Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Combatendo a calvície

Conheça os cuidados e evite a queda de cabelo

Cuidado com o Cabelo

Atualizado em 18 Abr 17

2 min de leitura

               

   

A calvície é um dos problemas que mais preocupam homens e mulheres. Ela ocorre em aproximadamente 50% dos homens e 25% das mulheres e mexe com a sua aparência! Conhecida cientificamente como Alopécia, a calvície é uma perda parcial ou total de cabelos. Normalmente, ela começa com o afinamento dos fios e termina com a interrupção no crescimento.

Com isso, os fios ficam mais finos e provocam as falhas que atingem a região frontal ou a parte superior da cabeça. Nos casos mais graves, restam apenas cabelos nas laterais e atrás da cabeça.

Muita gente acredita que a calvície está ligada apenas a fatores genéticos, que são transmitidos pelos pais e mães, mas não é bem assim! Alimentação incorreta, mudanças no metabolismo do corpo, como o parto, menopausa e andropausa, além de algumas doenças como mau funcionamento da tireoide, estresse e ansiedade, podem causar a calvície.

A higiene inadequada do couro cabeludo também é outro fator que contribui para a queda dos cabelos. O aumento da oleosidade pode gerar caspa e descamação no couro cabeludo, e esses podem ser fatores que levam à calvície.

O uso excessivo de fixadores como o gel de cabelo, secador de cabelo e os banhos com água muito quente podem provocar o aumento da oleosidade, fator que leva à queda dos fios. Para as mulheres, os tingimentos, alisamentos ou permanentes, também são causas da calvície.

                 

A redução da queda é possível graças aos tratamentos disponíveis no mercado. Por isso, é fundamental procurar um médico dermatologista assim que surgirem os primeiros sinais. Ele será capaz de identificar as causas e indicar as melhores soluções para a sua calvície!

A maioria dos tratamentos são pra interromper a queda do cabelo, e prolongar a vida dos folículos capilares. Existem diversas opções que vão do uso de vitaminas e medicamentos, shampoos especiais, até implante capilares.

A caspa é um problema que atinge 50% dos brasileiros, pode causar uma queda grave dos cabelos, causando a calvície se não for controlada. A dica é usar produtos anti caspa pra evitar que isso aconteça.

Os shampoos antiqueda controlam a oleosidade, fortalecem os fios e reforçando o crescimento do cabelo e podem ter ainda componentes que combatem a caspa.

Já os tônicos capilares têm a função de ativar a circulação do couro cabeludo e nutrir os fios, além de ajudar no crescimento saudável do cabelo e de novos fios.

No Magazine Luiza você encontra uma infinidade de produtos para cuidar bem do seu cabelo.