Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Vantagens da agulha veterinária

Vantagens da agulha veterinária

Conheça o produto indispensável pra cuidar das cabeças de gado

Pecuária

Atualizado em 18 Nov 19

2 min de leitura

Se você cria gado, precisa deixar as vacinas dos animais sempre em dia, viu? E aplicar a medicação fica bem mais fácil com a agulha veterinária! Diferente das agulhas comuns, ela é feita de aço inoxidável, não entorta e pode ser usada diversas vezes. Quer saber mais sobre ela? Vem comigo!


Tipos de agulha

A agulha veterinária pra pecuária pode ser de vários tipos, sabia? Pois é! E as medidas delas são divididas em calibres. Além disso, pra cada uso tem uma própria. Por exemplo, pra vacinas contra febre aftosa, tuberculose, raiva, clostridiose, carbúnculo e endectocidas, que são subcutâneas, as medidas mais indicadas são as de 10×15, 15×15 ou 10×18.


Já se o gado adoecer e precisar de tratamento com injeção no músculo, as medidas de agulha intramuscular são 30x15, 25x15, 20x20 ou 30x20, viu?


E se um dos animais tiver com uma doença que exige medicação na veia, ela deve ser aplicada com agulhas nas medidas 40x20 ou 30x20 por um veterinário, combinado?


Vacine seu gado

Pra vacinação exigida pela ANVISA e outros órgãos de controle de saúde, são usadas agulhas numa pistola também chamada de canhão. É bem simples e você mesmo pode fazer! E se quiser escolher uma agulha que serve pra praticamente todas as vacinas, a de 15×15 é ótima!


Ah, e se você tiver muitas cabeças de gado, calcule a quantidade de agulhas de acordo com quantos frascos de vacina vai precisar, tá? Porque o ideal é usar uma por frasco e depois fazer a troca. Assim você evita que o gado tenha algum problema de inflamação com o uso prolongado de uma agulha só!


Agulhas vêm em pacotinhos de 10 unidades e podem ser reaproveitadas


Cuide bem das agulhas

Depois que a vacinação termina, não precisa jogar a agulha fora, tá? É só lavar com água e sabão neutro e por em água pura pra ferver. Quando levantar fervura é só tirar, secar bem e guardar num lugar limpo, longe do sol e da umidade.


E olha só: nunca use nenhum produto além de água fervente pra esterilizar a agulha veterinária, tá? É que alguns produtos, como álcool, podem deixar restos no metal e criar uma reação com a vacina que corta o efeito dela.


Agora que você já sabe sobre as agulhas veterinárias, clica aqui que eu vou te contar sobre outros produtos que não podem faltar na pecuária.


Que tal escolher aqui no Magazine Luiza a agulha veterinária pra deixar a saúde do gado sempre em dia?