tudo sob controle na hora de controlar os times e pontuações, pode contar com o app Liga & Criação de Torneios, que te ajuda a deixar tudo organizadinho. Ele tá disponível pra Android.