Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Como escolher a tesoura profissional?

Como escolher a tesoura profissional?

Eu vou te contar mais sobre vários tipos desse acessório!

Salão de Beleza

Atualizado em 3 Mai 19

3 min de leitura

                       

Gente, tem vários modelos de tesoura profissional pra dar efeitos diferentes pros cabelos, sabia? E pra quem já tem salão de beleza ou ainda tá começando na área, é importante conhecer o estilo de cada uma pra entender qual o tipo ideal pra cada corte! Vem comigo que eu te conto mais sobre elas!


Fio navalha

Esse tipo de tesoura é bem afiada e por isso ela desliza fácil pelo cabelo na hora de cortar. É ótimo pra fazer cortes mais repicados ou retos de um jeito bem leve, viu?


Tesoura com fio estilo navalha é ótima pra desfiar e dar leveza aos cortes de cabelo


Uma dica: pra dar leveza pros cortes, pode ser legal usar ela depois da fio laser. Mesmo assim, dependendo do efeito do corte, dá pra fazer todo o trabalho com esse modelo.

Ah, tem vários modelos de tesoura navalha, viu? A diferença é a capacidade de desfiar que as lâminas têm! Isso quer dizer que tem tipos que desfiam 10%, 30% e até 50% dos fios numa passada só. Bem legal, né?


Tesoura dentada

Esse estilo também é chamado de tesoura de desbaste. Isso porque ela é muito usada pra cortar grandes volumes e tirar aquela sensação de cabelo pesado.

Os modelos dentados também são muito usados pra cortes masculinos bem curtinhos porque elas conseguem criar um acabamento lindo. Quanto mais dentes, mais ela consegue cortar o volume dos cabelos!


Tesoura dentada verde pra você fazer lindos cortes repicados com muito estilo


As tesouras dentadas também são ideais pra quem tem cabelos tingidos ou que passaram por outros tipos de processos químicos, como relaxamento e alisamento. Como esses fios ficam sensíveis, esse modelo de tesoura consegue deixar o visual bem leve sem danificar os fios!

Também dá pra achar diferentes modelos dessas tesouras, tá? A diferença entre eles é que as com mais dentes são indicadas pros cabelos mais curtos e as outras são melhores pra fios médios e longos.


Tesoura dentada com fio navalha

A tesoura dentada com fio navalha é uma mistura desses dois modelos que te falei e serve pra cortar o cabelo do meio da cabeça até as pontas! Elas costumam ser usadas pra tirar aquele volume dos fios e não o comprimento, sabe? Por isso você nunca deve usar esse tipo quando for cortar os cabelos perto da raiz.


Fio laser

As tesouras tipo laser são muito precisas e por isso são mais usadas nos cortes masculinos e femininos sem efeito desfiado, como as franjas e cortes retos.
 

A tesoura fio laser é incrível pra fazer cortes com acabamentos bem precisos


Ela tem esse nome porque as lâminas têm serras bem pequenininhas que fazem os cortes ficarem perfeitos, dando a impressão de ter sido cortado com laser.


Tesoura térmica

A tesoura térmica tem o diferencial nas lâminas, que esquentam até 150 graus! O legal é que ela corta bem retinho e ao mesmo tempo cauteriza os fios cortados, o que evita pontas duplas. Demais, né?


Escolhendo o modelo certo

Olha, é importante pra profissionais ter sempre um kit básico com tesoura navalha, fio laser e dentada, viu? Esses são os modelos mais comuns e que conseguem te salvar na maioria das situações.
 

Kit com 3 tesouras: ideal pra criar vários tipos de efeitos nos cortes de cabelo


Tem muitas marcas e modelos diferentes de kits de tesouras profissionais, viu? Então, antes de escolher é bem importante avaliar o custo e principalmente o formato delas!

Alguns tipos têm anéis de encaixe nos dedos que são giratórios pra facilitar o movimento durante os cortes ou descansos pra evitar lesões nas mãos, por exemplo.


Ah, quer investir num modelo bem legal de tesoura e fazer ela durar bastante tempo? Então dá uma olhada nessas dicas aqui!

Gostou? Os melhores modelos de tesouras profissionais tão aqui no Magazine Luiza! Vem conferir!