Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Fraldas sujas Algumas respostas

Fraldas sujas Algumas respostas

Os pais devem estar sempre atentos nos mínimos detalhes que fazem parte da vida do bebê

Cuidados com o Bebê

Atualizado em 1 Nov 11

4 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

Alguns bebês mais crescidos adotam rituais na hora de fazer as suas necessidades. Outros, mais novos, estranham essa secreção que saem deles. Mas são os pais os que mais se assustam com as várias formas, cores e odores das fezes infantis, quando se deparam com as fraldas sujas, assim como as reações inusitadas das crianças.

E por que não dizer também da arte de uma boa troca de fraldas, feita com higiene, rapidez e conforto para o bebê e seus pais. Em muitos casos, alguns se desesperam com receio de não conseguirem cumprir sua tarefa.

Mas as fezes podem ser uma grande arma para se verificar a saúde da criança. Pais atentos a esse sinal podem prestar um rápido atendimento ao seu filho e sanar algum problema maior.

Confira abaixo algumas respostas para dúvidas muito comuns que alguns pais possuem.

Por que há bebês que evacuam na barriga da mãe, se feto não faz necessidades?
Eles evacuam mecônio, que normalmente são eliminados pelos recém-nascidos nos primeiros dias de vida. Mas quando há sofrimento fetal ou maturidade do feto, isso pode acontecer dentro da placenta. É um indício de que a gestação precisa ser interrompida e o bebê precisa nascer.

E o que o mecônio e as fezes têm de diferentes?
É o material de constituição. O mecônio é composto por células mortas e secreções estomacais e as fezes são formadas por restos de alimentos. O mecônio é uma secreção verde escura, quase negra, bem gosmenta e fica dentro do intestino do feto. Ele impede que as paredes do intestino ao ficarem vazias, grudem.

Qual o aspecto normal das fezes do recém nascido?
É pastoso e verde-escuro. Após menos de uma semana, o bebê já evacua fezes, que são amareladas ou esverdeadas. Tem cheiro de leite e nem sempre é ruim. O odor desagradável das fezes é feito pelo enxofre e, como não há esse gás no leite, elas podem não apresentar essa característica.

Há freqüência certa para os bebês evacuarem?
Nos primeiros meses, a frequência depende muito da quantidade de leite que ele ingere. Os que mamam diretamente no peito podem evacuar a cada mamada, e depois do segundo mês, pode até ser uma vez em até três dias. Se as fezes estiverem razoavelmente pastosas e não causarem dor, não há necessidade de preocupação.

O aspecto amarelo ou verde é normal?
Depois da primeira fase do bebê, é normal as fezes assumirem cores e consistências variáveis. Às vezes é amarelo-ovo com grumos, outras é amarelo com grânulos verdes. As fezes só ficam marrons a partir do primeiro ano de vida.

Se o bebê demorar mais de dois dias para evacuar, devo me preocupar?
Não. Até os dois meses de vida, pode haver prisão de ventre de até três dias. A partir do quarto mês, cada bebê adquire seu próprio hábito intestinal, que pode ser defecar todos os dias, em intervalos ou a cada três dias.

Crianças que tomam leite industrializado têm diferença na evacuação?
Crianças que tomam esse tipo de leite precisam evacuar todos os dias e ingerir muito líquido, pois as fezes são mais sólidas e incomodam ao se acumularem no intestino.  Quanto mais tempo ficarem no órgão, mais ressecadas ficarão e ocasionarão a prisão de ventre.

Preciso tomar algum cuidado especial na transição entre o leite materno e a fórmula de leite em pó?
Caso seja necessária a mudança, ela deve ser feita devagar, para adaptação do bebê. Com a alteração gradual, o sistema digestivo da criança terá tempo para se adaptar e evitará prisão de ventre. 

Quando devo me preocupar com o aspecto das fezes do meu bebê?
Há vários sinais de que há problemas no sistema digestivo de seu bebê. Abaixo estão as situações principais:

Diarreia - ocorre quando as fezes ficam líquidas e a freqüência aumenta. Os bebês alimentados pelo leite materno têm menos risco de diarréia, já que ele inibe a proliferação dos microorganismos que causam o problema.  Pode acontecer por uma infecção bacteriana ou viral, o consumo excessivo de frutas, sucos ou reação a um remédio.  A introdução de novos alimentos também pode ocasionar esse problema, assim como o inicio da dentição.

Prisão de ventre - é uma constipação e alguns dos principais sintomas são extrema dificuldade de defecar, fezes com aspecto de pedrinhas, dor abdominal, enrijecimento da barriga, irritabilidade e até presença de sangue nas fezes. Bebês que consomem leite materno tem menos propensão a prisão de ventre.

Cocô verde - pode ser sintoma de lactose demasiada. Quando a criança mama muito no seio, mas sem tomar o leite posterior, mais rico em calorias, que saem no fim da mamada.  Pode indicar também a presença de um vírus, sensibilidade a algum alimento ou resultado de alguma medicação.

Por que as vezes vêm em formato de bolinhas?
Porque as fezes estão muito ressecadas e indica prisão de ventre. É importante avaliar se o bebê ingere bastante líquido e alimentos ricos em água.

 Por que o bebê tem muitos gases?
O excesso de gases está relacionado à respiração também. Se o bebê mama com o nariz entupido ou é muito afoito para mamar, ele favorece a entrada de ar pela boca na amamentação e esse ar é enviado ao intestino e eliminado como gases.

Quando a criança está pronta para abandonar as fraldas?
Ela dá sinais, sobretudo quando se incomoda com as fezes na fralda e pede para ser limpa. Também pode avisar o que fará ou o que está fazendo, ou mesmo repete um ritual para evacuar. Está na hora então de iniciar o treinamento para o penico, gradual e divertido, para que isso não seja visto como um tormento para a criança.

Os pais que estão sempre atentos evitam muitos problemas com a saúde do bebê, e assim, podem ter mais tempo para momentos únicos e especiais.