Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

EVA, dicas e cuidados

EVA, dicas e cuidados

Saiba como cuidar deste material emborrachado do melhor jeito!

EVA

Atualizado em 26 Mar 20

2 min de leitura

Gente, o EVA é uma espuma emborrachada bem macia que precisa de cuidados especiais pra ficar sempre pronta pra brincar ou criar artesanato. E dá pra encontrar ela em dois tipos: em forma de massinha ou de folhas. Quer saber como  conservar cada um deles pra durar mais tempo? Vem comigo!


Como conservar folhas de EVA

Olha, as placas de EVA mais aveludadas ou brilhosas pegam poeira com facilidade, especialmente as cores mais claras, como o branco! Então guarde sempre dentro de um saquinho ou numa gaveta, tá?


Outro detalhe é que o EVA pode amassar ou marcar com facilidade. Então, não dobre, não coloque objetos pesados por cima e nem guarde junto com ferramentas pontiagudas, como tesouras, já que ele fura com facilidade!


Se você não tiver como guardar a folha aberta, enrole e passe um elástico em volta pra fechar. Fácil, né? E olha só: não use fitas adesivas, principalmente com glitter, porque elas podem marcar, deixar restos de cola ou tirar parte do brilho do EVA!


Por último, não esqueça de sempre escolher um lugar bem fresco, seco e longe do sol ou de lugares quentes pra guardar as folhas. O calor derrete ou deforma o EVA, enquanto que a água ou umidade estragam ele e desbotam as cores e estampas, tá?
 


Pra não deformar essa placa de EVA, guarde ela enrolada ou aberta

 

Como conservar massinha de EVA

A massa de modelar de EVA pode ficar dura ou quebrar se ficar descoberta. Então, depois de brincar, é importante guardar direitinho num pote ou saco plástico bem fechado, viu? Assim ela dura muito pra outras brincadeiras!


Outra dica pras massinhas de modelar é nunca deixar elas no sol ou perto de lugares quentes. Esse material desbota e fica mole com facilidade, viu?


Mas se for ao contrário, e a massinha já tiver endurecendo, é só pingar algumas gotas de água pra ela amolecer! Mas olha, não pode usar água demais e nem deixar em lugares úmidos ou com mofo pra não amolecer demais e estragar, tá?


 
O melhor jeito de conservar essa e outras massinhas é num saco ou pote fechado!

 

Com esses cuidados especiais, o EVA dura muito pra você arrasar nos artesanatos e nas brincadeiras com os pequenos!


Por falar em artesanato e brincadeiras, quer saber como fazer arte com EVA usando a tesoura? Clica aqui que eu te conto!


Ah, pra deixar mais fácil criar seus moldes de desenhos pros artesanatos de EVA, imprima eles com base em opções que você encontra na internet! E se precisar de uma mãozinha pra instalar a impressora, conte aqui com os serviços dos nossos parceiros!


Gostou? Confira várias cores e modelos de EVA aqui no Magazine Luiza!