Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Tipos de Viola: Saiba escolher a sua

Tipos de Viola: Saiba escolher a sua

Vem comigo que eu te falo mais sobre os diferentes modelos desse instrumento

Instrumentos de Corda

Atualizado em 8 Ago 18

2 min de leitura

                   

Gente, a viola é um dos instrumentos de corda mais populares na música, sabia? Ela pode ser ouvida em canções de vários ritmos, do pop ao clássico, e é sempre percebida por ter um som forte e presente! Tá pensando em ter uma? Vem comigo que eu te falo mais sobre os diferentes tipos de viola.


Viola Acústica - olha, essa é uma das violas mais procuradas, viu? Isso porque o som dela é forte, com uma vibração muito boa e natural feita pela madeira em que ela é construída. Aliás, a viola acústica não tem entrada pra cabo ou caixa de som, tá? Ela é ideal pra situações mais tradicionais em que não costumam ser usados amplificadores.

                

A viola acústica tem o som alto e não precisa de amplificador


Viola eletroacústica - essa viola já é um modelo bem moderno, tá? Ela tem entrada pra um sistema de amplificadores e caixa de som, o que é ótimo pra quando você quiser fazer um som mais alto pra várias pessoas ou num lugar muito aberto, mas também dá pra usar como viola acústica. Gostei, hein?

                 

Uma viola 2-em-1 pode ser eletrônica ou acústica


Viola caipira - ela também é conhecida como viola sertaneja, viu? Aliás, é um dos instrumentos mais importantes nas músicas sertaneja, caipira e na MPB. Legal, né? Ela tem 10 cordas divididas em 5 pares e o som é bem forte e grave. Ah, pra tocar a viola caipira, o ideal é ter uma palheta, tá? É que as as cordas são grossas e de aço. Ah, também tem viola caipira no modelo elétrico!

                  

Com cordas mais grossas e soltas, a viola acústica tem um som bem grave


Viola de arco - é uma viola de 4 cordas e a mais diferente de todas, já que é tocada com arco, igual um violino! É até bem parecida com ele, né? Mas uma das diferenças entre esses instrumentos tá no tamanho, pois a viola é um pouco maior. O timbre dele também é mais grave e estridente, mais parecido com o de um violoncelo.

E olha, a viola de arco é muito importante em orquestras e pode ser tocada tanto em conjunto com outros instrumentos como sozinha. Muito bom!  

                 

A viola de arco é bem parecida com violão

 


E aí, já sabe qual viola você quer? Aqui no Magazine Luiza tem vários modelos esperando por você!