Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Glitter ou purpurina: são iguais?

Glitter ou purpurina: são iguais?

Vem conhecer como esses acessórios deixam makes e artesanatos com muito brilho!

Scrapbooking

Atualizado em 22 Fev 21

4 min de leitura

Gente, o glitter e a purpurina são acessórios ideais pra quem quer colocar bastante brilho e luminosidade nos objetos, fantasias de Carnaval, roupas e maquiagens. E o legal é que tem muitas opções de cores, como rosa, vermelho, azul e verde, ou tons neutros, tipo preto e branco! Agora, você sabe as principais diferenças entre eles? Vem que eu ajudo!


Glitter: pra fazer maquiagens lindas


Olha, o glitter é formado por pedaços bem pequenos de papel, vidro ou plástico, que viram um pó bem fininho. Pela textura, ele gruda melhor na pele e pode ser a opção perfeita pra deixar sua make bem destacada, principalmente nos lugares sensíveis, como pálpebras.


Esse acessório vem em cores neon e metálicas pra refletir a luz e deixar a decoração ainda mais brilhosa e chamativa. Fica bom apostar numa combinação com paetê, lantejoulas e pigmentos pra arrasar nos bloquinhos de Carnaval, festas temáticas e shows. Amei!


E quando for passar na pele, só precisa colocar um creme, hidratante, pomada, manteiga de cacau ou fixador de maquiagem por baixo. Vale a pena investir nos feitos de PVC ou poliéster pra evitar lesões nos olhos, combinado?


Se preferir, pode apostar nos brilhos labiais e sombras que já contam com glitter na composição. Essas opções são muito práticas e vão direto na boca ou nos olhos, sem precisar passar nada por baixo.


Além disso, o glitter fica bem legal nas unhas, pra dar um visual bem iluminado e charmoso.

 

Kit glitter da MRG vem com 12 unidades de diferentes cores pra decorar unhas


Glitter também é incrível pra decorar objetos


Aliás, esse acessório fica incrível na hora de enfeitar materiais de artesanato ou pra acrescentar brilho em cartazes, roupas ou decorações de festa. Nesses casos, espalhe um pouquinho de cola pra ajudar a fixar, tá?


E também serve pro visual, já que o glitter deixa os sapatos com uma cara renovada, principalmente os tênis das crianças, que adoram cores e brilho.


Agora, pra inovar nas roupas e outros tecidos, vale usar canetas glitter, que são ótimas pra escrever palavras com brilho. Uma ideia é deixar que o glitter seque na peça e finalizar com um spray brilhante. Fica um arraso!


Outra alternativa legal é o glitter biodegradável, orgânico, que dissolve na água e não polui. Mas não pense que a maquiagem vai sair com o suor, viu? O acessório só vai deixar sua pele depois de um banho bem reforçado!


E tem mais: você escolhe o tamanho do glitter de acordo com a sua necessidade. Dá pra achar potinhos menores, de 3,5 gramas, ou g, até pacotes grandes que trazem até 150g.

 

Glitter PVC metalizado prata da Lantecor conta com 100g


Purpurina: ideal pra artesanatos e projetos DIY


Já a purpurina é um pó bem fininho, geralmente feito de plástico e uma mistura metálica. Pode ser encontrada em várias cores como dourado, prateado e bronzeado, e por conta da composição, é indicada pra pintura e artesanato, e não pra pele.


Esse acessório é muito importante pra quem gosta de fazer peças de arte ou investe tempo e projetos DIY, aquelas decorações ou renovações de objetos feitas em casa. Adorei!


Funciona em papel, cartolina, EVA e tecido, e, assim como o glitter, só precisa de um pouquinho de cola pra grudar nesses materiais. Mas se preferir, tem versões em gel e de bisnaga, que já são aplicadas direto.


E pra evitar o desperdício da purpurina, vale a pena hidratar ela, sabia? É bem fácil: só precisa umedecer uma tigela de plástico funda, escorrer o excesso de água e adicionar a purpurina dentro.


Assim, evita que ela seja levada pelo vento e se disperse enquanto usa.

 

Essa purpurina extra fina e dourada da Ouro Rico vem com 5g


Use purpurina pra enfeitar luminárias, recipientes e chaves


Se a sua luminária ou outro detalhe da casa não tiver nenhum enfeite, você pode aplicar uma camada de tinta seguida de bastante purpurina e depois finalizar com verniz em spray para fixar o acessório. Fica demais!


Mas se a ideia for dar uma cara nova pros potes de vidro e plástico, pode decorar esses objetos usando tintas diferentes como aquarela, perolada ou tinta fosca, e adicionando o brilho depois. Ou apenas com cola e purpurina em cima!


Em geral, esses recipientes são usados ??para armazenar utensílios de maquiagem ou colocar escovas de dentes no banheiro, guardar itens de cozinha, segurar velas, ou simplesmente como vasos para flores ou plantas.


Outra ideia legal é usar a purpurina pra enfeitar as chaves e assim distinguir umas das outras no chaveiro. Dá pra fazer isso aplicando esmalte e purpurina e finalizando com verniz. Amei!


Gostou? Tem glitter e a purpurina aqui no Magazine Luiza. Vem conferir!


Saiba mais:


Caso tenha dúvidas sobre como escolher a melhor tinta pro artesanato, dá uma olhadinha nessa matéria que separei: Dicas pra usar tintas para artesanato.


Se precisar de uma ajudinha pra ter ideias criativas de artesanato e projetos DIY, o aplicativo Aprenda artesanato e artes DIY tá disponível pra Android!


Agora, quer uma mãozinha na hora de montar os móveis da sua casa pra organizar e expor seus artesanatos? Pode contar com nossos parceiros de serviços aqui!