Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Do clássico ao Popular

Aprenda sobre o Saxofone

Instrumentos de Sopro

Atualizado em 31 Jan 12

2 min de leitura

Saxofone um instrumento de bandas militares ao jazz, de óperas ao soul, do blues a MPB... assim podemos definir esse instrumento de sopro, conhecido por seu formato de cachimbo e por sua sonoridade mista. O sax ultrapassou barreiras e conquistou o mais diverso público.

Inventado em 1840 pelo judeu Antoine Joseph Sax, mais conhecido como Adolphe Sax, o instrumento só foi apresentado ao público quatro anos mais tarde na Paris Industrial Exibicion e no mesmo ano foi incluso no famoso coral francês Chant Sacre.

Diferente do que pensamos, o sax possui diferentes modelos, como o saxofone tenor, o saxofone alto e o saxofone soprano, que apesar de parecidos têm sonoridades diferentes.

Algumas curiosidades sobre o Sax é que como foi criado por um judeu, na Alemanha neo-nazista os saxofonistas era perseguidos pelo exército, pois estes acreditavam ser uma afronta ao país e uma apologia a religião judaica.  Outra particularidade na história do instrumento é que apesar de ser de metal, dentre os instrumentos de sopro (separados entre metais e madeira) o sax se encaixa na família das madeiras, isso porque apresenta em sua construção a palheta simples, com o corpo cônico do oboé, e a boquilha do clarinete, com o mecanismo de chaves de flauta moderna, só introduzido em 1847 por Böehm.

Ele possui uma característica de poucos instrumentos musicais, pois não foi criado a partir de outro instrumento, foi inventado e projetado desde o início sem partir de nenhum outro modelo.

A popularidade do sax veio um século após a sua invenção, antes utilizado em bandas militares, corais, óperas, blues entre outros ritmos não muito populares, atingiu seu auge por volta do ano de 1910, com o surgimento do jazz em Nova Orleãs. A febre do jazz impulsionou a crescente popularização do sax. Hoje utilizado nos mais diferentes ritmos, vindo desde o clássico jazz a música popular brasileira, o sax continua arrebatando os corações das pessoas com uma coisa em comum: a boa música.

Nomes como Kenny G, John Coltrane, Joe Mcphe, Pixinguinha e João Frederico (mais conhecido como Derico, do famoso sexteto do Programa do Jô) ficaram conhecidos por suas habilidades e por que não sensibilidade ao tocar um saxofone. Nas músicas atuais devemos destacar Amy Winehouse, que incluía o sax em todos os arranjos de suas músicas.

O saxofone é perfeito para todos os ritmos musicais, pois transforma qualquer simples percussão nas mais belas melodias. Porém se temos que destaca-lo em alguns ritmos podemos fazê-lo em alguns como jazz, blues, folk, soul e R&B.

Combinar o sax com outros instrumentos é muito fácil, devido ao seu som peculiar encaixa-se fácil e perfeitamente aos outros. Como exemplos poderíamos citar dos mais sutis como flauta, flauta doce, gaita, clarinete e piano aos mais pesados como guitarra, contra-baixo e baterias.

Se você adora uma boa música, tem habilidade controlar as notas com os dedos e fôlego esse é o instrumento exato para você. Você poderá tocar os mais diferentes ritmos com um só instrumento, sem contar o charme e a elegância que um saxofone proporciona a seu músico.

E então depois de conhecer um pouco mais sobre esse maravilhoso instrumento o que você está esperando? Compre o seu sax e sinta o prazer de tocar e encantar à todos com uma boa música.