Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Como escolher o protetor solar ideal para mim?

Como escolher o protetor solar ideal para mim?

O protetor solar é fundamental para proteger a pele dos raios solares. Para cada tipo de pele existe um protetor específico. Veja aqui qual passar em você.

Protetor Solar e Bronzeador

Atualizado em 25 Mar 24

6 min de leitura

Gente, o protetor solar é um item bem importante de beleza e perfumaria, né? Além de proteger o corpo e o rosto contra queimaduras de luz e calor, esse cosmético traz um monte de vantagens pra pele e pode até evitar o envelhecimento antes do tempo. Aí sim!

 

Agora, sabia que dá pra achar vários tipos com vantagens e indicações diferentes? Pois é! Se quiser ver mais detalhes e algumas dicas pra escolher a versão ideal pra você, vem comigo!

 

Qual é a importância do protetor solar?

O protetor solar é um verdadeiro amigo da pele. Ele forma uma camada que evita que a radiação, ou seja, a energia do sol, entre no organismo e acabe causando danos. Bem tecnológico!

 

Olha só, a ação desse cosmético acontece de dois jeitos. Primeiro, previne que os raios do tipo UVB, ou ultravioleta B, queimem a cobertura do corpo e deixem o rosto e o corpo vermelhos ou machucados.

 

O bom é que isso diminui as chances de ter insolação, ardência e outros desconfortos depois de tomar sol. Sem falar que forma uma armadura turbinada contra o câncer de pele, hein? Gostei!

 

O filtro solar também bloqueia a radiação do tipo UVA, um raio muito forte que consegue entrar bem fundo na pele e prejudicar esse órgão um pouquinho de cada vez.

 

Daí, com a camada extra sobre o corpo, você evita manchas, rugas, flacidez, envelhecimento antes do tempo e até mutações no material genético que poderiam gerar várias doenças. Superimportante!

 

Devo usar protetor solar todos os dias?

Mas pra aproveitar bastante as vantagens do protetor, precisa aplicar direitinho todos os dias, mesmo se tiver nublado, chovendo ou for ficar dentro de casa, tá? É que a radiação é tão poderosa que consegue atravessar as nuvens, vidros e janelas.

 

Além disso, até a luz artificial de computadores, televisões e celulares pode fazer um mal danado pro rosto e pro corpo se eles não tiverem bem cobertos com esse dermocosmético. É melhor se prevenir!

 

Esse filtro solar tem proteção UVA, UVB e ação repelente

 

Como escolher o filtro solar pra minha pele?

Outro passo importante pra ter o máximo de segurança contra os raios de sol é saber como escolher o protetor solar ideal pra você. Dá pra achar um monte de versões e cada uma é a pedida certa pra rotinas e necessidades diferentes!

 

Textura do protetor

Pra começar, vale a pena considerar a textura do filtro. Por exemplo, pra quem quer evitar o ressecamento, as opções em creme, mais grossinhas e com ingredientes hidratantes, são tudo de bom!

 

Já os protetores leves e aquosos, como os géis, são bons pra cuidar de peles oleosas ou mistas. Costumam ser absorvidos rapidinho, sem pesar ou deixar uma sensação pegajosa.

 

Protetor solar líquido, em spray, em pó ou em bastão?

O formato do cosmético faz toda a diferença. Por exemplo, versões líquidas em spray são bem refrescantes e superfáceis de passar. É só espirrar um pouquinho no corpo ou no rosto e espalhar pra aproveitar! Essa é uma ótima ideia pra aumentar a segurança das crianças no verão, hein?

 

Falando nisso, o protetor solar em bastão também arrasa quando o assunto é ser prático. Ele vem na forma sólida, como se fosse um batom, e basta deslizar o conteúdo na pele pra se proteger contra a radiação. Ideal pra levar na bolsa ou na mochila e reaplicar ao longo do dia.

 

Tem ainda o protetor solar em pó, que é um sucesso na hora de manter a maquiagem no lugar sem deixar a saúde de lado. Dá pra passar em cima da produção com um pincel ou uma esponja, guardar numa bolsinha junto com a make e reforçar sempre que precisar. Amei!

 

Esse protetor solar em pó vem com espelho pra facilitar a aplicação

 

Qual fator de proteção solar escolher?

O fator de proteção solar, ou FPS, é o dado que mostra por quanto tempo o filtro consegue agir antes de aplicar. A informação costuma tá na embalagem ou na descrição e vale a pena dar uma olhadinha antes de escolher.

 

O ideal é dar preferência pra versões com, no mínimo, 30 FPS, combinado? Esse número ajuda o corpo a demorar 30 vezes mais tempo pra ficar vermelho e é suficiente pra até 5 horas.

 

Já quem tem pele sensível ou fica muito ao ar livre pra se exercitar, trabalhar ou passear, por exemplo, precisa aumentar a proteção. Nesse caso, pode apostar em opções com fator a partir do 50.

 

Pra completar, o FPS 60 e o 70 são os indicados pra aproveitar um dia ensolarado na praia ou na piscina sem medo de se queimar ou machucar a pele. É só reaplicar direitinho no tempo que as instruções pedem. Alguns funcionam por até 12 horas.

 

Protetor solar com cor ou sem cor?

Além dos filtros transparentes, sabia que também dá pra encontrar tipos de protetor solar com cor facial e corporal? Pois é! Eles têm função 2 em 1, já que agem como barreira de segurança contra a radiação e como maquiagem. Que chique!

 

Olha só, se a ideia é dividir o mesmo tubinho com a galera ou criar um acabamento natural, a dica é escolher uma opção sem cor. Assim, você aplica em pessoas com tons diferentes sem deixar marcas.

 

Agora, pra agilizar a rotina de beleza antes de sair de casa, as versões com cor podem ajudar. É só aplicar no corpo e no rosto pra cobrir manchas, partes vermelhas e imperfeições. Nem precisa passar base e corretivo

 

Posso usar o mesmo protetor pra corpo e rosto?

Se você tiver sem o protetor solar facial por perto, como em viagens e acampamentos, tudo bem usar o corporal de vez em quando pra cobrir o queixo, as bochechas e a testa. Mas, sempre que puder, vale a pena usar os tipos especiais pra cuidar dessas áreas.

 

É que as necessidades do rosto são diferentes dos braços, das pernas e das costas, por exemplo. Por isso, os filtros próprios pra essa parte do corpo contam com ingredientes que levam esse detalhe em conta e ajudam a deixar tanto a beleza como a saúde em equilíbrio!

 

Por exemplo, o protetor solar para o rosto para pele seca costuma vir com hidratantes. Daí, além de formar a armadura contra os raios UVA e UVB, evita que a água escape e mantém a maciez em dia.

 

Enquanto isso, as versões antioleosidade previnem o aparecimento de cravos, espinhas e o excesso de brilho na face. Assim, o rosto pode ficar lisinho e longe dos danos da radiação. Incrível!

 

Esse kit vem com um protetor solar pro corpo e outro pro rosto

 

Como escolher o protetor solar facial?

Antes de decidir o melhor filtro pra você, é importante entender as necessidades da rotina e o tipo de pele. Por exemplo, se gosta de tá sempre com a maquiagem feita, mas tem pouco tempo pra isso, é legal escolher um protetor solar facial com cor em pó ou bastão.

 

Pra dar uma forcinha no tratamento contra a acne, dá pra investir num protetor solar para pele oleosa com textura leve, como em sérum ou gel.

 

Nas épocas frias ou secas, ou se a pele descama e parece sem brilho, os filtros em creme hidratantes ajudam a evitar o ressecamento.

 

Além disso, tem modelos próprios pra faces sensíveis, como aquelas com rosácea, que ficam irritadas ou vermelhas quando você usa cosméticos.

 

E tudo isso sempre levando em conta o FPS, combinado? Dá pra achar opções,  com fator de até 99, como o protetor solar La Roche-Posay!

 

Qual protetor solar pro corpo comprar?

Na hora de escolher o filtro contra radiação pro corpo, uma dica é considerar o tipo de aplicação. Por exemplo, pra passar rapidinho nas crianças durante as férias, o protetor solar infantil em spray é ótimo.

 

No calor, também pode ser interessante evitar cremes com textura oleosa. O protetor solar Neutrogena da linha Sun Fresh é um bem legal, porque tem uma composição livre de óleo que é muito resistente ao suor.

 

Existe protetor solar à prova de água?

Por falar nisso, os filtros à prova de água ajudam a segurar a proteção quando você entra no mar, na piscina ou na cachoeira. É que eles formam uma barreira extra contra a ação do líquido.

 

Mas, mesmo nesses casos, é importante reaplicar no tempo que o manual ou a embalagem pede. Assim, fica mais fácil manter a segurança reforçada durante o dia todo!

 

Como remover o filtro solar corretamente?

Um sabonete próprio pro tipo de pele que você tem já costuma ser suficiente pra tirar uma boa parte do protetor solar. Agora, pra fazer uma higiene bem completinha, o ideal é seguir um ritual de dois passos.

 

Pra começar, pegue um óleo de limpeza ou bálsamo demaquilante e passe na pele seca com movimentos suaves. Depois, use um pouco de sabão e bastante água pra remover o restinho do filtro e o óleo. Prontinho!

 

Ah, pra completar os cuidados, também é bom aplicar um hidratante todo dia depois de tirar esse cosmético, viu? É rapidinho e faz muito bem!

 

Gostou? As melhores opções de protetor solar tão te esperando aqui no Magazine Luiza. Vem conferir!

 

Saiba mais

Além do filtro, do sabonete e do hidratante, tem vários outros cosméticos que ajudam a prevenir o ressecamento, o envelhecimento e as famosas ruguinhas, sabia? Pois é! Na matéria Já conhece o esfoliante corporal? eu te mostro um deles.

 

E se quiser recomendações de como manter uma rotina de cuidados com a pele, uma boa opção de app é o TroveSkin. Ele tá disponível pra Android e IOS.

 

Ah, precisa de ajuda pra montar os móveis do cantinho de beleza? Conte com o apoio dos nossos parceiros pra esse serviço e muitos outros!