Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Protetor de piso: o que é?

Protetor de piso: o que é?

Conheça os tipos e as vantagens de usar

Móveis para Escritório

Atualizado em 9 Fev 22

4 min de leitura

Gente, o protetor de piso é o acessório ideal pra te ajudar a deixar a cerâmica, o porcelanato e a madeira, por exemplo, sem manchas e riscos durante a obra, sabia? Pois é! Ele funciona como uma manta, é bem resistente e muito fácil de aplicar, além de também ter tipos pra usar nos pés dos móveis de escritório. Quer saber mais? Vem comigo!


Pra que serve o protetor de piso?


Olha, a principal função do modelo tradicional é evitar que as gotas de tinta ou até mesmo a queda de ferramentas causem algum dano no revestimento, tá?


Na prática, o protetor de piso substitui bem os jornais e a lona durante a reforma na casa, ou seja, consegue cobrir direitinho toda a cerâmica pra não manchar ou riscar.


Mas diferente dos outros materiais, a manta é muito mais resistente contra rasgos, absorve o impacto das ferramentas, fica grudada no lugar certinho sem deslizar e ainda pode ser impermeável. Legal, né?


Vantagens do protetor de piso


Olha, um dos benefícios do acessório é conseguir preservar bem o revestimento pra você não precisar fazer reparos ou a troca dele quando terminar a obra principal.


Então, usando o protetor de piso, além de evitar a perda de tempo com uma nova reforma no cômodo, também dá pra diminuir os gastos. Aí sim, hein!


E mais: a instalação é simples e fácil, a manta dura bastante e dá pra guardar pra reaproveitar em outras obras da casa.


Tipos de protetor de piso


Agora, além do modelo tradicional, também tem tipos indicados pra proteger a madeira e o porcelanato, por exemplo, dos riscos causados pelos móveis.


Aliás, dá pra achar protetores de pisos de vários materiais, tamanhos, formatos e cores, viu? E pra te ajudar a escolher o ideal separei alguns pra você conhecer melhor:


Protetor de piso pra obras e reformas


Bastante tradicional, esse modelo geralmente é formado por duas camadas, uma de polietileno expandido e a outra de filme PEAD, plásticos muito resistentes.


Mas também dá pra achar protetores de piso feito de papel kraft laminado, um material impermeável, ou até mesmo opções que têm um plástico bolha pra diminuir ainda mais o impacto das ferramentas na cerâmica. Muito bom!


Aliás, a espessura da maioria dos modelos é de 2mm, ou milímetros. E você encontra rolos de 5, 10, 15 ou 25 metros, ou m, de comprimento, geralmente com 1,20m de largura, tá?


E apesar do plástico grudar bem no piso, alguns protetores também tem fitas adesivas nas bordas pra manta fixar melhor e não sair do lugar por causa da movimentação durante a obra.
 

Além disso, ele funciona direitinho em todos os tipos de revestimento, por exemplo, na cerâmica, porcelanato, laminado, mármore, granito e até na madeira. Amei!

 

Esse modelo tem a vantagem de ser reciclável


Protetor de piso pra móveis


Agora, outro tipo muito usado no dia a dia nos escritórios pra evitar que as rodinhas das cadeiras risquem o carpete é a versão em tapete, viu?


Esse protetor geralmente é feito de PVC, um material resistente, flexível e simples de limpar. Aliás, a superfície lisa dele ajuda o móvel a deslizar com facilidade, mas sem causar danos no piso.


E pra isso, a maioria dos modelos mede cerca de 1,20m de comprimento e 85cm, ou centímetros de largura, o espaço ideal pra movimentar a cadeira de um jeito confortável.


O tapete protetor é antiderrapante e funciona bem em carpetes, porcelanatos e pisos de madeira.


E além do tipo tradicional retangular e transparente, dá pra achar versões coloridas de diferentes formatos. Por exemplo, algumas têm pinturas imitando revestimentos e outras estampas de desenhos abstratos pra combinar com a decoração do ambiente.

 

Esse tapete é octogonal e de impressão 4k


Como usar o protetor de piso?


Agora, é importante saber o jeito certo de colocar a manta pra cobrir direitinho toda a cerâmica e evitar que alguma parte manche ou arranhe durante a obra. Por isso, separei umas dicas legais pra te ajudar nessa missão, viu?


Pra começar, o piso precisa tá limpinho e seco pro protetor conseguir grudar bem. Aí é só esticar os rolos por todo o cômodo, com o lado do filme plástico pra baixo, combinado?


E mais, dá pra usar uma fita adesiva pra colar uma manta na outra e fazer um acabamento legal pro acessório não sair do lugar. Assim todo espaço, até mesmo os cantinhos, ficam cobertos.


E aí, gostou do protetor de piso? O ideal pra você tá aqui no Magazine Luiza. Aproveita!


Saiba mais


Agora, se quiser conhecer outros itens que também evitam danos na mobília, vale a pena ler a matéria Acessório pra móveis: saiba mais.


Já pra ver layouts de projetos de design de interiores e se inspirar na hora de fazer a reforma em diferentes cômodos, tem o app Home. Ele tá disponível pra Android e iOS.


Ah, caso precise de ajuda pra montar os móveis da casa, você pode contar com nossos parceiros pra esse serviço.

 

Aproveite pra conferir as ofertas de cantoneira para piso, parede e escada.