Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Toner, cartucho e unidade de imagem

Toner, cartucho e unidade de imagem

Eu te explico direitinho como cada um deles te ajudam no dia a dia

Cartucho, Toner e Tinta

Atualizado em 6 Set 18

2 min de leitura

Quem tem uma impressora em casa sabe que é muito útil ter esse equipamento pra imprimir documentos e até fotos, né? Só que, às vezes, ela pode parar de imprimir e, nessas horas, é importante saber o que são alguns acessórios como cartucho, toner e unidade de imagem, viu?


Mas, não precisa se preocupar! Pra descomplicar a tecnologia, eu vou te contar o que eles são, pra que servem e até quando é a hora certa de trocar. Então, vem comigo!


O que é toner?

Toner é o nome dado pra tinta das impressoras a laser, mas é normal o cartucho dessa máquina também ser chamado assim, tá? Essa tinta é em pó e consegue ser transferida pro papel através de uma tecnologia que mistura raios laser e calor. Muito moderno!


O que é cartucho?

É o lugarzinho em que ficam guardadas as tintas tanto em impressoras jato de tinta quanto a laser. Vale lembrar que, mesmo entre impressoras do mesmo tipo, a tinta ou a laser, o tipo de cartucho muda conforme a marca da máquina, viu? Então, vale ficar de olho nisso na hora de comprar, tá?


O que é unidade de imagem?

Esse é o nome dado pra peça que faz a ligação entre o toner de uma impressora a laser e o papel. Ele também é chamado de fusor e é formado por pequenos roletes que aquecem e fazem com que a tinta em pó fique bem firme na folha.


Qual deles é indicado pra minha impressora?

Olha, se você tem uma impressora jato de tinta em casa, só dá pra usar cartuchos de tinta nela. E o mesmo vale pra impressoras a laser, em que só cartucho de toner serve.


Quando acabar a tinta da sua máquina, você precisa de um cartucho novo. Em alguns casos, eles podem ser recarregados. Daí, é só comprar a tinta separada e colocar neles. Legal, né?


Pra saber se é possível recarregar o cartucho da sua impressora, tem que dar uma olhadinha no manual dela!


Já a unidade de imagem é uma peça que, dependendo do modelo da sua impressora a laser, você precisa trocar de tempos em tempos. Pra você ter uma ideia, algumas impressoras precisam de uma unidade nova a cada 80 mil folhas impressas.


Quando eu sei a hora de trocar?

Um jeito fácil de perceber que é a hora de trocar o toner ou o cartucho da impressora é quando as impressões ficam com falhas. Daí, é sinal que quase não tem tinta. Algumas impressoras vêm com luzes de alerta ou mostram uma mensagem de erro no visor delas.


Agora, pra saber quando trocar a unidade de imagem, precisa ficar de olho nos avisos da impressora também. Muitas mostram uma mensagem no visor. Também dá pra olhar no manual da máquina pra saber direitinho a hora de fazer essa mudança!


Quer saber melhor como funcionam cartuchos de tinta? Eu te conto aqui!


Tá precisando de cartucho ou toner novos ou refil pros antigos? Aqui no Magazine Luiza tem!