Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Cuidando do purificador de água

Cuidando do purificador de água

Olha essas dicas pra você manter seu aparelho funcionando bem por muitos anos!

Bebedouro e Purificador

Atualizado em 29 Set 11

3 min de leitura

Você tem um purificador em casa? Então, saiba que tem alguns cuidados que você pode ter com ele e que vão fazer o seu aparelho durar por muito mais tempo! E tem vários que você pode fazer em casa, como a troca do filtro. E o melhor é que nem precisa de um técnico pra te ajudar, viu? Agora, quer saber mais? Então, vem comigo!


Como cuidar do purificador?

Com água sempre pura, o purificador foi conquistando muita gente, né? Mas o que poucos sabem é que cuidar da limpeza dele ajuda a manter o aparelho funcionando bem! Dá uma olhadinha nas dicas que eu separei pra deixar ele sempre incrível:


Limpeza por fora: cozinha é um lugar que cria muita gordura, né? Então, pra deixar a parte de fora do seu purificador sempre limpinha, use um pano com água pra tirar a poeira que junta no dia a dia.


Pra uma limpeza mais pesada, use uma xícara de vinagre branco pra três xícaras de água e duas ou três gotinhas de detergente neutro. Molhe um pano de limpeza nessa misturinha pra limpar a parte de fora.


Daí, pra limpar a bica de água, passe um cotonete com uma gota de vinagre branco. É que, com o tempo também cria sujeirinha ali, sabia? Pois é!


Limpeza por dentro: feche o registro de água, abra o purificador e desconecte a mangueira. Isso vai evitar que ela solte água e te molhe, tá? Então, esvazie o reservatório antes de começar a limpeza, combinado?


Com ele vazio, use cotonetes pra limpar as partes pequenas. Você pode usar uma gotinha de álcool na ponta do algodão.


Quando for limpar as paredes internas do reservatório pra tirar a sujeirinha que pode grudar nessa parte, é importante não usar nenhum tipo de produto de limpeza, viu? Afinal, a água que você vai beber todos os dias fica em contato direto com elas!


E na hora de trocar acessórios?

A troca de filtros e acessórios é sempre necessária e cada modelo de purificador tem a informação de quando ela deve ser feita. Então, precisa dar uma olhadinha no manual do seu aparelho!


Quando os filtros não são trocados no tempo certo, eles começam a não trabalhar bem e daí, a água pode ficar com sujeiras ou gosto ruim. 


O legal é que os novos purificadores elétricos avisam quando você precisa trocar o filtro com um botãozinho que acende pra te lembrar. Bom, né?


Outra coisa que pode acontecer é a água ficar com gosto estranho mesmo se ainda não é tempo de trocar o filtro do seu purificador. Se você limpar e isso não melhorar, troque o filtro mesmo sem ter dado o tempo recomendado, tá? É que, em algumas cidades ou épocas do ano, a água pode ter mais sujeirinhas e isso acaba diminuindo a validade do filtro.


Já as mangueiras e outras partes devem ser sempre substituídas por uma peça original, feita pro modelo do seu aparelho e no prazo recomendado pelo fabricante!


Como trocar o filtro?

O filtro é bem tranquilo de trocar e você faz isso em casa mesmo. Só precisa checar antes as indicações do fabricante no manual e fazer a troca usando um filtro original ou indicado pra marca e modelo do seu purificador, viu? Daí, é só seguir esse passo a passo:

- Tire seu purificador da tomada e feche o registro de água

- Desenrosque a mangueira e faça a limpeza como eu falei lá em cima

- Troque o filtro como mostra o manual de instruções do seu aparelho

- Rosqueie a mangueira no seu purificador, ligue ele na tomada e pronto!

Consulte o manual pra saber o modelo específico do filtro que vai no seu purificador


Com essas dicas, o seu aparelho vai ficar sempre limpo e com a manutenção certa pra durar muitos anos.


Agora, clica aqui que eu te conto a quantidade de água certinha que você precisa beber e como o purificador te ajuda a conseguir isso de um jeitinho mais saudável.


Tá precisando de um filtro pro seu purificador? Aqui no Magazine Luiza tem vários modelos! Vem conferir e escolher o seu!