Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Acerte na escolha do doce de leite

Acerte na escolha do doce de leite

Vem conhecer os tipos dessas sobremesa deliciosa

Alimentos

Atualizado em 10 Fev 21

3 min de leitura

Olha, o doce de leite é uma sobremesa muito prática que dá pra comer pura e também usar em um monte de receitas, como bolos, tortas, tapioca e churros! E o legal é que dá pra encontrar esse alimento em diferentes versões. Por isso, eu preparei uma listinha pra ajudar a escolher o ideal!


Doce de leite cremoso: pra comer puro ou em receitas


Gente, o doce de leite cremoso é ótimo pra quando bate aquela vontade de comer uma sobremesa, né? É só colocar na colher e se deliciar!


Mas também é perfeito pra passar no pão, na tapioca ou no crepe. E até mesmo pra usar como ingredientes pra receitas.


Dá pra achar em latas, potes de vidro, em embalagens individuais ou bisnagas, um tipo muito bom pra rechear bolos, tortas, brownies e pavês, entre outros doces. Já que é só cortar a pontinha com ajuda de uma tesoura que ele fica que nem um saco de confeitar, sabe?


Agora, tem dois tipos de doce de leite cremoso: o mineiro e o internacional, que é a receita vindo de países como Argentina e Uruguai. Como o jeito de preparar muda, o sabor, a cor e até mesmo a consistência é diferente!

Doce de leite cremoso mineiro


A receita mineira costuma usar só leite condensado e açúcar. Por isso, fica com a cor marrom claro e a textura é bem mole, que nem um creme.

 

Esse doce de leite é produzido na cidade mineira de Cambuí


Doce de leite cremoso argentino ou uruguaio


Já os que seguem as receitas desses países costumam ter cor de caramelo, além de consistência firme, ideal pra cobertura de bolos.


Isso porque leva dose extra de bicarbonato de sódio, que muda a cor e a textura. Também pode ter extratos ou essências na mistura. Assim, fica com um toque de baunilha e canela, por exemplo. 
 


Esse doce de leite cremoso é argentino


Doce de leite de corte: lembra um bala


O doce de leite de corte é durinho e dá pra comer de fatias. E ele é encontrado embalado em porções individuais, o que é bom pra levar na mochila!


Mas também tem opção inteiro, em rodelas, que nem um queijo. Ou em retângulos, igual a goiabada. Daí, precisa da ajuda de uma faca pra cortar.


Ah, e esse tipo é perfeito pra comer junto com queijo branco, viu?

 

O doce de leite de corte é mais escuro, pois fica um tempo maior no fogo, tá?


Pingo de leite: pra levar em mochilas ou bolsas


O pingo de leite é um tipo de doce de leite durinho por fora e cremoso por dentro. Por isso que ele derrete na boca. Aí sim, hein? E vem em porção individual, dá pra levar pra escola ou trabalho de um jeito prático!

 

Esse pote vem com 50 unidades do pingo de leite


Doce de leite fit, light, zero e sem lactose


Vai começar dieta ou não pode consumir muito açúcar? Então, pode apostar em doces de leite fit, light ou zero! Esses costumam ser preparados com adoçante e tem versões até com leite desnatado. Uau!


Já quem não pode com leite, não precisa passar vontade! É só encontrar um doce de leite feito com leite sem lactose!


E o melhor ainda é que esses tipos tão disponíveis em versões cremosas e de corte. Aí sim, hein?

 

Esse doce de leite zero lactose é cremoso e segue a receita mineira


Doce de leite com outros ingredientes


E que tal um doce de leite com coco, chocolate ou paçoca? É possível achar essa sobremesa misturada com esses e outros ingredientes nas versões cremosa e em corte.

 

Esse doce de leite de corte é com coco


E aí já sabe qual é o seu tipo de doce de leite favorito? Aqui no Magazine Luiza tem todos esses!


Saiba mais:


Depois de aberto, o doce de leite cremoso tem que ficar na geladeira, tá? Se tiver precisando de ajuda pra instalar um refrigerador, é só contar com a ajuda de nossos parceiros! Conheça os serviços deles.


Ah, o doce de leite não pode faltar no alfajor, né? Pra saber mais sobre essa sobremesa, vem conferir a matéria Tudo sobre alfajor.


Aliás, se você adora postar fotos de alfajores, doces de leite e outras sobremesas, vale a pena conhecer o app Foodie, que traz vários filtros próprios pra deixar as receitas lindas. Ele tá disponível pra iOS e Android.