Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Grama sintética ou natural: qual escolher?

Grama sintética ou natural: qual escolher?

Confira as características, vantagens e como cuidar de cada tipo

Plantas

Atualizado em 24 Mar 23

4 min de leitura

Gente, decidir entre grama sintética e grama natural é uma tarefa importante pra quem cuida de casa, mas isso pode gerar muitas dúvidas, hein! É que os dois tipos têm vantagens e características que precisam ser colocadas na ponta do papel antes de definir qual será usada. Quer saber mais sobre isso? Então vem comigo que eu te falo:

 

Conheça melhor a grama sintética e a natural

Pra começar, é legal saber que tem 5 critérios bem importantes na hora de decidir qual o melhor tipo de grama pra você, tá? Manutenção, custo, limpeza, durabilidade e conforto são as principais características que costumam ser levadas em consideração na hora de escolher entre a grama sintética e a natural.

 

Manutenção 

Olha, no caso da manutenção, a grama sintética é mais fácil de cuidar do que a natural, viu? É que ela não precisa de poda e nem ser regada, por exemplo. Na verdade, pra ficar em boas condições, a grama artificial geralmente só tem que ser higienizada e escovada. Adorei!

 

Grama sintética é uma ótima opção pra áreas de lazer

 

Já pro gramado natural, o mais indicado é contratar um serviço de jardinagem. É que pra ele se manter bonito e não atrair insetos ou outros problemas, precisa ser regado, podado e tratado do jeito certo com frequência.

 

Custos: a curto prazo, grama natural costuma sair mais em conta

Pra chegar a uma definição, você vai precisar levar em consideração alguns fatores, sabe? É que, se a ideia for gastar menos a curto prazo, a grama natural geralmente tem um preço menor! 

 

Mas isso não significa que ela é a mais em conta em todos os casos. É que, como a natural precisa de uma manutenção frequente ao longo dos anos, com irrigação, adubação, poda, pesticidas e inseticidas, por exemplo, a médio e longo prazo a sintética acaba sendo bem vantajosa também, pois o valor investido é maior só no início, pra preparação do terreno e instalação.

 

Profissionais de jardinagem estimam que, em média, em cinco anos o custo da grama natural se iguale ao da grama sintética.

 

Depois disso, como os gastos com o gramado natural continuam, e com a artificial não, a grama sintética acaba ficando bem em conta.

 

Limpeza

Nesse quesito, os cuidados com a grama sintética acabam sendo mais fáceis do que os com a grama natural.

 

É que, pra manter a sintética do jeito adequado, só tem que varrer, aspirar ou escovar em cima. Agora, se ela tiver bem suja, aí vai precisar de uma limpeza com detergente neutro e água. 

 

A grama natural, por outro lado, demanda uma atenção maior. É que ela pode gerar lama e, mesmo limpa, acabar atraindo insetos. Aí os cuidados têm que ser frequentes pra não correr riscos de gerar problemas, né?

 

Durabilidade

A grama natural pode durar muitos anos, sabia? Pois é! Se ela tiver com a manutenção em dia, não tem um prazo definido pra ser trocada. Amei!

 

Já a grama sintética geralmente dura de 15 a 25 anos, se tiver com os cuidados certinhos.

 

Mas antes disso, em determinadas situações, ela pode precisar ser trocada ou emendada com outras placas.

 

Conforto: grama natural deixa o ambiente mais fresquinho

Mesmo com algumas vantagens da grama sintética, não dá pra negar que a grama natural tem benefícios incríveis, né?

 

Um desses é a sensação térmica. A temperatura na grama natural fica até 15°C mais baixa do que a do resto do ambiente, o que pode ajudar a refrescar sua casa. Um luxo, hein!

 

Pra locais que não têm entrada direta de sol, grama sintética é a melhor opção

 

Tem pet em casa? Saiba qual grama escolher!

Que cães e gatos adoram grama não é uma novidade! Agora, saber qual delas vai ser a melhor pra eles nem sempre é fácil.

 

Isso porque a grama natural absorve os dejetos e dá conforto pras patinhas, já que não ficam quentes. O problema é que elas fazem lama e a casa pode virar uma bagunça com eles pisando na grama e entrando e saindo da sala, por exemplo.

 

A grama pode deixar a temperatura mais amena pros pets

 

Porém, a grama sintética não absorve os dejetos e precisa ser limpa com água, mas facilita a deixar a casa limpinha por não ter lama. Aí sim!

 

Afinal, qual é melhor: grama sintética ou natural?

Olha, já deu pra ver que a melhor grama vai depender muito do seu perfil, né? Se você cuidar direitinho, a grama natural pode ser uma opção incrível já que, dependendo da manutenção, chega a durar por muitos anos!

 

Além disso, ela deixa o ambiente mais fresquinho e passa uma sensação de contato direto com a natureza. Ela é indicada principalmente pra locais abertos, com presença da luz do sol.

 

Agora, se você prefere menos investimento em manutenção ou não conta com sol batendo diretamente ali no local, a grama sintética é a decisão ideal! Outro fator bem legal é que ela pode ser colocada em vários lugares, inclusive dentro de casa. Adorei!

 

Foi legal conhecer mais sobre grama sintética x grama natural? Aproveita que aqui no Magazine Luiza a gente tem opções incríveis e faça sua escolha!

 

Saiba mais

Falando em casa, nada melhor do que decorar seu espacinho de um jeito prático e rápido, né? Na matéria Decorando com a Parede 3D eu falo sobre um item que te ajuda na reforma.

 

E se quiser ter uma ideia de como vai ficar a decoração com grama sintética, grama natural ou até a parede 3D, uma opção é baixar o aplicativo Room Planner. Ele tá disponível pra Android e iOS. Adorei!

 

Ah, nossos parceiros podem deixar essas mudanças muito mais rápidas, viu? É só acionar os serviços!