Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Gramática: o que é?

Gramática: o que é?

Saiba como os livros podem te ajudar a entender

Linguística

Atualizado em 7 Out 21

3 min de leitura

mão apontando página em livro

Gente, os livros de gramática são obras ideais pra te ajudar a melhorar a escrita e ficar por dentro das regrinhas da língua portuguesa, viu? Assim, você consegue dominar o idioma e mandar bem nas provas ou até mesmo se destacar no trabalho. Quer saber mais? Vem comigo!


Porque a gramática é importante?


Olha, a principal vantagem de aprender as normas é conseguir fazer textos e discursos com facilidade, né?


Sabendo as regras básicas da língua portuguesa, dá pra escrever e falar de um jeito simples, pra outra pessoa entender direitinho a mensagem.


Além disso, ela ainda te ensina a interpretar bem tudo o que lê e ouve. Muito bom!


Ah, e saber usar a gramática do jeito certo é muito cobrado em concursos e vestibulares também.


O que é ensinado nos livros de gramática?


Você encontra nas obras explicações sobre a história da língua portuguesa e as diferenças entre a escrita e a fala, na norma culta, por exemplo.


E, geralmente, vem com regras de acentuação, com o jeito certo de formar frases e também ensina direitinho a ortografia das palavras, ou seja, como escrever elas. Aí sim!


Pra te ajudar a escolher a obra ideal, separei algumas opções legais:


Novíssima Gramática: pra aprender na prática


Pra quem procura um livro atualizado, uma boa indicação é a publicação Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, do autor Domingos Paschoal Cegalla.


Essa obra é recomendada pra estudantes do ensino médio e pode ser usada também como fonte de estudo pra concursos públicos e vestibulares, tá?


O livro conta com vários testes no final de cada capítulo, pra você colocar em prática o que leu. Muito bom pra te fazer memorizar a gramática. Gostei!

 

capa do livro novíssima gramática de domingos paschoal cegalla

O livro ainda tem o gabarito pra conferir as respostas dos exercícios


Gramática do Português: as variedades


Agora falando das diferenças culturais, é importante destacar como a língua falada e escrita pode mudar de acordo com a região, época ou até mesmo por questões sociais, né?


E, pensando nesse assunto, a autora Maria Helena de Moura, no livro A gramática do português relevada em texto, explica sobre a variedade linguística.


É uma obra cheia de exemplos reais e estudos de casos bem legais, pra você entender a diversidade da língua e quando usar na escrita. Aí sim!


capa do livro a gramática do português de maria helena de moura neves

Esse livro explica quais regras são aceitas na escrita agora


Guia de acentuação: tire suas dúvidas


Já pra aprender de vez o jeito certo de acentuar as palavras, vale a pena ler a publicação Guia de acentuação e pontuação, do Celso Ferrarezi.


É a obra ideal pra saber como usar a vírgula, pra deixar o texto bem organizado ou quando colocar os acentos agudos, crases e demais sinais.


Tudo isso é bem explicado numa linguagem simples e fácil de entender. Legal, né?

 

capa do livro guia de acentuação e pontuação em português brasileiro

Esse livro mostra a lógica da acentuação das palavras


Marcha criança: aprenda gramática brincando


Agora, pra ajudar os pequenos nos estudos, uma boa opção de leitura é a versão de gramática da obra Marcha Criança, da Maria Teresa.


É um livro bem completinho, cheio de desenhos coloridos e com historinhas, contos e poemas, pra ensinar a língua portuguesa e a ortografia, além de atividades divertidas. Amei!


Aliás, dá pra achar publicações dessa versão divididas em séries do primeiro até o quinto ano do fundamental, tá? Muito bom pra usar em salas de aula ou nas lições de casa.


capa do livro marcha criança gramática primeiro ano do ensino fundamental

O livro é escrito de um jeito fácil de entender a gramática


Ah, e além dessas obras incríveis, tem também outras opções bem legais de gramática pra língua estrangeira, viu? Como a de espanhol e inglês. Aí sim!


Gostou dos livros de gramática? O ideal pra você tá aqui no Magazine Luiza. Aproveita!


Saiba Mais


E pra dicas do que estudar pra passar nas provas, na matéria Conheça áreas do concurso público separei algumas bem legais.


Ah, e pra testar seus conhecimentos em gramática e outras matérias também, tem o App Enem Game. Ele tá disponível pra Android e iOS.


Agora, pra montar os móveis da sala de estudos em casa, pode contar com a ajuda dos nossos parceiros, tá?