Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Alimentos congelados: praticidade!

Alimentos congelados: praticidade!

Essas comidas podem ajudar bastante no dia a dia!

Alimentos

Atualizado em 25 Ago 21

3 min de leitura

mãos abrindo gaveta da geladeira e ela está com legumes congelados

Gente, os alimentos congelados são comidas muito práticas pra agilizar o dia a dia, viu? Além de ajudarem a economizar tempo na hora de cozinhar, podem manter o sabor e os nutrientes conservados por vários meses. Quer saber mais sobre esse tipo de alimento? Vem comigo!


Pratos prontos: é só descongelar e aproveitar


Pra começar, os pratos prontos congelados são ótimos pra quem tem a rotina corrida. Isso porque dá pra ir ao mercado algumas vezes por mês e guardar as embalagens no freezer.


E são várias opções! Por exemplo, se ficar com vontade de comer uma guloseima no fim de semana, pode apostar nas lasanhas, pizzas e batatas fritas pré-prontas. Como já vêm quase no ponto ideal, é só colocar no fogão ou micro-ondas por uns minutos e aproveitar!


Também dá pra achar comidas básicas congeladas, como arroz, feijão e molhos. Uma boa ideia é ter no congelador pacotes de strogonoff, escondidinho de carne e frango assado pra quando precisar almoçar rapidinho.


E ainda tem embalagens com quantidades diferentes pra servir uma, duas ou várias pessoas. Aí pode descongelar só o que for comer naquela hora ou até deixar porções individuais no freezer do trabalho.

 

pacote de molho provençal com camarão, arroz e batata congelada da vivenda do camarão

Esse pacote de 400g, ou gramas, é ideal pra uma porção


Pães e doces congelados são ótimos lanches


Agora, se bater vontade de uma sobremesa depois do almoço e tiver pouco tempo pra fazer, conte com as tortas, bolos e docinhos congelados. Alguns tipos só precisam de uns minutos fora da geladeira e outros têm que ir ao micro-ondas pra finalizar o preparo, tá?


E sabe quando vem visita em casa e você quer servir um lanche? Esses alimentos também arrasam! Dá pra achar várias versões de salgados recheados e pães que ficam prontos rapidinho no forno.


Hortaliças pré-cozidas podem durar bastante


Se quiser mais itens saudáveis nos almoços e jantares, pode investir nos legumes congelados. Tem pacotes com ervilhas, brócolis, cenoura e até hortaliças pré-cozidas e misturadas.


Assim fica fácil comer um vegetal diferente por dia, né? O melhor é que a temperatura baixa ajuda a conservar as vitaminas que tem neles por bastante tempo. Arrasou!


Por falar nisso, outra opção deliciosa e versátil é investir em saquinhos com frutas congeladas, como morangos, framboesas ou bananas, que são ideais pra fazer geleias, sucos e vitaminas geladinhas quando tiver calor.


Dica pra descongelar legumes e frutas


E pra ajudar a manter o sabor e a textura, é bom tomar alguns cuidados quando tirar os vegetais do freezer. O ideal é descongelar eles em água fria ou na geladeira mesmo, hein?


Alimentos congelados podem ser combinados com frescos


Olha, quando for planejar as refeições da semana, é legal equilibrar bem a alimentação pra ter todos os nutrientes que o corpo precisa. Uma dica é variar o consumo das comidas congeladas com opções frescas.


Ah, também é importante prestar atenção na data de validade dos itens. Por exemplo, alguns podem ficar no freezer por até doze meses, enquanto outros só duram três.


Aqui no Magazine Luiza tem várias opções de alimentos congelados. Vem conferir!


Saiba mais


As refeições prontas ajudam bastante a agilizar o dia a dia, né? Na matéria Pratos prontos: 5 opções práticas eu te conto um pouco mais sobre os outros tipos que tem!


Ah, quando quiser ideias de receitas diferentes pra fazer no fim de semana, é só baixar o aplicativo Tudo Gostoso no smartphone. Tá disponível pra Android e iOS.


E se precisar de uma mãozinha pra instalar o freezer ou a geladeira na cozinha, conte com os nossos parceiros!