Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Como preparar vários tipos de café

Como preparar vários tipos de café

Veja dicas pra preparar um café delicioso

Alimentos

Atualizado em 1 Out 9

4 min de leitura

Gente, o café é uma bebida que vai bem de manhã, depois do almoço e até à tarde, né? E o mais legal é que além do tradicional, têm os especiais também! Eles oferecem um sabor e aroma marcantes, pois são produzidos com grãos da melhor qualidade, como o do tipo arábica. Por isso, custam um pouquinho mais caro. Mas se você é um apaixonado por café, vale experimentar, viu? A seguir, eu te conto tudo sobre o assunto, vem comigo!

 


O que é um café especial

 

Olha, o café pra consumo pode ser produzido com grão dos tipos robusta ou arábica. Mas pra ser considerado especial, ele precisa ter na sua composição 100% de grãos arábica. Além de ser mais doce, ele tem um aroma forte. Mas não é amargo, viu?


Os grãos do tipo arábica são considerados nobres porque recebem um tratamento especial, que começa já na plantação, O ideal é que o plantio seja feito em lugares altos, a pelo menos 1.000 metros de altitude acima do nível do mar.


Já na colheita, é feita uma seleção bem rigorosa dos grãos. Só os que tão perfeitos podem ser usados pra etapa seguinte, que é a torrefação do café. O grão cru não tem o sabor e nem o cheiro que a gente conhece, isso só acontece depois que ele é torrado num forno específico.


A torra do café especial costuma ser média, ou seja, a temperatura de torrefação não pode ser muito alta, sabe? Com isso, o grão arábica, após ser torrado, ganha um sabor mais doce, lembrando levemente sabe o quê? Chocolate! Mas é bem de leve mesmo!


Pra finalizar, o café, pra ser considerado especial, também tem que passar por uma avaliação de especialistas. O aroma, a qualidade do grão, a doçura, o sabor e a acidez são alguns requisitos que são analisados antes dele finalmente poder ser vendido.  Muito interessante, né?


 
O café especial costuma ter a torra média, por isso o pó fica com essa cor mais clara

 

Sobre o grão arábica

 

O café arábica pode variar conforme a região onde é plantado. O sabor também varia conforme o tipo. Eu já te falo mais sobre os mais consumidos:


Bourbon: é um dos mais conhecidos e adorados porque tem um sabor bem equilibrado e um aroma delicioso, que lembra caramelo! Ele tem um fundo mais adocicado, ótimo pra quem tá começando no mundo dos cafés especiais!


Catuaí: cultivado em lugares mais altos, o catuaí tem um sabor suave, mas bem marcante, que o grão. Durante seu crescimento, ele acaba absorvendo muito dos açúcares naturais. Por isso é o preferido dos apaixonados pela bebida mais docinha.


Acaiá: olha, esse tipo de café é muito cheiroso, porque tem notas frutadas, o sabor é bem suave e tem um toque de chocolate no finzinho, sabe? Como ele é muito suave, pra ter uma bebida ainda mais intensa e diferente, muitos cafeicultores fazem um blend com o Bourbon, ou seja, misturam os dois grãos!


Laurina: esse é um café com menos cafeína que os outros, viu? E ele também é o mais suave em sabor, mas tem muitas notas pra serem percebidas! Por isso que ele é um dos preferidos pelos apreciadores, especialistas e até pesquisadores que buscam um grão pra fazer café descafeinado.

Os cafés especiais são produzidos com grãos do tipo arábica

 

Em pó ou em grãos

 

Os cafés especiais podem ser encontrados tanto em pó, pra facilitar na hora de preparar, já que é só colocar direto no filtro ou na cafeteira e adicionar água, ou em grãos.


A vantagem dos grãos é que, quando são moídos na hora, o café fica com o sabor e o aroma ainda mais intensos, já que o ar, quando entra em contato com o pó, pode mudar um pouco o gosto e o cheiro do café.


E olha, é muito fácil moer seu próprio café, viu? Tem moedores manuais e até elétricos que te ajudam no processo pra fazer uma bebida fresquinha e saborosa!

Os moedores são ótimos pra fazer um café fresquinho moendo os grãos na hora!

 

Como preparar seu café especial

 

Olha, dá pra preparar seu café especial de diferentes maneiras:


Coado: o mais tradicional no Brasil, né? É só colocar o pó no coador e a água quase fervendo sobre ele. Algumas cafeteiras elétricas também funcionam dessa forma!


Espresso: pra fazer ele, você vai precisar de uma máquina de espresso! Algumas já vêm até com o moedor, acredita? É só colocar os grãos que ela mesmo mói e prepara! Como é tirado com uma pressão bem alta, costuma ser uma dose menor e com o sabor mais forte.


Prensa francesa: ela tem o formato de uma jarra, mas vem com uma prensa dentro, além de uma telinha. Aí, você coloca o pó de café embaixo da prensa, a água e pressiona. Como a telinha é bem fina, o máximo sabor daquele pó é aproveitado. Outra vantagem é que tem de vários tamanhos, dá até pra levar em viagens!


Cafeteira italiana: ela é legal porque vai direto no fogo, ou seja, é bem prático de preparar! A cafeteira italiana tem 3 partes, a base, que é onde vai a água, o dispenser do pó e a parte de cima que é o coador. A base, com a água, é pressionada pela parte do pó, e sobe pro coador quando você coloca ela no fogão. Como esse tipo de extração também tem uma pressão, o sabor do café fica bem forte, assim como a prensa francesa.


Saiba mais:


E pra preparar um bom café, dependendo do método que você escolher, precisa ter um fogão, né? Clica aqui pra solicitar com nossos parceiros o serviço de instalação desse eletrodoméstico pra sua cozinha!


Quer mais dicas pra moer seu grão e ter um café perfeito? Aqui eu te conto mais!


Café pra todos os gostos você encontra aqui no Magazine Luiza! Vem escolher o seu e se deliciar!