Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Transporte seu lazer no carro

Transporte seu lazer no carro

Saiba como transportar bikes, pranchas e caiaques no carro com segurança

Autopeças

Atualizado em 26 Set 11

2 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

Há muitos lugares no Brasil perfeitos para aventuras como o cicloturismo, descidas de rio em caiaques e surf. Para aproveitar bem esses cartões postais naturais você precisa levar todos os equipamentos no carro.  Veja a forma correta de transportar bicicleta, caiaque e prancha no carro de passeio.

No dia 20 de maio de 2010, foi publicada no Diário Oficial da União a Resolução 349/2010, do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que dispõe sobre o transporte eventual de equipamentos e cargas indivisíveis nos veículos classificados como automóvel, caminhonete, camioneta e utilitário.
 
Pelo texto, bicicletas, pranchas e caiaques podem ser transportados, desde que não excedam a largura do veículo, não impeçam a visibilidade do motorista e não obstruam as lanternas.  Existem acessórios automotivos que garantem que esse transporte seja feito de forma segura e dentro da lei. Eles podem ser instalados no teto ou na parte traseira dos veículos. 

Suportes de teto: nos carros que já possuem longarinas (barras no teto), é preciso apenas instalar as travessas e a calha para fixar as bikes. Nos outros é necessário instalar o kit de fixação no teto. O kit varia conforme o modelo do veículo e pode ser colocado em concessionárias ou lojas especializadas. Os racks (barras transversais do teto do carro) têm a vantagem de não colocar em risco a pintura do carro. Além disso, é mais rápido e prático encaixar as bikes, pranchas e caiaques, já que o acessório fica fixo no automóvel.

O Kayak Carrier é um acessório fabricado pela Thule para transportar caiaque, prancha de surf ou mesmo um pequeno barco no teto do carro. Feito de aço galvanizado e plástico de alta resistência, seus quatro suportes são instalados no rack e se ajustam ao desenho do casco da embarcação. Pranchas e caiaques ficam presos por duas fitas de amarração rápida de 4 metros.

Suportes traseiros: podem ser usados em qualquer carro e são mais baratos que os suportes de teto. O suporte Thule ClipOn é apropriado para quem não quer transportar as bicicletas no engate ou no teto do carro. Instalado na tampa traseira do carro é preso firmemente por braços que não riscam a pintura do automóvel. Tem capacidade para transportar até 3 bicicletas.

Os equipamentos também podem ser transportados no interior do veículo, mas isso, embora seja mais econômico, limita o espaço para os passageiros e não é tão simples de realizar. É preciso inclinar o banco traseiro. Além disso, no caso do transporte de bikes, é recomendável retirar a roda dianteira, pois assim ocupa menos espaço.
Todos os suportes para carro você encontra aqui no Magazine Luiza.