Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Cuide bem do tênis

Confira dicas pra usar e limpar os modelos esportivos do jeitinho certo!

Vestuário Esportivo

Atualizado em 25 Jun 19

2 min de leitura

Gente, ter um tênis esportivo é fundamental pra você praticar esportes com conforto e segurança, viu? Mas pra manter eles sempre novos é fundamental ter alguns cuidados na hora de usar e conservar. Vem comigo saber mais!


Cuidado no uso

O tênis esportivo é feito pra treinar, tá? E tem vários modelos pra esportes específicos como corrida, academia, basquete e outras modalidades. Então a dica é deixar ele só pra atividade física, que assim ele vai durar ainda mais tempo.


A segunda dica é pra quem faz treinos mais pesados como corridas de rua, maratonas ou joga em posições de ataque nas quadras. Nesses casos, é legal ter sempre dois pares de tênis esportivos, principalmente se você treina todos os dias.


É que o sistema de amortecimento precisa de até 48 horas de descanso pra voltar ao normal depois de tanto impacto, e a parte do tecido que respira também leva um tempo pra secar.

Seu treino é diário e intenso? Tenha dois pares de tênis!


Por último, é bom tomar cuidado ao levar ele pro treino. Se você coloca o tênis no fundo da bolsa com um monte de coisas em cima, saiba que tá errado, viu? O certo é nunca por peso em cima dele, e sempre levar o tênis por último na muda de roupas e acessórios!
 


E vale a pena apostar nas bolsas de academia com espaços próprios pra guardar o calçado, viu? Dê preferência aos compartimentos telados, que deixam ele respirar.


Como conservar

Depois de um dia de treino, seu tênis vai ficar bem suado, né? Então guarde ele sempre num lugar bem ventilado, longe do sol e da umidade. Se ainda tiver bom pra ser usado outra vez, tire a palmilha e deixe ela secando na sombra.


E quer saber mais? Diferente do que pode parecer, tênis esportivo não combina com
lava roupas e muito menos com secadora! Também não pode deixar de molho, nem usar produtos que podem ressecar o couro ou estragar as fibras dos tecidos, como alvejantes, principalmente nas partes do calçado que esticam!


O jeito certo é tirar palmilha e cadarços, lavar eles à mão com sabão neutro e pendurar na sombra. Já pro tênis comum, você pode usar uma escovinha de dentes, sabão de coco e água, pra lavar ele por fora, e um pano úmido pra limpar ele por dentro. Se tiver muito sujo, use produtos próprios pra limpar tênis, tá?

Procure produtos próprios pra lavar o seu tênis a seco


Depois da limpeza, também não é indicado pendurar ele no varal ou por no sol pra secar. Isso pode desbotar, deformar ou descolar partes dele. O melhor é deixar o tênis esportivo secando na sombra, sempre na posição horizontal, apoiado em cima do tanque ou da bancada da lavanderia.


Viu como é fácil cuidar do seu tênis? Agora, se você precisa mesmo é de um novo, clica aqui, que eu te conto qual o melhor pra cada modalidade do esporte!


Depois é só passar aqui no Magazine Luiza pra escolher o tênis esportivo que faz o seu estilo!