Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Corte Plasma: o que é?

Corte Plasma: o que é?

Essa máquina versátil é ótima pra cortar vários tipos de materiais

Solda

Atualizado em 13 Jun 22

3 min de leitura

ferramenta corte plasma cortando ferro

Gente, a máquina de corte plasma é uma ferramenta muito importante em funilarias, oficinas automotivas, indústrias, usinas e até pra fazer reparos em casa, viu? Isso porque ela ajuda a cortar placas de aço, alumínio, cobre e ferro, por exemplo, de um jeito prático e bem rapidinho. Aí sim! Quer saber mais detalhes e conhecer alguns modelos legais? Vem comigo!


O que é corte plasma?


Olha só, a máquina de corte plasma usa uma técnica incrível pra partir materiais que conduzem energia, como os metais. Esse aparelho solta um jato de ar fininho e quente com bastante pressão que consegue dividir chapas no lugar que você precisa. Adorei!


Uma das vantagens desse equipamento é que ele evita que o calor espalhe pros lugares que não quer mexer. Assim fica mais fácil dividir as placas sem estragar o resto da peça.

 

máquina de corte plasma azul

Essa máquina de corte plasma corta chapas de até 12mm, ou milímetros


Como funciona a máquina de corte plasma?


Outro detalhe legal é que é bem fácil usar essa ferramenta. Pra começar, você tem que prender o material que tá trabalhando numa superfície firme. Depois, basta pôr o bico da tocha, que é a parte que solta o ar, em cima de onde quer cortar.


Aí quando ligar o jato, ele vai começar a derreter o aço, cobre ou ferro, por exemplo, até partir. A dica pra deixar o processo mais fácil é começar pelas bordas e ir mexendo o item até terminar, tá? Esse passo a passo pode variar um pouco dependendo da máquina, por isso, é bom conferir as instruções no manual ou na descrição da peça, combinado?


Quais os tipos de máquina de corte plasma?


Olha, você acha até três tipos diferentes de corte plasma. Na hora de escolher, é bom ficar de olho nesses detalhes pra achar o modelo ideal pro trabalho que você precisa.

 

máquina de corte plasma laranja

Essa máquina de corte plasma serve pra tomadas de 220V, ou volts


O sistema de contato de alta frequência é um clássico


Por exemplo, as opções com sistema de contato de alta frequência contam com funcionamento manual, ou seja, dependem de um operador pra acompanhar o material.


Essas versões, que também são conhecidas como HF, costumam ser ótimas pra ter em casa ou oficinas pequenas, porque precisa arrumar as configurações antes de cada trabalho.


O controle numérico computadorizado é bem moderno


Já as máquinas de controle numérico computadorizadas, ou CNC, vêm com um sistema de informática automático que controla todo o processo de corte. A vantagem é que dá pra salvar programas prontos com configurações especiais pra cada tipo de material e pra grossuras diferentes. Uau!


As máquinas arco piloto ajudam a ter mais segurança


Você também encontra versões que usam o método arco piloto, que ajuda a diminuir o risco de problemas com a eletricidade. O melhor é que esses modelos costumam fazer divisões bem precisas e limpas, o que é bom pra agilizar o trabalho no dia a dia.


Cuidados com o corte plasma


Agora, além de soltar gases que podem ser perigosos pra saúde, o ar que sai das máquinas de corte plasma costuma ser muito quente. Por isso, vale a pena vestir equipamentos de proteção antes de ligar o aparelho!


Itens como óculos especiais, máscaras respiratórias e protetores de ouvidos ajudam a evitar machucados, queimaduras e até problemas de audição. Sem falar nas roupas próprias pra segurança, como botas, perneiras, aventais, luvas e mangotes.


Também é importante cuidar do ambiente de trabalho pra diminuir o risco de incêndios. Por exemplo, é bom colocar materiais antirrespingos de solda, extintores de gás carbônico e exaustores perto da bancada.

 

ferramenta corte plasma sendo usada

Algumas máquinas de corte plasma chegam até 25 mil graus!


Procurando máquina de corte plasma? Aqui no Magazine Luiza tem várias opções. Vem conferir!


Saiba mais:


Ah, é importante medir os materiais direitinho antes de cortar, hein? Se quiser conhecer um acessório que ajuda bastante nessa tarefa, dá uma olhadinha na matéria Conheça os tipos de trena que eu te conto os detalhes.


Agora, se precisar de uma mãozinha extra na hora de mexer com materiais elétricos, a dica é baixar o app Mobile Electrician. Ele conta com várias funções práticas pra facilitar o dia a dia de quem trabalha nessa área. E o melhor é que tá disponível pra Android e iOS!


Conte com os serviços do Magalu Conecta pra instalar esse e outros aplicativos!