Planejamento Estratégico: o que é?
Saiba como ele pode ajudar a rotina das empresas
Livros de Administração
Atualizado em 8 Set 21
4 min de leitura
Gente, os livros de planejamento estratégico te ajudam a montar o passo a passo dos projetos da empresa e aprender como pôr eles em prática, viu? Com essas obras, você pode criar objetivos e metas que precisa alcançar e ações que vão aumentar os resultados. Legal! Vem comigo conhecer melhor!
Por que ele é importante?
Com planejamento estratégico dá pra entender certinho o que você precisa fazer na firma, em quanto tempo e como executar cada uma das etapas, tá? E tudo isso fica mais fácil com métodos, estudos e práticas que dão aquela mãozinha na hora de criar planilhas e escrever as análises. Demais!
E olha, quando for planejar, títulos de administração, inovação e desenvolvimento pessoal são muito importantes porque te fazem ganhar tempo no processo. Além disso, são bons pra manter a empresa sempre atualizada do que tá acontecendo no mundo e mudar algumas áreas.
Esses livros costumam mostrar estudos de caso de grandes firmas que tiveram resultados incríveis e ensinam a ler os dados de um jeito simples. O que é ótimo na hora de criar ou rever planos, principalmente os que são feitos uma vez por ano, por semestre e até aqueles mensais, com metas de curto prazo, sabe? Aí sim!
As etapas do planejamento
A primeira fase é saber o que é a organização. Nessa parte você pensa qual é a missão e o que a empresa quer construir no futuro, além da imagem que ela passa, os pontos fortes e fracos. A análise é chamada de matriz SWOT.
Já a segunda etapa é o mapa estratégico, a lista de objetivos e metas de curto, médio e longo prazo que precisa atingir. É aqui que o gestor deve se perguntar o que tá pedindo pra melhorar na rotina e quais as mudanças que tem que fazer pra alcançar os objetivos. Gostei!
É durante a segunda fase, ainda, que acontece a análise dos concorrentes e das mudanças que passam no mundo e que podem afetar os resultados da firma e o jeito como lida com a área, clientes e fornecedores.
O caminho até o resultado
Um dos pontos do planejamento estratégico que é fundamental pro sucesso é justamente saber que os imprevistos surgem e os atrasos também. E a etapa que monta o caminho até o resultado final deve ter um plano B e C em caso de contratempos, viu?
Pra isso, é muito bom ler obras que ajudam a desenvolver a liderança pra poder ouvir a opinião de todos os profissionais envolvidos nesse processo. E olha, o trabalho em equipe é essencial até pra checar se o planejamento anda certinho e encontrar soluções pras partes dele que não tão legais, hein?
Depois de fazer o brainstorm, que é a reunião onde todo mundo colabora com novas ideias, é hora de filtrar as melhores e montar a estrutura final do plano.
Livros pra ler da estratégia até a ação
Quando for escrever a análise SWOT, muitas mudanças podem aparecer e pegar a equipe de surpresa. Se o planejamento tiver o período de um ano pra acontecer, por exemplo, fatos da política e até do mundo das finanças te fazem mexer nas datas ou mesmo no plano todinho.
É aqui que entram os ensinamentos da Rita McGrath e outros autores em Inflexão Estratégica. A obra ensina como lidar com situações inesperadas e tomar decisões de última hora. Dá pra encontrar vários estudos de caso, como a famosa loja de brinquedos Toys R Us e Netflix.
O mais legal é que algumas notícias parecem ruins, mas depois viram grandes oportunidades de crescer e chegar a resultados bem melhores daqueles imaginados. Amei!
Outro detalhe é que, pra identificar essas oportunidades, você precisa investir em inovação. Assim consegue prever tendências que chegam só no próximo ano ou saber ler os dados quando as novidades aparecem sem aviso e obrigam as empresas a se reinventarem.
O livro ensina que prever o futuro pode ser a diferença entre falir ou lucrar muito
Liderança é indispensável
Quando fizer o brainstorm pra ouvir funcionários, é importante identificar as pessoas que contam com muita experiência e mostram de um jeito prático problemas e soluções, né?
Pra isso, títulos que juntam estratégia com Inteligência Emocional são coringas pra gestores! Um deles, A Arte de Lidar com Pessoas de Jamil Albuquerque, é a dica pra aproveitar ao máximo as reuniões e filtrar ideias que realmente merecem sair do rascunho.
Uma das principais discussões que o autor traz é quando as lideranças sabem o que fazer mas não como. E situações em que a equipe acha que já dominava um assunto e, na hora de colocar o plano em prática, descobre que não.
Jamil fala ainda que é indispensável ter humildade e sempre se colocar como aprendiz. Mas nunca diminuir a possibilidade de algo simples ser muito mais difícil na prática. Legal!
O autor usa a filosofia pra identificar ideias difíceis de praticar
O caminho da gestão até o resultado é longo e o planejamento é a parte mais importante dele pra te guiar. Uma obra que ajuda a entender as melhores práticas é o Gestão de Projetos, de Harold Kerzner.
Kerzner oferece o passo a passo pra entender como analisar os dados, estruturar o plano e depois arrasar colocando em prática com dicas de profissionais.
O estudo de caso de algumas das maiores empresas do mundo também é essencial pra saber quais metodologias usaram e o porquê deram tão certo!
A obra mata a curiosidade de como certas empresas chegaram ao sucesso
Gostou? Você encontra temas variados de livros de planejamento estratégico e livros de gramática aqui no Magazine Luiza!
Saiba mais:
Ah, e na matéria 3 dicas de livros pra inovar eu te dou dicas de como a inovação mudou a história de pequenas e grandes empresas!
Quer ler resenhas, organizar o ritmo de leitura e descobrir qual vai ser a próxima obra na estante? Baixe o Skoob pra iOS ou Android.
Por falar nisso, tá precisando de uma estante novinha pra caber toda a biblioteca? Conte com nossos parceiros pra montar móveis.