Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

O que é fundo fotográfico?

O que é fundo fotográfico?

Conheça esse importante acessório pras sessões de foto

Estúdio e Iluminação

Atualizado em 24 Jan 23

3 min de leitura

Gente, o fundo fotográfico é um dos principais acessórios usados em estúdios ou sessões de foto. Ele pode ser branco, colorido ou estampado e fica atrás da pessoa ou objeto pra esconder a parede, o chão e outros objetos que não precisam aparecer na imagem. Vem comigo saber do que é feito e conhecer suas principais vantagens!


Do que é feito o fundo fotográfico?


Olha, o fundo fotográfico é encontrado em materiais como papel, tecido ou adesivo plástico.


O de papel é bem fácil de achar, além de ser leve, enquanto o fundo fotográfico em tecido dura bastante tempo e, quando tá sujo, pode ir direto pra máquina de lavar.


Só não se esqueça de passar direitinho, pra deixar bem esticado pro próximo uso, tá?


Agora, o fundo fotográfico em adesivo vai direto na parede. Aí, quando cansar ou precisar de outro, é só tirar o antigo e pôr um novo! Prático, né?

 

Esse fundo fotográfico é ótimo pra sessões de Natal e recém-nascidos


Quais as vantagens do fundo fotográfico?


Como o fundo fotográfico é um cenário, ele valoriza as formas e cores do objeto ou pessoa fotografada. Assim, dá pra deixar a imagem com mais textura, cor e contraste, além de dar destaque pra quem estiver no primeiro plano da foto. Gostei!


O fundo fotográfico também é bem fácil de usar. Como o de tecido ou papel ficam presos em hastes de metal ou na própria parede, dá pra transformar qualquer espaço de casa num mini estúdio de fotografia.


Fundo fotográfico, infinito ou chroma key?


Agora, o fundo branco também pode servir como fundo infinito, ou seja, pra fotografar objetos que vão pra catálogos ou lojas virtuais, como o MagaLu.


Mas se você quiser um fundo pra adicionar efeitos visuais ou um cenário virtual na hora da edição, aí a escolha deve ser pelo chroma key.


Como escolher o fundo fotográfico?


Bom, a primeira dica pra escolher o fundo fotográfico é pensar na utilidade dele. Vai ser pra usar de vez em quando, em casa, ou num estúdio?


Pra fazer algumas sessões fotográficas, o ideal é ficar com o fundo fotográfico de papel ou tecido, já que dá pra montar e desmontar a hora que quiser. Mas se for algo mais permanente, o do tipo adesivo garante que o estúdio esteja sempre pronto pra uso. Legal!


Outra dica é pensar no tema do fundo fotográfico. Alguns são pra datas especiais, como Natal, nascimento do bebê ou Páscoa. Outros vêm com temas que podem ser usados o ano todo!


E anota aí: o tamanho do fundo fotográfico também é importante, já que precisa caber na parede que você escolheu e ser do tamanho da pessoa ou do objeto fotografado.

 

Esse fundo fotográfico já vem com estrutura de apoio e diferentes opções pra trocar


E aí, gostou? O fundo fotográfico que você quer tá aqui no Magazine Luiza! Aproveita!


Saiba mais:


Na matéria Tudo Sobre o Rebatedor e o Difusor, eu te mostro os modelos diferentes pra cada tipo de iluminação! Eles vão te ajudar bastante nas sessões de fotos no fundo fotográfico.


O Adobe Photoshop, programa que edita fotos, inclusive feitas no fundo fotográfico, também pode ser usado no celular. Esse app tá disponível pra Android e iOS!


E se precisar de uma ajuda pra montar os outros móveis do seu estúdio de fotos, pode contar com a ajuda dos nossos parceiros.

 

Aproveite pra conferir ofertas de suporte para fundo fotográfico e ter o conjunto completo.