Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Depilação perfeita

Veja truques para deixar sua pele linda após a depilação

Medicamentos

Atualizado em 24 Jul 13

2 min de leitura

A depilação, independente da forma escolhida, sempre causa traumas na pele, pode provocar alergias, pelos encravados, irritações que podem aumentar ou diminuir de acordo com a pele e a forma feita. O uso de depiladores pode evidenciar ainda mais esses problemas.

Com os depiladores, o tempo médio de crescimento dos pelos é de três semanas, mas seu uso é restrito para pernas e braços. Alguns aparelhos possuem especificações para áreas sensíveis, como virilha e buço. A grande vantagem dos aparelhos é arrancar os pelos desde as raízes, causando menor risco de surgirem os pelos encravados.

Dicas pra deixar a pele mais linda 

Para se livrar dos incômodos e deixar a pele lisinha e vistosa após a depilação, basta seguir dicas básicas e fáceis.

- A primeira delas é deixar a pele limpa antes de fazer a depilação, isso evita infecções. Escolha depilar o corpo após o banho de água morna pois seu vapor abre os poros e facilita a remoção dos pelos.

- Para evitar alergias, não use perfume nem desodorantes na área até 24 horas após a depilação. Evite entrar no mar, a água por ser salgada pode acentuar as irritações. Nunca depile áreas já irritadas, feridas, com caroços e verrugas, pra não acentuar o problema.

- Quem se trata com ácido glicólico precisa suspender o tratamento uma semana antes da depilação, já que a pele fica ultrassensível e ficará irritada ou até mesmo ferida com o processo da depilação.

- A pele precisa estar sempre hidratada, para se manter lisa e macia. Quanto mais hidratada, menos as chances de se irritar, descamar e encravar. Os cremes esfoliantes com grânulos ajudam a retirar as células mortas, assim como esponjas naturais, o que torna a pele mais fina e com menor obstrução da saída do pelo.

Cuidado com as manchas

As manchas provocadas por depilações são causadas com métodos mais agressivos. A irritação também acaba aumentando a produção de melanina, que escurece a pele. Peles já sensíveis a esse procedimento, é recomendado usar produtos anti-inflamatórios antes. Já para tratar, há cremes clareadores a base de hidroquinona, ou o peeling em manchas mais fortes também ajuda. As axilas costumam ficar escuras com a frequência da depilação e são causadas por alterações hormonais, excesso de atritos, sobretudo com o uso de aparelhos de barbear, suor, obesidade que causa fricção em excesso da pele, desodorante e irritação com tecidos. Boa parte desses motivos só pode ser combatida através do dermatologista, mas o uso do hidratante e de desodorantes sem álcool pode melhorar o estado da pele. 

Gostou das dicas?! Cuide da sua pele e use seu depilador com segurança. Com esses procedimentos, sua pele estará sempre linda, do jeito que você merece!