Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Conheça os acessórios ortopédicos

Conheça os acessórios ortopédicos

Veja como tratar lesões, fraturas e problemas musculares com eles

Ortopédicos

Atualizado em 7 Abr 21

3 min de leitura


Gente, os acessórios e dispositivos ortopédicos ajudam a tratar lesões como fraturas e outros problemas nos ossos e músculos. É que, com a orientação de um médico ou fisioterapeuta, eles facilitam e estimulam a recuperação, além de garantir a prevenção de problemas relacionados à postura. Legal, né? Vem comigo conhecer algumas opções!


Cotoveleira


Olha, as cotoveleiras funcionam pra proteger as articulações e os músculos dos cotovelos. O formato anatômico dá liberdade aos movimentos, além de resistência nas atividades que exigem grande esforço dessa área.


Ela pode ser usada por quem anda bastante de bicicleta, por exemplo, costuma jogar vôlei ou outros esportes que exigem bastante dessa parte do corpo.



Essa cotoveleira é ótima pra lesões como epicondilite e tendinite


Estabilizador de tornozelo


Já o estabilizador de tornozelo faz uma compressão ao redor do tornozelo, pra dar conforto à articulação dessa parte do corpo. É que torções aí são bem frequentes, ainda mais em atividades físicas como corridas e partidas de futebol.


Braçadeira de compressão


A braçadeira de compressão é bastante usada pra tratar linfedema dos membros superiores. Esse problema é causado pelo acúmulo de água nos tecidos do corpo, fazendo aparecer inchaço, dor e até mesmo dificuldade pra se mexer.


Você encontra braçadeiras com diferentes níveis de compressão, tamanhos e materiais diferentes. A escolha depende da necessidade de cada pessoa, então é fundamental seguir as recomendações de um médico!



Você encontra braçadeiras coloridas, como essa vermelha com raios amarelos


Munhequeira


A munhequeira é o acessório ortopédico ideal pra tratar as dores causadas por lesões nos ligamentos do punho, que é a região do corpo que liga braço e mão. Por isso, ela também é chamada de tala de pulso!


Esse acessório comprime a região do punho e limita os movimentos da articulação, facilitando na reparação dos ligamentos e evitando que novas lesões aconteçam. Dá pra encontrar ele em três tipos!


A munhequeira preventiva é a que ajuda nas atividades do dia a dia, como cozinhar e trabalhar, porque sustenta o punho. Já a flexível é ótima pra esportistas que tão retomando suas atividades, porque estimula a articulação.


E a munhequeira rígida é durinha por dentro e flexível na lateral, pra sustentar e evitar novos problemas. Também é muito boa pra atletas e esportistas!



Essa munhequeira é ambidestra e serve pras duas mãos


Tala


A tala é o dispositivo ortopédico que evita o movimento da articulação. Também é usada pra manter na mesma posição os ossos que sofreram fratura. Só que cada situação pede um tipo de tala, tá?


No caso de uma fratura, as talas pra lesões e doenças não deixam que os nervos e vasos sanguíneos sejam rompidos por causa do deslocamento de um pedacinho de osso. Por isso, diminui bastante as dores que são normais em situações assim.


Já a tala pra pós-operatório é pra evitar movimentos bruscos depois de uma cirurgia, deixando a região bem paradinha. Assim, os tecidos se recuperam sem complicações e com menos chances de deixar sequelas.



Essa tala é ideal pra tratar lesões no punho


Tipoia


A tipoia é o acessório que fica preso ao pescoço pra imobilizar ombros, braços e mãos. Ela previne o aparecimento de dores e sensações de formigamento durante a recuperação, pois estimula a circulação de sangue nos membros.


Você encontra dois tipos de tipoia. A simples deixa o braço na posição tradicional de L e costuma ser usada entre quatro a seis semanas. Ela costuma ser feita apenas de um tecido chamado de Velpeau.


Já a tipoia almofadada deixa o braço um pouco mais afastado do abdômen, porque uma almofada faz a sustentação. E esse apoio é bem macio! Por isso, costuma ser recomendada pra quem faz cirurgias, como a do manguito rotador.



Essa tipoia almofadada vem com ajuste de 2 opções de fecho


Agora, lembrando de sempre consultar com um médico ou fisioterapeuta antes de usar esses equipamentos, tá?


Os acessórios e dispositivos ortopédicos que você precisa tão aqui no Magazine Luiza! Vem conferir!


Saiba mais:


Na matéria Bandagem Elástica: Como Usar eu te mostro o passo a passo pra aplicar a fita de kinésio e outros modelos que ajudam no tratamento de lesões nos músculos, ligamentos e articulações.


Pra previnir dores na musculatura depois de praticar exercícios, é recomendado fazer alongamento, viu? Pra isso, o app Alongamento & Flexibilidade contar o tempo e indica como fazer os movimentos do jeito certo. Ele tá disponível pra Android e iOS.


E pra evitar aquele mau jeito nas costas enquanto instala móveis ou eletrodomésticos, você pode contar com a ajuda dos nossos parceiros especializados. Esses profissionais oferecem vários serviços pra sua casa!