Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Desinfetante de água: o que é?

Desinfetante de água: o que é?

Conheça as vantagens da versão pra consumo humano

Bebidas

Atualizado em 7 Abr 22

3 min de leitura

criança bebendo água olhando pela janela

Gente, o desinfetante de água pra consumo humano é uma substância bem legal pra deixar o líquido limpinho e ideal pra beber, sabia? Pois é! Isso porque ele é feito com hipoclorito de sódio e dá pra colocar em filtros ou caixas de água e pode ser usado até mesmo pra lavar hortaliças. Vem comigo conhecer!


O que é esse hipoclorito de sódio?
 

Olha, esse composto é bastante conhecido como água sanitária ou lixívia, que serve pra tirar germes, bactérias e mofo na limpeza, tá?


Mas no tipo desinfetante pra consumo humano, é feito pra pôr na água numa proporção que torna o líquido seguro pra beber ou cozinhar depois.


Uma vantagem é eliminar larvas e ovas dos mosquitos que causam doenças como dengue, transmite chikungunya ou zika. Por isso, também é uma alternativa pra você regar a horta ou manter plantas hidropônicas, aquelas que crescem em água, conservadas com esse desinfetante. Gostei!


O hipoclorito de sódio é incrível ainda na higienização de frutas, verduras e legumes que trouxe da feira ou do mercado, viu? Pra isso, é só encher a cuba da pia com água da torneira, tampar e colocar uma colher de sopa do desinfetante pra cada litro de água.


Deixe os vegetais lá por uns 10 minutos, depois enxágue bem e seque antes de guardar na geladeira ou fruteira, combinado?


Como ele funciona e qual escolher?


O legal é que dá pra achar versões em pastilhas, líquido ou granulado. O desinfetante de água líquido é bom pra tarefas como limpar filtros de barro com lodo ou pequenos reservatórios.


Neles, a recomendação é ferver o líquido antes, pôr de 2 a 4 colheres de sopa pra cada 1 litro, ou 2 por cento.


Depois precisa esperar 30 minutinhos com a solução tampada. E aí sim vai tá própria pra consumo humano, hein!


O que fazer em reservatórios grandes?


Nos reservatórios com mais de 5 litros, como poços, cisternas e caixa de água, é indicado granulado ou pastilhas na proporção de 2 a 2 e meio por cento pra cada litro de água. Aí é só calcular qual a capacidade do recipiente pra saber certinho quantos gramas colocar, tá?

 

pack com tabletes de desinfetante

Essa embalagem com 25 tabletes trata até 25.000 litros de água


Agora, pra essas limpezas grandes que são feitas a cada 6 meses ou uma vez no ano, é recomendada a contratação de um profissional que saiba como aplicar e ajustar a dosagem.


Nos usos profissionais de limpeza anual de encanamento com clorador de passagem ou reservatório, os desinfetantes granulados de 400g, ou gramas, até 1,5kg, ou um quilo e meio, atendem de 10.000L, ou litros a 30.000L de água, viu? Uau!


E os tabletes com 90 por cento de teor de cloro livre são outra alternativa. Eles agem entre 15 a 45 minutos pra eliminar germes, bactérias, vírus e evitar o crescimento de fungos. O cloro reage com qualquer um deles e dissolve rapidinho. Inclusive, deixando a água sem odor, cor e potável. Aí sim!

 

bastão de desinfetante para água

Esse é ideal pra usar junto com clorador de passagem do encanamento


Gostou? Então escolha o desinfetante de água pra consumo humano aqui no Magazine Luiza!


Saiba mais:


Agora, precisa de uma mãozinha pra acabar com água turva e algas em espelhos de água, aquários ou fontes de carpas? Na matéria Antialgas: saiba mais eu te conto detalhes.


Ah, se hidratar com água limpinha é fundamental pra ter mais saúde, né? Pra te lembrar de beber a quantidade ideal por dia, baixe o app Beba Água pra Android.


E se além de tratar a água, também procura um profissional pra serviços de hidráulica, é só chamar os nossos parceiros!