Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Cinta ou funda pra hérnia: conheça

Cinta ou funda pra hérnia: conheça

Descubra pra que serve e pra quem ela é indicada!

Ortopédicos

Atualizado em 6 Abr 21

3 min de leitura


Gente, a cinta pra hérnia, também chamada de funda, é um acessório que ajuda a diminuir as dores causadas pela hérnia inguinal. Ela é ideal pra ser usada antes do tratamento cirúrgico, porque previne o crescimento e o tamanho da hérnia. Vem comigo conhecer essa doença e saber como escolher a cinta!


O que é hérnia inguinal?


Olha, a hérnia inguinal é uma protuberância que aparece na região da virilha quando uma parte do intestino acaba rompendo e saindo do lugar. Isso costuma acontecer mais em homens que mulheres, viu? A hérnia pode ser:


Hérnia inguinal direta


Mais comum nos adultos e idosos. Aparece depois que um esforço muito grande é feito, com bastante pressão na barriga. É o caso de carregar objetos pesados demais, como caixas cheias e móveis.


Hérnia inguinal indireta


Costuma aparecer em bebês e crianças por causa de um problema de nascença, quando um pedacinho do intestino fica na região da virilha. Nos dois casos, direta e indireta, o tratamento é com cirurgia.


Por que usar cinta antes da cirurgia?


A cinta ou funda pra hérnia, que parece uma roupa íntima, deve ser usada até o momento da cirurgia, porque não é um tratamento definitivo. O ideal é vestir nos casos de hérnias pequenas que são sentidas em pequenos esforços, como tossir.


Quem recomenda a funda pra hérnia é o médico, que aproveita pra marcar a cirurgia. Se deixar essa data passar e continuar com a cinta, pode aparecer uma inflamação local que vai agravar a situação. Melhor evitar, né?


Como usar a cinta pra hérnia?


A cinta pra hérnia conta com uma almofadinha que precisa ser colocada em cima da hérnia. Ela ainda vem com um passador como se fosse cinto, mas que é elástico. Basta regular e prender no metal.


O segredo é não deixar a funda frouxa, pra comprimir do jeito certo a hérnia. No caso dos homens, eles devem passar primeiro pela região genital. Só depois vêm a virilha e a nádega, ajustando o elástico pelo regulador metálico nas costas.


E pra não ter desconforto, a dica é botar a cinta pra hérnia por cima da roupa íntima e usar no dia a dia, tirando só pra dormir.


Como escolher a funda pra hérnia?


Além da hérnia inguinal, a cinta pode ajudar no tratamento inicial da hérnia dupla, quando tá dos dois lados, e da umbilical, que tá na região do umbigo. É importante saber o tipo da hérnia e o tamanho da funda, que pode ser:


Funda pra hérnia inguinal dupla


A cinta pra hérnia inguinal dupla comprime a hérnia nos dois lados, não deixando que cresça. O tamanho é em cm, ou centímetros, considerando uma volta ao redor da cintura. Ela vai de 65 cm até 120 cm!



Os dois pontos de pressão dessa cinta são pra segurar a hérnia dupla


Funda pra hérnia inguinal


Tem o mesmo objetivo da funda anterior, só que faz a sustentação da hérnia só em um dos lados. Por isso, na hora de escolher, dá uma olhadinha se a almofada é flexível, pra posicionar no lado certo que tá a hérnia, ok? Se não for, aí precisa selecionar uma cinta pra hérnia direita ou esquerda. Os tamanhos também vão de 65 cm a 120 cm.



Essa cinta é pra quem tem hérnia inguinal esquerda


Funda pra hérnia umbilical


A almofada de compressão desse modelo fica mais pra cima, pra alcançar a região do umbigo. Só que ela é mais parecida com um cinto, então não precisa vestir como roupa íntima. Você encontra essa cinta com 65 cm a 120 cm.


As fundas pra hérnia costumam ser feitas com polipropileno, elástico, EVA, viés, atoalhado e ferro. Ah, e são laváveis, sabia? É só botar na máquina de lavar!



A funda pra hérnia umbilical fica acima da roupa íntima, bem na cintura


Dá uma olhadinha nos modelos de cinta pra hérnia que tão aqui no Magazine Luiza!


Saiba mais:


Pra tratar dores em outras regiões do corpo, a matéria Veja os tipos de bandagem elástica te mostra a diferença e as formas de aplicação das fitas de kinésio e das ataduras elásticas.


Se precisar de uma mão pra instalar algum eletrodoméstico na sua casa, sem fazer nenhum esforço, pode contar com a ajuda dos nossos parceiros de serviços!


E pra cuidar de outro tipo de hérnia, a lombar, o app Exercícios de Disco de Hérnia Lombar, que tá disponível pra Android, dá o passo a passo pra diminuir dores nas costas.