Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Dicas pra usar MDF pra artesanato

Dicas pra usar MDF pra artesanato

Saiba como trabalhar e quais são as ferramentas pra usar esse material

MDF

Atualizado em 31 Mar 20

3 min de leitura

Gente, o MDF é um material feito de madeira e resina usado pra fazer artesanatos porque é bem resistente e pode ser cortado de diversos jeitos. Além disso, ele é um produto ecológico, já que é criado com fibras de madeiras de reaproveitamento. Legal, né? Quer saber como aproveitar esse material ao máximo pra fazer peças lindas? Vem comigo!


Cortando o MDF

Olha, você pode fazer o seu artesanato com uma peça já pronta de MDF ou escolher uma chapa desse material pra cortar, tá?


Se decidir cortar, é preciso tomar alguns cuidados pra sua segurança antes de começar. Sempre use luvas de proteção grossas e camisetas de manga comprida pra se proteger das lâminas e dos fiapos e restos de MDF! Se estiver de camisa, preste a atenção nas mangas, que devem ficar dobradas, senão pode enroscar na serra.


Também é importante colocar óculos de proteção e máscaras pra que a poeira dos restos de madeira não irrite os olhos ou entre na boca. Além disso, é bom cortar o MDF numa mesa ou bancada reta e resistente pra não correr o risco de a peça escorregar!


Fazendo cortes retos e cortes curvos

Pra fazer cortes retos, é preciso ter uma serra circular que faça pelo menos 4800 rotações por minuto e usar um disco de corte. Um disco ideal pra cortar o MDF tem que ter no mínimo 60 dentes!
 


Essa serra é ótima pra cortes retos e dá pra usar em ângulos de 90 e 45 graus!

 

Pra começar, risque com uma régua a parte em que quer fazer o corte. Daí encoste a base da máquina na peça de MDF, igual a como aparece na imagem aqui em cima!
Ligue e comece a cortar. Não tire a base do contato com o MDF, senão o corte pode ficar torto!


Já pra fazer cortes curvos, é preciso trabalhar com uma serra tico-tico e usar lâmina bimetal. O jeito de cortar é o mesmo, tá?
 


Essa serra tico-tico é ideal pra trabalhar com lâmina bimetal

 

Perfurando e parafusando o MDF

Depois de cortar os moldes, o próximo passo é juntar as peças de MDF pra montar o seu artesanato. Além disso, algumas peças como cadeiras, caixas e suportes precisam de dobradiças, puxadores ou pé de suporte. Pra tudo isso ser feito, é necessário a ajuda de uma furadeira e da parafusadeira.


 
Essa máquina é furadeira e parafusadeira ao mesmo tempo! Bom, né?

 

Ferramentas elétricas pra trabalhar com o MDF


Lixadeira orbital: essa ferramenta serve pra lixar o MDF depois de cortado. É muito importante lixar todos os cantinhos da peça antes de pintar o seu artesanato, viu?


 
Pra quem faz muitos trabalhos manuais, a
lixadeira orbital é muito prática!

 

Micro retífica: ótima pra fazer acabamentos, a micro retífica é uma máquina elétrica com acessórios pra cortar, lixar, polir, gravar, esculpir, desbastar, furar e muito mais!


 
Essa micro retífica junta as funcionalidades de diversas máquinas elétricas

 

Ferramentas manuais pra trabalhar com MDF

Olha, alguns artesãos preferem esculpir o MDF manualmente. Pra isso, é muito útil ter um formão, que é uma ferramenta pra fazer cortes finos na peças. Dá pra encontrar vários modelos de formões pra trabalhar diferentes formatos de cortes.


Ah, outra ferramenta que ajuda bastante é a goiva. Ela é bem parecida com o formão, mas é usada pra fazer cortes arredondados. Tem também a lima, que ser pra tirar as rebarbas do MDF.


São muitas opções, né? Uma dica pra quem tá começando a fazer artesanatos e quer entender mais sobre o assunto é assistir a vídeoaulas na internet. Pra isso, é bom ter um computador que funcione direitinho. Veja aqui como escolher o modelo ideal pra você!


Ah, depois de assistir aos alguns vídeos, é só escolher aqui no Magazine Luiza as peças de MDF pra começar o seu artesanato!