Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Travessas e refratários

Vem descobrir se tem diferença entre elas!

Acessórios para Servir

Atualizado em 21 Dez 20

2 min de leitura

Gente, as travessas tradicionais e refratárias são utensílios de cozinha práticos pra colocar comida e servir as refeições, viu? Agora, enquanto uma pode ir pra geladeira, forno e micro-ondas, por exemplo, a outra é ideal pra fazer a apresentação da comida na mesa. Quer ver como usar e as diferenças entre cada uma? Vem comigo!


A travessa refratária enfrenta várias temperaturas


Olha, o nome refratário é dado pra um tipo de tratamento que a travessa passa. Ele deixa o vidro ou outro material resistente a altas temperaturas!


Ou seja, você consegue preparar uma carne direto na travessa refratária, temperar e levar pro forno. Isso porque essa peça aguenta uma variação grande de temperatura do quente pro gelado. Algumas chegam a 20 graus negativos ou 400 positivos sem quebrar. Uau!
 

Além disso, o refratário também vai bem no micro-ondas. O melhor de tudo é que dá pra preparar a refeição no forno, levar o refratário direto pra geladeira com o que sobrou e depois esquentar tudo no micro-ondas sem precisar tirar a comida de dentro e sujar mais louça. Muito prático, né?


A travessa tradicional capricha na apresentação


Já a travessa que não conta com o tratamento refratário resiste menos a essas temperaturas tão altas, mas a maioria ainda vai na geladeira e no micro-ondas, viu?


Os modelos de inox, por exemplo, são perfeitos pra montar saladas de maionese no fim de semana e depois ser levada direto pra geladeira. E o bom é que elas têm formatos bonitos e que enfeitam mais a sua mesa!


Outros tipos, como os de cerâmica, vão ao micro-ondas com segurança, tá? Então dá pra preparar receitas, servir nas travessas que preferir e depois esquentar o que sobrou nesse eletrodoméstico rapidinho.


 


As travessas de inox são ótimas pra servir saladas e podem ir na geladeira


Modelos de travessas e refratários


O melhor é apostar em ter vários tipos de travessas e refratários, viu? Afinal, sempre tem uma comida que precisa ser aquecida no forno e outras no micro-ondas! E o bom é que dá pra encontrar conjuntos de travessas tradicionais e refratários!


Eles podem vir com tampa e em tamanhos diferentes, o que facilita na hora de guardar e também de montar um jogo bem bonito na mesa e servir as refeições!


No caso dos refratários, ainda dá pra usar o jogo pra cozinhar vários alimentos ao mesmo tempo. Enquanto a carne vai no modelo maior, numa das grades do fogão, os legumes são assados no menor, na outra grade.


 


Do forno pra mesa, o jogo vem com 3 refratários pra cozinhar e servir com praticidade


Agora é só escolher suas travessas e refratários! Aqui no Magazine Luiza tem muitos modelos!


Saiba mais


Que tal deixar a hora de cozinhar ainda mais prática? Aqui eu te conto como preparar receitas deliciosas no forno de bancada. Vem ver!


Quer variar na hora das refeições? Baixe o aplicativo Tastemade pra Android e iOS pra conferir opções deliciosas e fazer em casa!


E se você precisar de uma ajuda pra deixar sua cozinha mais completa, pode contar com os nossos parceiros! Clica aqui pra pedir a instalação dos seus eletrodomésticos de um jeito fácil!