Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Exercite-se e ganhe mais saúde

Exercite-se e ganhe mais saúde

Confira os exercícios que mais queimam calorias

Vestuário Esportivo

Atualizado em 13 Dez 12

2 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

Fazer exercícios é excelente para a saúde e para queimar calorias. Mas quem deseja queimar o mais rápido possível, precisa focar nos que mais consomem calorias e mais eficazes, com o mínimo de 500 calorias diariamente.

Em primeiro lugar entre os que mais consomem calorias está a imbatível corrida. Com média de 12 quilômetros percorridos equivalentes a 750 calorias, seus efeitos são evidentes com a prática, podendo chegar até a 900 calorias. Mas seus efeitos só acontecem com a prática, já que uma corrida eventual não fará diferença na perca de peso. Também melhora o condicionamento cardíaco, mas com o impacto constante no joelho e na coluna, pode causar problemas com a prática excessiva e o uso de tênis inadequado.

A luta que está na moda entre celebridades, atletas e curiosos, o Muay Thai movimenta todo o corpo com carga máxima, garantindo corpo definido, flexibilidade queima de gordura gorda. A atividade trabalha vários grupos musculares, dando força e resistência, além de coordenação motora e auxiliar positivamente, ao bom andamento do sistema cardiovascular.

A musculação também é excelente para queimar calorias, com uma hora de aula gastando em média 500 calorias, com o praticante em repouso, o que provoca o gasto de calorias de reserva, mesmo com o corpo inativo.

Pedalar também ajuda a perder calorias, em média de 500 a 850 por exercício, além de ser prazeroso e relaxante, diante de um visual interessante, e não só melhora o condicionamento cardíaco como diminui o estresse. Os cuidados são para que a altura do banco permita que a perna não seja toda esticada, para não desgastar a coluna e o joelho.

Depois do sucesso de Gustavo Kuerten, o tênis se tornou mais popular e acessível e é um excelente exercício para queimar calorias. Bater a pequena bola de um lado a outro da quadra, mantendo o fôlego, gasta em média 800 calorias numa partida de uma hora. Ele fortalece os músculos e aumenta a agilidade, os riscos são as ocasionais lesões nos ombros e punhos com o excesso de esforço e a falta de prática.

O futebol já é um esporte feminino também e, mesmo praticado uma vez por semana, é capaz de consumir 750 calorias por partida. Ele fortalece as pernas e melhora o condicionamento, mas com os esbarrões e corpo a corpo, podem causar contusões.

Considerada um exercício completo, a natação queima cerca de 540 calorias por hora, trabalhando todos os músculos do corpo, melhorando o condicionamento físico e respiratório.

O segundo exercício mais completo é o remo. Embora mais difícil de ser praticado, pela necessidade de local apropriado, ele é capaz de queimar 600 calorias em uma hora, melhora o condicionamento cardíaco e muscular, define o peitoral e braços com mais velocidade que a musculação, embora possa causar tendinite nos braços pelo esforço repetitivo.

Tanto o vôlei quanto o basquete também são excelentes auxiliares. Sem ficar parado e sempre atento ao próximo movimento, são ótimos para a coordenação motora, deixar braços, abdômen e pernas definidas, mas é preciso cuidado com as lesões nos dedos das mãos, joelhos e coluna.